Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Sede Brás recebe segundo encontro das oficinas em parceria com a Associação Mulheres Imigrantes Luz e Vida

No último sábado, 6 de maio, aconteceu na sede Brás da SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades, o segundo encontro das oficinas em parceria com a Associação Mulheres Imigrantes Luz e Vida (Amilv), ministradas por estudantes da instituição de ensino, contemplados com a Bolsa-Oportunidade. A parceria já vem acontecendo desde o semestre passado por meio do projeto Tendas da Cidadania, do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, que acontecia um sábado por mês na escola.

Até o mês de julho serão realizadas duas oficinas simultâneas, uma vez por mês, aos sábados à tarde. Uma delas é de jogos teatrais e voltada para crianças e adolescentes. A outra é de técnicas de teatro para mulheres e homens adultos.

A Associação é composta por imigrantes e atua em mais de 30 bairros da cidade de São Paulo, realizando um trabalho sobre direitos e cidadania dos imigrantes em lugares que essa população habita.

“A parceria com a Amilv vem se fortalecendo desde que nos conhecemos no projeto Tendas da Cidadania. É uma organização muito importante para a população imigrante. O trabalho que temos desenvolvido tem a ver com buscar instrumentalizar as mulheres imigrantes com técnicas de teatro para que elas discutam a temática da violência de gênero na comunidade imigrante. Esse pedido veio das próprias lideranças e temos construído um processo dialógico onde aprendemos e ensinamos com essa relação”, relata João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades.

Os estudantes-bolsistas envolvidos nas oficinas são: Samyra Damasceno Rios (Direção), Alicia Machaca (Técnicas de Palco), Ana Letícia Figueira de Oliveira (Humor), Julia Martins Santos (Atuação), Juliana Marian Ayres (Técnicas de Palco), Matheus de Souza Gois (Técnicas de Palco), Victoria Forlepa (Humor) e Rheroandra Natalia da Silva Lopes (Direção).

Programa Oportunidades tem o compromisso de estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. A principal ação do Programa é a concessão de bolsas-auxílio, chamada Bolsa-Oportunidade, a qual é destinada aos estudantes matriculados no Curso Técnico e que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que no caso dessas oficinas, serão realizadas por meio da elaboração de projetos sociais e culturais.

?Confira as fotos:


Recentes

10/09/2024

Processo Seletivo do 1º semestre de 2025 da SP Escola de Teatro: inscrições vão até 17/9

10/09/2024

SP Escola de Teatro divulga vencedores do Prêmio Solano Trindade 2024

09/09/2024

Inscrições abertas para o curso online e gratuito “Circo – Territórios do Riso”

05/09/2024

Espetáculo “Entre(vista), o masculino migrante e o feminino errante” estreia em 13/9 na SP Escola de Teatro

04/09/2024

Veja como foi o primeiro dia da Mostra de Microcenas na SP Escola de Teatro

04/09/2024

Programa Oportunidades divulga lista das atividades de contrapartida da Bolsa-Oportunidade 2/2024

04/09/2024

Inscrições abertas para o curso “Atuação na Criação Cênica: Cartografia do Eu – C³ – Corpo / Casa / Criação”

03/09/2024

Veja como foi o lançamento do livro “Monges de Salém e o Político Foragido”, na SP Escola de Teatro

02/09/2024

Programa Oportunidades divulga lista final de contemplados pela Bolsa-Oportunidade 02/2024

144 de 790 resultado(s)