Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

1º Colóquio da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga 2023 começa na próxima segunda-feira (21); confira a programação!

Começa na próxima segunda-feira, 21, o 1º Colóquio Das Traquitanas à Automação da Mostra dos Estudantes da Quadrienal de Praga de 2023, que será transmitido pelo canal do YouTube da SP Escola de Teatro, sempre das 19h30 às 21h. As mesas de discussões, que acontecem até o dia 23 de novembro, fazem parte da programação especial que antecedem a Quadrienal, considerado o evento mais importante da cenografia mundial, realizado a cada 4 anos na capital da República Tcheca, desde 1967.

O núcleo curatorial que se reúne na programação da PQBrasil 2023 é o responsável pela criação, curadoria e produção da participação do país na próxima edição da Mostra da Quadrienal de Praga 2023. O objetivo da equipe ao criar essa programação foi de proporcionar aos participantes e entusiastas uma compreensão mais completa do evento.

O Núcleo Curatorial da Mostra conta com vários artistas da SP Escola de Teatro, entre eles Ivam Cabral, diretor executivo da instituição; J.C.Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco; Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação; Telumi Helen, formadora do curso de Cenografia e Figurino; e Viviane Ramos, formadora do curso de Técnicas de Palco.

Para Serroni, um dos mais prestigiados cenógrafos do mundo, a PQ, como é conhecida, é um evento único, sempre marcante em todas as edições em que participou:

“Eu estive pela primeira vez, entre muitas, na quadrienal em 1987 e posso dizer que o contato com esse evento mudou a minha vida como cenógrafo! Foi uma experiência única! Ele é o maior evento dessa natureza no mundo e uma das mais importantes secções dentro do evento é a Mostra dos Estudantes, por isso essa preparação é fundamental”.

Confira a programação

Mesa 1 – Tecnologias na Cena

21 de novembro (segunda-feira), das 19h30 às 21h
Com Bruna Christófaro, Márcio Tadeu e Paula Di Paoli. Mediação de Guilherme Bonfanti

Será discutido em que medida as transformações tecnológicas na cenografia teatral podem ser uma evolução ou um empecilho para a expressividade da cena. Também, o que se ganha e o que se perde e o que se configura na cenografia teatral com o uso de tecnologias digitais na cena.

Mesa 2 – Poéticas e Automação – Possibilidades na Cenografia

22 de novembro (terça-feira), das 19h30 às 21h
Com Ézia Neves, Marcelo Girotti e Thiago Bassani. Mediação de Ivam Cabral

Entender que traquitanas ou acessórios improvisados são também elementos poéticos que podem nos levar ao universo mágico dos espetáculos teatrais. A pesquisa de traquitanas é o que nos leva ao conhecimento do uso e do manuseio. A repetição desses procedimentos é que podem nos levar a um sistema de automação.

Mesa 3 – Tensões e Confluências entre a Tradição e Trangressão na Criação Cenográfica

23 de novembro (quarta-feira), das 19h30 às 21h. 
Com Helô Cardoso, Fernando Marés e Rosana Rocha. Mediação de Telumi Helen

Discutir como o desenvolvimento tecnológico pode e deve ser aplicado com bom senso para que não transforme o teatro em algo só matemático num apertar de botões. Tecnologia sim, muito necessária, mas sem esquecer o humano que está por trás dela.

Conheça um pouco mais dos palestrantes

Bruna Christófaro

Doutora em Artes pela Universidade de Lisboa, com ênfase em Espaço Cênico e Instalação Interativa (2021). Colaboradora do Interactive Technology Institute / Laboratory of Robotics and Engineering Systems (ITI/LARSYS). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Diretora de Arte e Cenógrafa. Professora da Universidade Federal de Ouro Preto, onde leciona Cenografia e Caracterização. Atua principalmente nos seguintes temas: Direção de Arte, Instalação, Arte Interativa, Planejamento e Coordenação de Pessoal, Criação e Montagens de Cenografia. 1º Lugar na categoria Projetos Especiais – Direção de Arte e Cenografia do Programa “Dango Balango” de televisão, Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/MG); indicada ao Prêmio Shell de Teatro e ao prêmio SINPARC pela cenografia do espetáculo “Amores Surdos”, do Grupo Espanca!, Menção Honrosa no Prêmio Opera Prima – “Projeto Para Um Teatro Contemporâneo”, Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/SP).

Ezia Neves

Arquiteta, cenógrafa e figurinista paraense. Doutora em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2007), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia. Docente da Escola de Teatro e Dança Universidade Federal do Pará, desde 2004, onde atua como professora no curso Técnico de Cenografia, desde 2005, e no Curso Técnico em Figurino Cênico, desde 2010, curso que criou e coordenou por sete anos. Criou cenografias e figurinos para diferentes espetáculos. Orientou a proposta de figurino da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Foi selecionada para a Mostra dos Estudantes do Brasil, na Quadrienal de Praga, em 2007.

Helô Cardoso

Artista Visual, seu trabalho é frequentemente direcionado ao teatro. Começou sua atividade profissional em 1973, criando objetos e projetos tridimensionais. Trabalhou com Yolanda Penteado (fundadora da Bienal de São Paulo) organizando fichários e pesquisas iconográficas. Desde 1983 participa de várias montagens cênicas como mascareira, cenógrafa e figurinista; também de exposições, performances, congressos, festivais nacionais e internacionais. Recebeu prêmios e indicações em cenografia, figurino e artes gráficas. Participa das Quadrienais de Praga desde 1995 representando o Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, na seção das Escolas. Docente do Instituto de Artes da Unicamp, desde 1986. Foi coordenadora do Curso durante cinco anos. Atualmente vem aprimorando sua poética, desenvolvendo artes pessoais como desenhos, telas, tecidos, figurinos e tintas têxteis naturais. É também colaboradora da SP Escola de Teatro.

Fernando Marés

Fernando Marés. Mestre em teatro pelo PPGT/UDESC – 2014. É cenógrafo e professor de Cenografia. Desde 1980 atua profissionalmente para companhias de teatro, dança, música, cinema e instituições culturais como Centro Cultural Teatro Guaíra. Se destacam diversas companhias do Paraná e do Brasil dentre elas a Companhia brasileira de teatro de Curitiba/PR. Atualmente é cenógrafo residente, na Cia. Iliadahomero de Curitiba com estudos da obra do autor. Colaborou como cenógrafo com diversos diretores do Brasil, como Aderbal Freire Filho, Luís Carlos Ripper, Ademar Guerra, Francisco Medeiros, Felipe Hirsch. Em 2003 leva os trabalhos de seus alunos do ateliê de cenografia do ACT – Ateliê de Criação Teatral- na mostra de estudantes na Quadrienal de Praga. Na Quadrienal de Praga 2015 participa da mostra de Países e Regiões. Entre reconhecimentos de trabalho cenográfico destaca-se dois prêmios Shell de cenografia para ‘Esta criança’ e ‘Krum’, direção de Márcio Abreu.

Marcello Girotti

Cenógrafo, figurinista, iluminador, contrarregra e maquinista. Atualmente é doutorando na Universidade da Bahia (PPGAC/UFBA) e professor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias aplicadas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB); Mestre em Artes Cênicas (ECA/USP); graduado em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Mackenzie/SP). É membro do grupo de pesquisa sobre Tecnologias e Hibridismos na Cena (Tec_Hibris/ UFRJ). Em 2006, concluiu o curso livre do Espaço Cenográfico de São Paulo, lugar em que participou da equipe de criação do projeto ‘Brazilian Birds’, selecionado para participar da Scenofest, evento que ocorreu como parte da Quadrienal de Praga (PQ), em 2007. Desde então, participa regularmente desse evento. Orientou obra audiovisual de cenografia, selecionada para a Mostra dos Estudantes, na PQ 2019.

Marcio Tadeu Santos Souza

Cenógrafo, figurinista, artista gráfico, ator e professor. É arquiteto (FAU-USP) e também formado em Interpretação Teatral (EAD-USP). A partir da década de 1970 desenvolve a criação de trabalhos em cenografia e figurino para Teatro, Dança e Shows. Trabalhou como cenógrafo na TV Cultura por 3 anos. Fundou e atuou em Grupos Teatrais como: “O Pessoal do Victor”, “Luz in Tenebris” e “Teatro dos Benditos Malditos”. Recebeu os prêmios Governador do Estado, APCA, APETESP, indicação para Moliére, entre outros. Foi um dos fundadores do Departamento de Artes Cênicas e coordenador dos Laboratórios de Cenografia e Indumentária do Instituto de Artes da UNICAMP. Participou como artista convidado da Mostra de Cenografia Espaço da Cena Latino-Americana e da Seção Nacional da Quadrienal de Praga 1999. Representou a Unicamp nas Mostras das Escolas nas edições da PQ de 1995 até 2019. Atualmente colabora na UNICAMP e na SP Escola de Teatro.

Tiago Bassani

É artista visual e professor do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Coordena o grupo de estudos Corpo-Matéria (UFOB). Pesquisador do GRUPA (Grupo de Pesquisa em Arte – UFU). Criou cenografias e figurinos em produções de diferentes linguagens. Participou da PQ15 na seção dos estudantes. Realizou exposições individuais e coletivas. Se interessa pelos processos de criação em diferentes plataformas como: performance, cenografia, vídeo e desenho com a perspectiva para o corpo e suas ações possíveis nos espaços.

Paula Di Paoli

Arquiteta, cenógrafa, designer gráfico e figurinista, com pós-graduação em design de hipermídia e mestranda em Arquitetura, Urbanismo e Design. Cursou Cenografia com J.C. Serroni no CPT/ núcleo Antunes Filho e é formadora convidada da SP Escola de Teatro nos cursos de Cenografia e Técnicas de Palco, desde a criação do curso em 2011. Foi professora de Desenho de Moda na Faculdade Santa Marcelina e hoje participa de bancas de figurino, estilo e ilustração. Atuou como cenógrafa, figurinista e designer gráfico em diversos espetáculos, exposições, novelas e musicais – com indicação ao prêmio Bibi Ferreira. Participou de 5 edições da Quadrienal de Praga como colaboradora e designer. Desenvolveu o catálogo da Quadrienal de Praga de 1999 e apresentou a performance “A Famigerada”, na PQ 2015.

Rosana Rocha

Artista visual, cenógrafa, diretora de arte e educadora. Tem formação em Artes Plásticas pela UDESC, Cenografia e Figurino pela SP Escola de Teatro e especialização em Arte-Educação pelo SENAC. Trabalhou como assistente de cenografia em projetos teatrais e expositivos no Espaço Cenográfico (São Paulo). Atuou como cenógrafa, figurinista e diretora de arte em grupos de teatro e cinema. Participou da Mostra de estudantes da Quadrienal de Praga de 2015 e ministrou cursos e oficinas sobre Cenografia e Figurino. Hoje trabalha como figurinista do Teatro Escola Basileu França em Goiânia.


Recentes

05/12/2022

Ivam Cabral e Marcio Aquiles viajam para Bruxelas para receberem prêmio internacional da ADAAP

02/12/2022

Exposição idealizada pela SP Escola de Teatro e Biblioteca Adelpha Figueiredo homenageia Carolina Maria de Jesus em instalação biográfica

30/11/2022

Pauliina Hulkko, pesquisadora artística finlandesa, fala sobre sua experiência pedagógica na SP Escola de Teatro. Confira a entrevista!

30/11/2022

Programa Oportunidades cria parceria com o centro cultural Casa 1 para atender jovens LGBT+

29/11/2022

Crianças e jovens imigrantes e refugiados se divertem na sede Brás da SP Escola de Teatro em nova edição do Tendas da Cidadania

29/11/2022

Marcia Tiburi e Giovana Echeverria apresentam proposições teatrais sobre a residência artística Um Fascista no Divã aos estudantes da SP Escola de Teatro

28/11/2022

Processo Seletivo 1/2023 – Confira os dias e horários das avaliações do segundo momento

28/11/2022

Confira um panorama geral do 1º Colóquio da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga 2023

22/11/2022

Socióloga finlandesa, Sanna Ryynänen, fala sobre a sua relação com a SP Escola de Teatro e a influência do Brasil em sua pesquisa

21/11/2022

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania renova o Selo Igualdade Racial concedido à Adaap, gestora da SP Escola de Teatro

21/11/2022

Atores Flavio Tolezani e Rafael Losso apresentam as proposições teatrais sobre a residência artística Gagarin Way aos estudantes da SP Escola de Teatro

18/11/2022

Confira como foi o lançamento do livro Eternizar em Escrita Preta, com textos de dramaturgas negras vencedoras do Prêmio Solano Trindade 2021

17/11/2022

Sarau das Pretas Peri se apresenta na SP Escola de Teatro no lançamento do livro Eternizar em Escrita Preta

10/11/2022

Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro distribui dezenas de livros para a Casa São Lázaro, abrigo localizado no Brás

09/11/2022

SP Escola de Teatro lança obra “Eternizar em Escrita Preta” com textos de dramaturgas negras vencedoras do Prêmio Solano Trindade

07/11/2022

Prêmio Arcanjo de Cultura, que tem apoio da SP Escola de Teatro, será em 10/11 no Teatro Sérgio Cardoso: veja os indicados de 2022

07/11/2022

Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, apresenta o projeto da instituição no colóquio Artes, Linguagens e Memórias na Amazônia, da UFPA

01/11/2022

Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção da SP Escola de Teatro, faz novas e prósperas parcerias com universidades europeias após viagem acadêmica

28/10/2022

Isildinha Baptista Nogueira, conselheira da Adaap, é uma das finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Ciências

28/10/2022

Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, é destaque nas Páginas Amarelas da revista Veja São Paulo

13/10/2022

Helena Ignez, importante figura feminina da cultura brasileira, é uma das novas Conselheiras da Adaap. Confira sua entrevista!

13/10/2022

Nova integrante do Conselho da Adaap, a psicanalista Isildinha Baptista Nogueira simboliza a contribuição da psicanálise ao teatro. Confira sua entrevista!

06/10/2022

Estudantes do curso técnico da SP oferecem oficinas de Jogos Teatrais para crianças e jovens bolivianos moradores do Brás

05/10/2022

Programa Oportunidades cria parceria com a ABAPE para atender crianças e jovens

29/09/2022

Programa Oportunidades firma parceria com o Serviço de Medidas Socioeducativas e acolhe jovens em período de ressocialização

28/09/2022

Luto: Morre Cacilda, mascote da SP Escola de Teatro há 12 anos

28/09/2022

Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro oferece aulas de português gratuitas para imigrantes e refugiados

23/09/2022

ADAAP, gestora da SP Escola de Teatro, recebe prêmio internacional European Award for Best Practices 2022, na Suíça

22/09/2022

Rodolfo García Vázquez representa a SP Escola de Teatro em três universidades europeias

16/09/2022

Prêmio Solano Trindade: Lançamento do livro 2021, Eternizar em Escrita Preta, acontece na sede Roosevelt na próxima terça

14/09/2022

Confira um panorama geral da 1ª edição da Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana, promovida pela Adaap e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo, de Portugal

14/09/2022

Programa Oportunidades divulga lista das atividades de contrapartida da Bolsa-Oportunidade 2/2022

13/09/2022

Programa Oportunidades divulga lista de contemplados do edital de empréstimo de equipamentos de acesso à internet

09/09/2022

Processo Seletivo: SP Escola de Teatro abre seleção para 67 vagas para curso técnico em 2023

05/09/2022

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez recebem amigos e admiradores em lançamento de Os Condenados, novo livro da dupla

02/09/2022

Núcleo curatorial da PQ- 2023 convida professores e estudantes de cenografia para encontro online no dia 14/09

31/08/2022

SP Escola de Teatro e Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal, promovem a Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana, evento internacional online e gratuito

29/08/2022

Confira um panorama geral da 1ª Edição do Seminário "O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo", ação da SP Escola de Teatro em parceria com o Itaú Cultural

26/08/2022

Sede Roosevelt da SP recebe show musical gratuito Cânticos pela Independência, com Maíra Baldaia

24/08/2022

Espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru estreia dia 6/09 na sede Roosevelt da SP e rememora massacre trágico de 1992

22/08/2022

Conheça os convidades, convidadas e convidados das 1ª mesas do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap em parceria com o Itaú Cultural

16/08/2022

Confira o cronograma de entrevistas para seleção da Bolsa-Oportunidade 2/2022

16/08/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 2º semestre de 2022 em conversa com o artista Vitor DiCastro

15/08/2022

SP Escola de Teatro e Itaú Cultural promovem a 1ª Edição do Seminário O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo

11/08/2022

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, lê carta destinada para o povo brasileiro no ato pela democracia na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP

10/08/2022

SP Escola de Teatro fecha importante parceria com a Universidade de Gdansk, da Polônia

04/08/2022

Confira como foi o 1° dia do curso de Palhaçaria e Comicidades Negras, de Vanessa Rosa, na SP!

03/08/2022

Saiba como foi o lançamento da exposição Heroínas da Independência, de Bob Sousa, que é destaque na SP Escola de Teatro no mês de agosto

03/08/2022

Confira como foi a oficina de Circo oferecida por estudantes da SP Escola de Teatro na Fundação Casa do Brás

03/08/2022

Confira como foi a oficina de Circo oferecida por estudantes da SP Escola de Teatro na Fundação Casa do Brás

27/07/2022

Confira como foi a exibição do filme Medida Provisória no Cine Bijou para os jovens da Fundação Casa

26/07/2022

JC Serroni, coordenador de CE e TP da SP, realiza palestra para público internacional na Unirio

15/07/2022

Estudantes da Escola Estadual Pe. Anchieta realizam exposição artística de grafite na sede Brás da SP

12/07/2022

Conheça alguns dos novos estudantes do curso técnico em teatro da SP

11/07/2022

Cine Bijou, com apoio da SP Escola de Teatro, fecha parceira com Fundação Casa para exibição do filme Medida Provisória para 75 jovens

07/07/2022

Biblioteca SP: Conheça quatro escritores indígenas, cujas obras estão disponíveis no acervo da instituição!

28/06/2022

Colaboradores da Adaap e do Instituto Limpa Brasil realizam mutirão de limpeza da Praça Roosevelt; confira como foi!

21/06/2022

Adaap, gestora da SP Escola de Teatro, ganha Prêmio Especial da APCA pelo livro Teatro de Grupo

21/06/2022

Projeto Escola Verde: Mutirão de Limpeza da Praça Roosevelt, ação da Adaap com o Instituto Limpa Brasil, acontece na próxima terça (28)

20/06/2022

No dia Mundial do Refugiado, SP Escola de Teatro convoca imigrantes e refugiados para vagas exclusivas no curso técnico

17/06/2022

SP Escola de Teatro recebe 2º Seminário da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga

14/06/2022

SP Escola de Teatro promove oficina Um Beckett Colaborativo, com professores poloneses da Universidade de Gda?sk

10/06/2022

Veja como foi o primeiro dia da oficina de grafite com alunos da Escola Estadual Padre Anchieta, orientada por Dennys Leite

10/06/2022

Processo Seletivo 2/2022 – Confira os dias e horários das avaliações do segundo momento

08/06/2022

No mês de orgulho LGBTQIA+, confira uma lista exclusiva de livros sobre a temática disponíveis na biblioteca da SP

06/06/2022

Hubert Alquéres, conselheiro da Adaap, assume direção da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

02/06/2022

Marta Guerra, uma das diretoras do Palácio das Artes, em BH, elogia projeto pedagógico da SP em visita à instituição

02/06/2022

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta finalizam oficina de costura e escrita poética na sede Brás da SP; confira!

30/05/2022

Cabaré Drags do Brás, ação performativa que reuniu estudantes de Humor e Cenografia e Figurino, conquista o público do bairro

30/05/2022

SP Escola de Teatro em parceria com o CDHIC promove atividades de conscientização contra o trabalho infantil no Brás

30/05/2022

SP em parceria com o CDHIC promove atividades de conscientização contra o trabalho infantil no Brás

27/05/2022

Sucesso! Saiba como foi o 1° dia do projeto Travessia Lucia Camargo com estudantes da Escola Estadual Padre Anchieta, no Brás

27/05/2022

SP Escola de Teatro e vereadora Erika Hilton promovem campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores

25/05/2022

Travessia Lucia Camargo: Biblioteca da SP promove ação cultural de leitura na sede Brás da Escola

25/05/2022

Professores poloneses promovem Um Beckett Colaborativo, workshop presencial e gratuito na sede Roosevelt da SP

24/05/2022

Estudantes, colaboradores e convidados participam de debate após exibição do curta Corre Menino, sobre necropolítica

24/05/2022

Estudantes, colaboradores e convidados participam de debate após exibição do curta Corre Menino, sobre necropolítica

19/05/2022

Agenda Bonifácio celebra 200 anos da independência com ampla programação; veja os eventos da SP Escola de Teatro

19/05/2022

Processo Seletivo 2/2022 – Confira os dias e horários das avaliações do primeiro momento

18/05/2022

SP Escola de Teatro brilha na Ernest Busch, respeitada universidade de teatro em Berlim

18/05/2022

Cineclube SP Alma no Olho exibe curta sobre presença e resistência do corpo negro e periférico na próxima segunda, 23

18/05/2022

Diretor teatral Marco Antônio Rodrigues participa de aula no curso de Cenografia e Figurino

16/05/2022

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta participam de oficina de costura e escrita poética na sede Brás da SP; confira!

13/05/2022

Estudantes bolsistas da SP oferecem oficinas de teatro gratuitas na biblioteca municipal Adelpha Figueiredo; saiba mais

13/05/2022

Rodolfo García Vázquez ministra palestra sobre direção decolonial no festival Theatertreffen, em Berlim

11/05/2022

Ensaio em Inglês de Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção, é publicado em livro do Alexandria Nova, intercâmbio que reúne a SP e universidades europeias

11/05/2022

SP Escola de Teatro promove ateliê de escrita física e poética para estudantes do ensino médio do Brás; confira!

11/05/2022

Estudantes de direção da SP participam do Theatreffen, maior festival de teatro em língua alemã do mundo, sediado em Berlim

10/05/2022

Ivam Cabral é empossado em cargo na Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico do Centro Arnaldo Araújo, em Portugal

02/05/2022

Ivam Cabral recebe dezenas de amigos e fãs em lançamento na capital paulista de Entre o Nada e o Infinito, seu 21º livro

28/04/2022

TBT: Relembre as entrevistas especiais de Brenda Oliver e Flávia de Araújo, colaboradoras transsexuais da SP, para o Youtube da Escola em 2012

26/04/2022

SP Escola de Teatro cria campanha em espanhol, inglês e francês para atrair imigrantes e refugiados para aulas de português gratuitas

22/04/2022

SP Escola de Teatro recebe o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o World Creativity Day

21/04/2022

Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP, participa como investigador do grupo de Estudos de Artes Performativas Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal

19/04/2022

Processo seletivo curso técnico: SP Escola de Teatro abre seleção para 100 vagas

14/04/2022

Diretor da SP, Ivam Cabral é convidado a ser consultor da Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico da Escola Superior Artística do Porto, Portugal

13/04/2022

Em parceria com ONG, SP Escola de Teatro recolhe alimentos não perecíveis para doação às pessoas em situação de rua

13/04/2022

Exposição Estante da Deseducação, da Biblioteca da SP, apresenta obras literárias que vão na contramão do pensamento formal

12/04/2022

SP Escola de Teatro oferece aulas de português gratuitas para imigrantes e refugiados

11/04/2022

Crianças imigrantes participam de brincadeiras e ações educativas sobre o Dia Mundial da Saúde na sede Brás da SP Escola de Teatro

07/04/2022

TBT: Relembre o espetáculo As Velhas, com Maria Alice Vergueiro e o grupo Pândega, em cartaz na SP Escola de Teatro em 2014!

06/04/2022

Estudantes da SP põem em prática o que aprenderam com poéticas de rua nos primeiros experimentos cênicos do semestre; confira!

04/04/2022

Conheça as parcerias de acolhimento psicológico que a SP Escola de Teatro oferece para estudantes e colaboradores

04/04/2022

Entrada da sede Roosevelt da SP ganha novo visual pelas mãos do artista visual e grafiteiro Dennys Leite, colaborador da instituição

04/04/2022

Conheça as parcerias de acolhimento psicológico que a SP Escola de Teatro oferece para estudantes e colaboradores

01/04/2022

Projeto social da Adaap oferece aulas de redação para vestibulandos de escolas públicas

31/03/2022

Daniel Pires, estudante de atuação SP, protagoniza peça multiplataforma que provoca o público com textos de Fernando Pessoa e Clarice Lispector

31/03/2022

TBT: Relembre a visita de Nathalia Timberg à SP Escola de Teatro em 2016!

31/03/2022

Hugo Possolo, coordenador de atuação, encena solo no 30º Festival de Curitiba e fala como a SP o transformou como artista

30/03/2022

Panorama das artes; saiba como foram as conversas sobre Humor, Técnicas de palco, cenografia e figurino e sonoplastia na SP Escola de Teatro

29/03/2022

SP Escola de Teatro fecha parceria em 2022 com a Universidade São Judas para acolhimento psicológico gratuito

28/03/2022

Sede Brás da SP diverte crianças da região com ação educativa sobre Mulheres do mundo promovida pelo Programa Kairós

23/03/2022

Panorama das artes: saiba como foram as conversas sobre direção, atuação, iluminação e dramaturgia na SP Escola de Teatro

17/03/2022

Diretor e dramaturgo Gerald Thomas ministra palestra na SP Escola de Teatro para estudantes do curso técnico

14/03/2022

Profa. Dra. Eunice Prudente passa a integrar o Conselho de Administração da Adaap, associação que gere o projeto da SP

07/03/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 1º semestre de 2022 em conversa com a artista Tânia Farias

24/02/2022

ADAAP, gestora da SP Escola de Teatro, comemora sucesso dos livros lançados pelo selo Lucias, uma homenagem à Lucia Camargo

01/02/2022

Livro editado pela ADAAP vence o Prêmio Especial da APCA 2021

01/02/2022

Transludica, 1ª loja colaborativa trans da América Latina, em parceria com a ADAAP, realiza 4ª edição da ação social, Jantar, Afeto e Música

20/01/2022

10ª edição da SP Transvisão, promovido pela ADAAP, mostra força do universo LGBTQIA+ com shows, debates e documentário; confira a programação!

15/12/2021

Maria Adelaide Amaral e Danilo Santos de Miranda, conselheiros da Adaap, são agraciados no 11º Prêmio Governo do Estado de São Paulo

23/11/2021

Adaap recebe Selo Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

23/10/2021

Cinemateca Brasileira 75 anos: Importância histórica é tema de vídeo da SP Escola de Teatro, Adaap e Apaci com narração de Nicole Puzzi

31/08/2021

Adaap forma rede de pesquisa e convoca grupos de interior e litoral para participação em livro

20/07/2021

Vídeo poético da Adaap homenageia Lucia Camargo, pioneira das artes no Brasil

25/01/2021

Adaap celebra o teatro paulistano ao lançar livro no aniversário de São Paulo

25/01/2021

TV Globo entrevista Ivam Cabral e destaca livro da Adaap sobre Teatro de Grupo em SP

22/04/2020

Vindo de Londres, certificado de Prêmio Internacional chega na Adaap

16/04/2020

Adaap recebe o prêmio internacional Top–100 Achievements–2020

11/03/2020

Conselheira da Adaap, dramaturga Maria Adelaide Amaral ganha prêmio Shell e vira imortal da APL

26/11/2019

Adaap recebe Selo da Diversidade da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania