Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Confira um panorama geral do 1º Colóquio da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga 2023


Entre os dias 21 e 23 de novembro, aconteceu o 1º Colóquio das Traquitanas À Automoção da Mostra dos Estudante da Quadrienal de Praga de 2023 , transmitido pelo canal do Youtube da SP Escola de Teatro. As mesas de discussões fizeram parte da programação especial que antecedem a Quadrienal, considerado o evento mais importante da cenografia mundial, realizado a cada 4 anos na capital da República Tcheca, desde 1967.


O evento tinha como objetivo abordar temáticas que iam do barroco ao moderno e falar sobre o desenvolvimento da máquina cenográfica ao longo dos anos. Anteriormente seus movimentos eram feitos manualmente e com o engenho na criação de traquitanas e o desenvolvimento da tecnologia, surgiram novas possibilidades de criar a imagem teatral. A tecnologia cênica ou a cenotécnica está para a cenografia como uma ferramenta ao desempenho, execução e manejo cuja excelência depende que a técnica opere suas possibilidades expressivas.

Na primeira mesa mediada por Guilherme Bonfanti, coordenador de Iluminação  da SP Escola de Teatro, ele comentou também como a arte da luz vem expandindo seus horizontes para a construção de traquitanas ou mecanismos ultrassofisticados para ser uso na cena e para as cenas, a partir de um diálogo existente com a cenotecnia.

O objetivo da mesa era entender quais traquitanas ou acessórios improvisados são também elementos poéticos que podem levar ao universo mágico dos espetáculos teatrais. A pesquisa de traquitanas é o que leva ao conhecimento do uso e do manuseio e a repetição desses procedimentos é que podem levar a um sistema de automação.

A noite começou com Ezia Neves, que orientou a proposta de figurino da Escola de Teatro, e propôs uma fala mais voltada para a poética do que é automação ao falar de uma tradição em Belém do Pará que se chama “Rainha das Rainhas do Carnaval”, um evento ligado ao carnaval, mas que é muito peculiar para a região. Ela mostrou essa história para mostrar como a traquitana no figurino está muito inserida nessa festa.

Participantes da oficina Olhares: poéticas críticas e escrita criativa sobre teatro escrevem críticas sobre peças da 23ª Satyrianas

O segundo convidado foi Tiago Bassani, que já participou da PQ de 2015 na seção dos estudantes, e compartilhou uma experiência que teve no oeste da Bahia ao conhecer Seu Limiro, um artista local de Santo Antonio que faz traquitanas de maneira muito elaborada, as quais ele dá o nome de “aparências” e como o uso desse termo abre para compreender o processo de criação desse artista.

O terceiro e último convidado foi Marcello Girotti, que já orientou obras audiovisuais de cenografia selecionada para a Mostra de Estudantes da PQ de 2019. Diferentemente dos outros dois palestrantes, ele levou sua apresentação para uma trajetória pessoal a partir de traquitanas e proposições de mecanismos cênicos ao recordar quais foram suas vivências e experiências com traquitanas no campo do teatro.

O colóquio finalizou com a mediação de Telumi Helen, formadora do curso de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro, na mesa que tinha como objetivo discutir como o desenvolvimento tecnológico pode e deve ser aplicado com bom senso para que não transforme o teatro em algo só matemático num apertar de botões, com o tema Tensões e Confluências entre a Tradição e Transgressão na Criação Cenográfica.

O primeiro convidado foi Fernando Marés, que participou na Quadrienal de Praga em 2015 da mostra Países e Regiões. Ele começou sua fala relembrando a exposição de Bassani para contextualizar sua abordagem sobre alguns “Seus Limiros” dos século XVI, que eram cenógrafos e que inventaram traquitanas e máquinas para o teatro. Pois, para ele, é importante notar a relação da tradição e da transgressão dentro de uma temática muito contemporânea.

A segunda convidada foi Helô Cardoso, que é artista visual colaboradora da SP Escola de Teatro, que escolheu comentar sobre a sua pesquisa “Ator-Escultor de personagem à máscara”. Ela evidencia a sobrevivência do teatro durante a pandemia em se tratando da tecnologia, mas defende que a tecnologia do teatro é sensível, por trabalhar sempre com o coletivo das pessoas que trabalham todas juntas, pois são muitos elementos na cena que precisa-se pensar, e como a máscara, principalmente está sempre ligada a todos os elementos de cena.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania renova o Selo Igualdade Racial concedido à Adaap, gestora da SP Escola de Teatro

A terceira convidada foi Rosana Rocha, estudante egressa em Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro, e abordou a sua pesquisa voltada para a videoarte, principalmente na década de 60 e 70 no Brasil, verificando a chegada das primeiras câmeras filmadoras, chamadas portapacks, e como os artistas visuais compartilhavam da mesma câmera foi-se criando uma estética. Em outra pesquisa, orientada por J. C. Serroni, verificou como é possível trabalhar as artes plásticas dentro do contexto tecnológico da cenografia.






Recentes

16/09/2022

Prêmio Solano Trindade: Lançamento do livro 2021, Eternizar em Escrita Preta, acontece na sede Roosevelt na próxima terça

14/09/2022

Confira um panorama geral da 1ª edição da Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana, promovida pela Adaap e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo, de Portugal

14/09/2022

Programa Oportunidades divulga lista das atividades de contrapartida da Bolsa-Oportunidade 2/2022

13/09/2022

Programa Oportunidades divulga lista de contemplados do edital de empréstimo de equipamentos de acesso à internet

09/09/2022

Processo Seletivo: SP Escola de Teatro abre seleção para 67 vagas para curso técnico em 2023

05/09/2022

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez recebem amigos e admiradores em lançamento de Os Condenados, novo livro da dupla

02/09/2022

Núcleo curatorial da PQ- 2023 convida professores e estudantes de cenografia para encontro online no dia 14/09

31/08/2022

SP Escola de Teatro e Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal, promovem a Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana, evento internacional online e gratuito

29/08/2022

Confira um panorama geral da 1ª Edição do Seminário "O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo", ação da SP Escola de Teatro em parceria com o Itaú Cultural

855 de 948 resultado(s)