Adaap forma rede de pesquisa e convoca grupos de interior e litoral para participação em livro
Em 2021, a Associação dos Amigos Artistas da Praça (Adaap) formou uma rede de pesquisa com 50 artistas e estudiosos de teatro do interior e litoral do Estado de São Paulo. Um dos objetivos é a elaboração do segundo livro da série Teatro de Grupo, que dessa vez irá contemplar a produção dessas regiões.
O primeiro volume, Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo e na Grande São Paulo: Criações Coletivas, Sentidos e Manifestações em Processos de Lutas e de Travessias, está tendo repercussão bastante positiva com os grupos participantes, universidades e pesquisadores brasileiros e estrangeiros. É gratuito e sua versão digital pode ser acessada aqui: https://www.spescoladeteatro.org.br/biblioteca/selo-lucias.
O material é composto por artigos, textos sobre história e processos criativos dos participantes e centenas de fotos.
No momento, a coordenação editorial do selo Lucias (composta por Ivam Cabral, Elen Londero, Joaquim Gama e Marcio Aquiles) e o professor Alexandre Mate estão trabalhando ao lado dessa rede para estabelecer essa cartografia da produção teatral no interior e litoral do Estado. Centenas de artistas e coletivos já foram convocados e aceitaram a participação nesse novo livro da série, que certamente será outra relevante contribuição à cultura brasileira, à legitimação de discursos que ainda sofrem com o apagamento histórico e consolidação de uma fonte documental e de referência para tão valorosos trabalhos.
Com intuito de não deixar ninguém de fora, elaborou-se um formulário (AQUI) para que os grupos e coletivos teatrais que eventualmente ainda não tenham sido contatados possam nos escrever para manifestar seu desejo de participar dessa nova publicação.