Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Alycia Machaca, estudante boliviana de TP da SP Escola de Teatro, relata a importância da oficina de língua portuguesa oferecida pelo Programa Oportunidades

A boliviana Alycia Machaca é atriz, cantora, compositora e estudante do curso de Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro. Ela conheceu a instituição de ensino através das oficinas de língua portuguesa para imigrantes, projeto integrante das ações do Programa Oportunidades, o qual objetiva oferecer à comunidade do entorno das duas sedes, Brás e Roosevelt, ações educativas e formativas.

A partir de seu entusiasmo pelas aulas, a artista também se interessou pelo curso técnico de teatro, participando do processo seletivo e conseguindo ingressar em TP, uma das 8 linhas de estudo oferecidas pela Escola.

SP Oficinas de Língua Portuguesa é uma atividade que consiste na promoção de um curso de conversação do português exclusivamente e especialmente desenvolvido para imigrantes e refugiados que não têm o idioma como a língua materna. O objetivo desse projeto é disponibilizar o conhecimento da língua majoritária do país, não sendo apenas fundamental no processo de inclusão, mas também configurando um direito dos imigrantes.

As aulas são todas gratuitas e ministradas por João Martins, doutorando em Antropologia pela UNICAMP, mestre em Antropologia Social pela UFSC e colaborador da Instituição como analista de projetos, com o auxílio de estudantes da SP.

Em entrevista concedida exclusivamente à SP Escola de Teatro, Alycia conta a importância de seu aprofundamento na língua portuguesa para sua estadia em território brasileiro e também a relevância de seus estudos no centro de formação das artes do palco, área que ela possui uma grande afeição.

Confira a entrevista na íntegra:

Por ser estrangeira, como você conheceu a SP Escola de Teatro?

Por amigos da área.

De onde surgiu seu interesse para ingressar no curso técnico de teatro da SP Escola de Teatro?

Já conhecia a escola há muito tempo e sempre tive o desejo de fazer parte de um curso profissionalizante. E agora estou realizando.

Como foi a adaptação para a língua portuguesa?

Como já estou no Brasil há mais de 20 anos, tive dificuldade só no começo quando cheguei, mas precisava melhorar minha fluência e escrita no português. Quando a SP Escola de Teatro abriu curso de português para imigrante, imediatamente me inscrevi e concluí este curso tão importante, que me deu a visão geral e objetiva, visando as dificuldades no entendimento da língua portuguesa, para nós que precisamos de uma orientação de como falar e escrever corretamente.

Para você, qual é a importância da SP como centro de formação para as artes do palco?

Ter a oportunidade de conhecer, aprender e aprofundar na área, ainda mais eu que estou cursando Técnicas de Palco, que me oferece o conhecimento das 8 linhas oferecidas pela SP, isso abrange mais ainda o meu conhecimento para as artes de palco. Expresso aqui minha gratidão à SP Escola de Teatro, por esta oportunidade tão importante, que melhorou muito minha comunicação verbal e escrita e, por fim, minha interação com a sociedade Brasileira. Gratidão!


Recentes

21/05/2025

Estudantes de Iluminação apresentam experimentos de luz e som na SP Escola de Teatro

19/05/2025

SP Escola de Teatro abre período de transferência interna de estudantes dos cursos técnicos

19/05/2025

SP Música com Ricardo Nash acontece em 30/5; garanta seu ingresso!

16/05/2025

Confira como foram os três dias do Cena Única na SP Escola de Teatro

16/05/2025

Estudantes de Iluminação da SP Escola de Teatro promovem exercícios na Unidade Brás

15/05/2025

Veja como foi a temporada de “Reza Cotidiano” na SP Escola de Teatro

15/05/2025

Mostra de Microcenas acontece neste sábado (17) na SP Escola de Teatro

15/05/2025

Livro na Polônia publica artigos de profissionais da SP Escola de Teatro

14/05/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro se destacam no concurso de dramaturgia do Conservatório de Tatuí

9 de 857 resultado(s)