Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam gratuitamente em Praia Grande em 21/2

Com o objetivo de circular a produção de espetáculos resultantes dos processos pedagógicos e criativos realizados na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a mostra estudantil da Instituição está percorrendo pelo quarto semestre consecutivo três diferentes cidades do estado de São Paulo.

As visitas às cidades fomentam oportunidades do público paulista de vivenciar performances inéditas e conhecer a consagrada proposta de trabalho e ensino da SP Escola de Teatro.

A missão das viagens da Mostra de Circulação é reforçar o compromisso da SP Escola de Teatro de expandir sua atuação para além da capital paulista, promovendo ações educacionais e artísticas que reverberem no Interior e Litoral do estado, ampliando o poder da arte e do teatro em todo o território do Estado de São Paulo.

A 4ª Mostra de Circulação da SP Escola de Teatro teve início em 31 de janeiro, em Cubatão. Depois, em 7/2, foi a vez de Santa Bárbara D’Oeste.

Agora, no sábado dia 21/2, após o Carnaval, os estudantes desembarcam na Praia Grande.

As apresentações curtas de até trinta e cinco minutos acontecem com apoio das secretarias municipais de cultura das cidades e outros parceiros locais.

Participam das apresentações estudantes dos oito cursos técnicos oferecidos pela SP Escola de Teatro e reconhecidos pelo MEC: Atuação, Cenografia & Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Humor, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

Além de duas apresentações teatrais gratuitas em cada cidade, haverá uma oficina teatral gratuita antes dos espetáculos, ministrada por convidados da Escola.

Impacto

Desde 2024, a Mostra de Circulação impactou o estado de São Paulo com muita arte:

– 8 cidades visitadas: Mongaguá (2x), Pindamonhangaba, Piracicaba, Tatuí, Votorantim, Bertioga, Vinhedo e Santo André

– 18 espetáculos teatrais gratuitos

– 18 oficinas de teatro gratuitas

– 8.245 pessoas impactadas

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – 21 de fevereiro – Praia Grande

14h – Workshop de atuação com Fabiano Lodi

16h – Espetáculo “Aonde foi Federico?” (Livre)

17h – “[Entre][Linhas]” (16 anos)

Onde: Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, Praia Grande-SP)

[ENTRE] [LINHAS]

Na Estação da Luz, trabalhadores, migrantes, estudantes, aposentados, artistas de rua, ambulantes, turistas e funcionários seguem seus trajetos atravessados pela pressa e pelo automatismo da metrópole. Mas tudo muda quando um trem para abruptamente. A suspensão que desmancha a superfície, faz com que os personagens, agora imobilizados, encarem pela primeira vez o que sempre tentaram esconder. “[Entre] [Linhas]” é um experimento cênico documental sobre a solidão do afeto da cidade de São Paulo onde todos passam, se esbarram mas quase nunca se olham. O que se vê quando todos, enfim, param?

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Akira Tomonari (Direção), Alisson Danutte (Humor), Ana Beatriz Trucharte (Cenografia e Figurino), Ana Machado (Dramaturgia), Andressa Andreatto (Direção), Elvis Henrique (Sonoplastia), Felipe Roscoe (Atuação), Filipe Batista (Iluminação), Gabi Bezerra (Atuação), Gisele Turkie (Atuação), João Portela (Técnicas de Palco), Kaue Batista (Atuação), Lia Kilsztajn (Atuação), Licciss (Sonoplastia), Milena Rosa (Sonoplastia), Nando Felix (Atuação), Piauí (Técnicas de Palco), Pietro Cominotti (Dramaturgia), Tales Augusto (Técnicas de Palco), Thamires da Silva (Atuação), Thiago Yuta (Iluminação), Victor Leal (Atuação) e Vinícius Róveri (Cenografia e Figurino).

AONDE FOI FEDERICO?

Federico, o boneco preferido de Mel, feito por seu pai, é raptado. Há testemunhas, Veloz e Felpudo, respectivamente, um bichopreguiça de pelúcia que já pertenceu a algumas pessoas da família, e um fantoche de meia. Decidem ir atrás do vilão e recuperar o boneco. Entram em um mundo fantástico, onde encontram lugares diferentes e outros personagens como o Bobstick, um menino perdido em jogos eletrônicos; a Sra. Jasmim, que gosta de contar histórias e cantar, e o misterioso Rabujo. Nessa aventura, Mel descobre o poder da amizade para superar a solidão e, também, que ficar sozinha abre possibilidades para descobertas.

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Allan Lobato Nabeiro (Direção), André Perini Viana (Iluminação), Andrea Amorim (Cenografia e Figurino), Ariel Reis (Sonoplastia), Daniel Prata (Iluminação), Emílio Vidal de Negreiros Paiva (Sonoplastia), Estevan Garcia (Humor), Gabriela Montilha (Cenografia e Figurino), Gabrielle di Santi (Atuação), Jessica Marta Dornelles (Direção), Júlia Anastácia (Iluminação), Laryssa Dreher (Atuação), Lucas Abdalla Antonio de Almeida (Humor), MANOGON (Dramaturgia e Dramaturgismo), Mariana Lopes Nascimento (Atuação), P4DL0CK (Técnicas de Palco), Rubens Reis (Técnicas de Palco), Sara Zizuino (Cenografia e Figurino), Tarsila Nagamachi (Dramaturgia), Thaís Gazzola (Atuação) e Vanessa Santos (Direção).

Recentes

12/04/2022

SP Escola de Teatro oferece aulas de português gratuitas para imigrantes e refugiados

11/04/2022

Crianças imigrantes participam de brincadeiras e ações educativas sobre o Dia Mundial da Saúde na sede Brás da SP Escola de Teatro

07/04/2022

TBT: Relembre o espetáculo As Velhas, com Maria Alice Vergueiro e o grupo Pândega, em cartaz na SP Escola de Teatro em 2014!

06/04/2022

Estudantes da SP põem em prática o que aprenderam com poéticas de rua nos primeiros experimentos cênicos do semestre; confira!

04/04/2022

Conheça as parcerias de acolhimento psicológico que a SP Escola de Teatro oferece para estudantes e colaboradores

04/04/2022

Entrada da sede Roosevelt da SP ganha novo visual pelas mãos do artista visual e grafiteiro Dennys Leite, colaborador da instituição

04/04/2022

Conheça as parcerias de acolhimento psicológico que a SP Escola de Teatro oferece para estudantes e colaboradores

01/04/2022

Projeto social da Adaap oferece aulas de redação para vestibulandos de escolas públicas

31/03/2022

Daniel Pires, estudante de atuação SP, protagoniza peça multiplataforma que provoca o público com textos de Fernando Pessoa e Clarice Lispector

1053 de 1077 resultado(s)