Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Programa Oportunidades realiza encerramento das oficinas no Centro de Acolhida Especial para Idosos do Brás

Na última terça-feira, 27, foram finalizadas as atividades de contrapartida no Centro de Acolhida Especial (CAE) para Idosos do Brás. A iniciativa foi realizada pelos estudantes-bolsistas da SP Escola de Teatro: Tarcísio Gabriel (Direção), Suelen Aparecida (Atuação) e Thais Neres (Humor), por meio do Programa Oportunidades.

Como encerramento das oficinas, todas realizadas na casa de idosos, foi feito um sarau junino. Desde o ano passado, a parceria da Escola com o CAE proporcionou encontros de práticas narrativas, histórias de vida e rodas de conversa com os idosos em vulnerabilidade social.

O CAE é gerido pela OSC (Organização da Sociedade Civil) ABECAL (Associação Beneficente Caminho da Luz), a qual é uma entidade beneficente que surgiu com o objetivo de oferecer a possibilidade de um futuro melhor para pessoas que vivem nas ruas, promovendo a inclusão social, cultural e econômica de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, capacitando-os e tornando-os agentes do seu desenvolvimento e de sua cidadania.

“A parceria com a Casa de Idosos tem sido muito importante para nós. O bairro do Brás, embora não pareça, possui um grande número de residentes idosos, assim como a Mooca. Trabalhar com os idosos desse abrigo através da arte e cultura, em particular, das oficinas de jogos teatrais, tem aproximado a Escola do território e essa população da Escola. Além do aprendizado de arte educação para os nossos estudantes bolsistas”, conta João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades.

Programa Oportunidades é responsável por estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. A principal ação do Programa é a concessão de bolsas-auxílio, chamada Bolsa-Oportunidade, a qual é destinada a estudantes matriculados no Curso Técnico e que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que no caso desta ação, foram realizadas por meio de uma busca de elementos de transformação social.

?Confira a galeria de fotos: 



Recentes

18/02/2025

Artistas internacionais se apresentam na SP Escola de Teatro; veja como foram as performances

17/02/2025

Estudante de Iluminação, Nero Murphy promove encontro sobre presença de pessoas trans/gênero dissidente na área

14/02/2025

Veja como foi a peça “Radicalidades Feministas – Porque o Silêncio Também é Fala” na SP Escola de Teatro

13/02/2025

Veja como foi a aula inaugural do semestre com Regina Müller na SP Escola de Teatro

12/02/2025

Inscreva-se para o curso gratuito “A construção do personagem no teatro musical”

11/02/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam em Votorantim

10/02/2025

Pai e filho, Celso e Pedro Viáfora apresentam espetáculo musical “Me Deixa Ser O Seu Parceiro”

10/02/2025

Bolsa-Oportunidade do 1º semestre de 2025: confira a lista de entrevistas agendadas

06/02/2025

Veja como foi o início do curso “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”

18 de 792 resultado(s)