Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Seminário ao vivo com Vandana Shiva debate emergência climática e a democracia da água

Acontece em 16/5, às 11h, o bate-papo gratuito e ao vivo com Vandana Shiva, filósofa e física indiana. A transmissão acontece no YouTube da SP Escola Superior de Teatro – Faculdade das Artes do Palco.

A mediação será de Diana Mendes, coordenadora pedagógica da SP Escola Superior de Teatro.

Neste semestre, a Escola adotou a obra da pensadora indiana Vandana Shiva, em especial o livro Guerras por Água, como operador teórico dos Módulos Azul e Verde.

Referência mundial no ecofeminismo, Shiva guiará as pesquisas artísticas relacionadas à poética “Mudanças climáticas e futuros distópicos”.

Doutora em filosofia da ciência, Shiva articula conhecimento tradicional e crítica política para defender a ética do cuidado com a Terra. Em sua obra Guerras por Água, denuncia que a escassez não é natural, mas fruto de excessos de poder e da mercantilização da vida.

Segundo a autora: “A escassez surge quando sistemas historicamente abundantes são substituídos por modelos industriais orientados ao lucro. […] Quando a água se torna mercadoria, cidadãos se tornam clientes e direitos se transformam em contratos”.

Essa base teórica norteará as criações práticas dos estudantes, que buscam responder como a arte pode oferecer fôlego em tempos de colapso.

Acompanhe a transmissão ao vivo através do nosso canal do Youtube.

Recentes

02/03/2026

Peça “Avisa quando chegar” fica em cartaz de 7 a 29 de março na SP Escola de Teatro

27/02/2026

Inscrições abertas para a Oficina Formativa de Produção Cultural na SP Escola de Teatro

26/02/2026

Primeiro dia da Mostra de Microcenas acontece em 28/2 na SP Escola de Teatro

25/02/2026

Fotos: estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam em Praia Grande

24/02/2026

Fotos: artistas suecos apresentam suas performances na SP Escola de Teatro

23/02/2026

Fotos: estudantes de dois cursos de Extensão Cultural promovem apresentação final na SP Escola de Teatro

19/02/2026

Guilherme Bonfanti lança Cadernos de Luz na SP Escola de Teatro em 2 de março

13/02/2026

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam gratuitamente em Praia Grande em 21/2

13/02/2026

Artistas suecos Carima Neusser e Per Hüttner se apresentam gratuitamente na SP Escola de Teatro em 20/2

54 de 1130 resultado(s)