Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Rodolfo García Vázquez representa a SP Escola de Teatro em três universidades europeias

O coordenador da linha de estudo de direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, Rodolfo García Vázquez, irá representar a instituição em cursos que ministrará na Europa no mês de outubro.

A convite dos programas de artes cênicas de Oslo Academy of Theatre (Noruega), Stockholm University of the Arts (Suécia) e The University of the Arts Helsinki (Finlândia), Vázquez irá lecionar dentro desses cursos universitários sobre pautas que são pilares de suas pesquisas como diretor e professor. Além disso, vai expor os dispositivos conceituais e práticos do que se constitui como o sistema pedagógico da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), utilizado na SP Escola de Teatro.

Em Estocolmo, nas primeiras duas semanas, darei aulas para os estudantes do programa de mestrado em atuação, sendo que o principal tema será o teatro ciborgue. Na terceira semana, será a vez de Oslo, onde vou ministrarei um curso, também na pós-graduação, mas dessa vez sobre teatro decolonial; por fim, na última semana, será a vez de Helsinque, onde leciono na graduação e na pós, novamente com as aulas voltadas para os procedimentos do teatro decolonial”, afirma o encenador e pedagogo.

O convite confirma, mais uma vez, o sucesso das ações internacionais da Escola no exterior. Desde 2020, Vázquez integra o núcleo de coordenadores do programa Alexandria Nova, que envolve sete universidades europeias, onde já ministrou aulas e seminários, de forma tanto online quanto in loco, e por meio da qual publicou o artigo “The Decolonial Directing Approach” para o livro “For Direction : Rethinking Theatre Directing Practices and Pedagogies In The 21st Century”.

A enorme repercussão que esses trabalhos causaram levou as universidades de Oslo, Estocolmo e Helsinque, que também fazem parte do Alexandria Nova, a convidarem Rodolfo García Vázquez para partilhar dos processos artísticos e pedagógicos aos quais está envolvido na SP Escola de Teatro, na MT Escola de Teatro e na Cia. de Teatro Os Satyros.





Recentes

27/05/2025

Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro promove atividades na Fundação CASA

26/05/2025

Confira como foi o segundo dia da Mostra de Microcenas

23/05/2025

Dramaturgismos na Sala de Ensaio começa em 31/5 com debate “Experiências heterogêneas no teatro contemporâneo”

22/05/2025

LUME ocupa SP Escola de Teatro durante a Virada Cultural 2025; confira a programação!

22/05/2025

Ouça o sexto episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Thays Tavares

21/05/2025

Estudantes de Iluminação apresentam experimentos de luz e som na SP Escola de Teatro

19/05/2025

SP Escola de Teatro abre período de transferência interna de estudantes dos cursos técnicos

19/05/2025

SP Música com Ricardo Nash acontece em 30/5; garanta seu ingresso!

16/05/2025

Confira como foram os três dias do Cena Única na SP Escola de Teatro

36 de 889 resultado(s)