Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Marina Lima, artista convidada da SP Escola de Teatro, ministra aula sobre estandarte para os estudantes do curso de Técnicas de Palco

A aderecista Marina Lima se formou em 2015 no curso de Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro e neste primeiro semestre de 2023 retornou à instituição de ensino como artista convidada à convite de Viviane Ramos, atual formadora do curso de TP, o qual tem coordenadoria de J.C. Serroni.

Durante sua passagem pelo curso, a artista ministrou quatro aulas, teóricas e práticas, ensinando os estudantes a fazer estandartes carnavalescos. Primeiro ela passou pelo contexto histórico, apresentando a história desse adereço, para depois os aprendizes fazerem em grupo um estandarte com um tema escolhido por eles.

A trajetória de Marina como aderecista está diretamente relacionada com o estandarte, por ela ter uma linhagem familiar no carnaval brasileiro. Sua avó, Dona Ana, foi presidente da primeira escola de samba em Perus, zona noroeste da cidade de São Paulo, chamada Deixa Falar de Perus, fundada em 1956.

Ela compartilhou o quão importante e significativo foi levar essa história para dentro da sala de aula da SP:

“Eu não sabia dessa escola de samba, eu só vim descobrir mais velha. É a minha herança, sempre gostei do carnaval, sempre trabalhei em barracões de escola de samba, por exemplo na Valença de Perus e na Flor de Lis. Hoje eu trabalho no ateliê de carnaval, chamado Bruno Oliveira, que faz as fantasias de destaque do carnaval: casal de mestre sala e porta bandeira, destaque de alegoria e comissões de frente”.

O curso de Técnicas de Palco capacita estudantes interessados na profissionalização dos bastidores do teatro, auxiliando na construção e funcionamento do espetáculo. Em um mercado de trabalho atualmente tão carente desse profissional, o técnico de palco pode ser o cenotécnico, o diretor de cena, o contrarregra, o aderecista ou o maquinista de espetáculos.

Confira a galeria de fotos: 




Recentes

01/08/2025

SP Escola de Teatro abre seleção para Bolsa-Oportunidade do 2º semestre de 2025 para seus estudantes

01/08/2025

SP Escola de Teatro inicia semestre letivo com recepção aos estudantes nesse sábado (2)

30/07/2025

SP Música acontece em 7 de agosto com Banda Urutuz

29/07/2025

Inscrições abertas para o curso gratuito de extensão “Criação de temas para trilha sonora: a relação texto-música”

28/07/2025

Inscrições abertas para o curso de extensão gratuito “Introdução ao Teatro Contemporâneo”

28/07/2025

Veja como foi o primeiro dia da Mostra de Circulação dos estudantes da SP Escola de Teatro em Bertioga

25/07/2025

Peça “Galhada”estreia em 8 de agosto na SP Escola de Teatro

25/07/2025

Teatro Por Que Não? faz apresentação gratuita na SP Escola de Teatro nesse sábado (26)

24/07/2025

Coletivo Gompa se apresenta gratuitamente hoje (24) na SP Escola de Teatro com a “Oficina Vertigem Por Um Triz”

9 de 920 resultado(s)