Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Guilherme Bonfanti lança Cadernos de Luz na SP Escola de Teatro em 2 de março

O iluminador Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, lança em 2/3 pelo Selo Phedra os Cadernos de Luz, quatro livros reunidos em um box que trazem os relatos preciosos de quatro trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos na cena brasileira.

A publicação também tem organização de Francisco Turbiani, formador da SP Escola de Teatro.

Os livros dos Cadernos de Luz são registros cruciais para se pensar o teatro brasileiro contemporâneo, colocando no papel os processos de três peças do Teatro da Vertigem (“Bom Retiro”, “Agropeça” e “Dizer o que você não pensa em línguas que você não fala”) e o processo da peça “Roda Viva”, do Teatro Oficina.

Cada livro funciona como um diário de trabalho, trazendo anotações, reflexões e comentários em tom espontâneo e livre, criando um retrato sincero e “ao vivo” de cada processo e cada peça, sem cair na hiper edição dos registros acadêmicos.

“São diários de bordo, sem a menor pretensão acadêmica, relatando o dia a dia do processo. São dúvidas, certezas, certezas que viram dúvidas, dificuldades técnicas e financeiras durante os processos das peças”, conta Bonfanti.

O light designer conta que a ideia para os livros surgiu de conversas com colegas de profissão. “Percebemos que era importante a gente começar a deixar rastros daquilo que fazemos. A iluminação teatral brasileira cresceu muito, ganhou espaço no processo criativo de uma peça, então agora é hora de colocar no papel aquilo que fazemos, sistematizar, de modo a ajudar pessoas que estudam e pesquisam Iluminação”, diz.

Livros

Além dos relatos de Bonfanti, cada um dos quatro livros trazem nomes de peso.

O primeiro livro, com o relato de “Bom Retiro”, tem apresentação de Marcio Aquiles, introdução de Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro, e posfácio de Guilherme Wisnik. O segundo livro, sobre “Dizer o que você não pensa em línguas que você não fala”, tem texto de Sílvia Fernandes. O terceiro, sobre “Roda Viva”, traz texto de Francisco Turbiani. O último volume, sobre “Agropeça”, conta com reflexão de Francisco Turbiani e entrevista com Antonio Araújo.

O bate-papo e os autógrafos acontecem a partir das 19h no hall da SP Escola de Teatro.

Sobre Guilherme Bonfanti

Guilherme Bonfanti é light designer desde 1987. Iniciou sua trajetória no espaço Off, de Celso Curi. Trabalhou com diretores como Bia Lessa, Eduardo Tolentino, Gabriel Vilela, José Sanchis Sinisterra, Miguel Falabella e Rodolfo García Vázquez. Colaborou com cenógrafos como Gringo Cardia, J. C. Serroni, Hélio Eichbauer e Marcos Pedroso. No campo da arquitetura, esteve ao lado de Angelo Bucci, Chico Fanucci, Isay Weinfeld, Marcelo Ferraz, Marcio Kogan e Paulo Mendes da Rocha.

Com Antônio Araújo, fundou o Teatro da Vertigem, do qual é membro atuante, tendo ganho parte de seus inúmeros prêmios. Desenhou luz para óperas e shows musicais, tais como Titãs, Criolo e Tim Bernardes. Tem também atuação destacada nas Bienais, tendo feito parte da XXIII à XXIX, além da Mostra dos 500 Anos e de uma série de exposições importantes no Brasil. Trabalhou com curadores como Agnaldo Farias, Diógenes Moura e Paulo Herkenhoff.

Recentes

07/03/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 1º semestre de 2022 em conversa com a artista Tânia Farias

24/02/2022

ADAAP, gestora da SP Escola de Teatro, comemora sucesso dos livros lançados pelo selo Lucias, uma homenagem à Lucia Camargo

01/02/2022

Livro editado pela ADAAP vence o Prêmio Especial da APCA 2021

01/02/2022

Transludica, 1ª loja colaborativa trans da América Latina, em parceria com a ADAAP, realiza 4ª edição da ação social, Jantar, Afeto e Música

20/01/2022

10ª edição da SP Transvisão, promovido pela ADAAP, mostra força do universo LGBTQIA+ com shows, debates e documentário; confira a programação!

15/12/2021

Maria Adelaide Amaral e Danilo Santos de Miranda, conselheiros da Adaap, são agraciados no 11º Prêmio Governo do Estado de São Paulo

23/11/2021

Adaap recebe Selo Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

23/10/2021

Cinemateca Brasileira 75 anos: Importância histórica é tema de vídeo da SP Escola de Teatro, Adaap e Apaci com narração de Nicole Puzzi

31/08/2021

Adaap forma rede de pesquisa e convoca grupos de interior e litoral para participação em livro

1071 de 1078 resultado(s)