Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro recebe João Silvério Trevisan para lançamento de livro e bate-papo

Na próxima quinta-feira, 13, a unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro recebe o autor João Silvério Trevisan, que lança seu novo livro, “Meu Irmão, Eu Mesmo” (Editora Alfaguara).

A conversa, mediada pelo jornalista Allan Nascimento, acontece às 19h30 e tem entrada gratuita. O evento é organizado pela Agência Diadorim e tem apoio da Escola.

“Meu Irmão, Eu Mesmo” é a segunda parte da trilogia da dor, iniciada por Trevisan em 2017. No livro, o escritor reconta a relação de amizade entre ele e o irmão mais novo, Cláudio.

Em 1992, João Silvério Trevisan descobriu estar infectado pelo vírus HIV e acreditava ter pouco tempo de vida. No entanto, a tragédia acabou atingindo Cláudio, que faleceu aos 48 anos vítima de um câncer linfático. Em uma narrativa impactante, o autor faz um retrato de grande autenticidade sobre a experiência da perda.

O bate-papo também irá abordar a carreira literária de Trevisan, uma dos mais importantes escritores da literatura brasileira e histórico militante LGBTQIA+ do país.

+ Curso “Dança Para Além Dos Muros” recebe inscrições até 19/7

Sobre o autor

Nascido em Ribeirão Bonito, São Paulo, João Silvério Trevisan é autor ensaios, roteiros de cinema, peças de teatro e explorou várias plataformas criativas.

No campo do cinema, Trevisan escreveu e dirigiu o longa-metragem “Orgia ou o Homem que Deu Cria”, uma obra que abraça o estilo do cinema marginal, conhecido como “boca do lixo”, e que confronta o movimento do cinema novo com a opressão da liberdade de expressão durante o regime militar dos anos 1970. O filme acabou sendo censurado, o que levou Trevisan a deixar o país por oito anos.

De volta ao Brasil, em 1978, ele fundou o grupo Somos, que atua na defesa dos direitos dos homossexuais.

Na literatura, ele é autor de obras como “Em Nome do Desejo” (1983), “Vagas Notícias de Melinha Marchiotti” (1984), “Devassos no Paraíso” (primeira edição de 1986), “Ana em Veneza” (1994) e “Seis Balas num Buraco Só: A Crise do Masculino” (primeira edição de 1998).


Recentes

09/05/2025

Estudantes participam de bate-papo com Renan Marcondes neste sábado (10)

08/05/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre – Lista Definitiva de Inscrições Homologadas

08/05/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre: confira dias e horários das avaliações do primeiro momento

08/05/2025

Ouça o quinto episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Camillo Miranda

07/05/2025

Confira como foi a abertura da exposição “Sinais de Convergência” na SP Escola de Teatro

06/05/2025

Peça “Zum Zum – Um Ensaio Sobre Abelhas” estreia em 17/5 na SP Escola de Teatro

05/05/2025

Assista à aula de Nero Murphy sobre presença de pessoas trans/gênero dissidente na área de Iluminação

30/04/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre: Lista Preliminar de Inscritos

29/04/2025

Estudantes de Dramaturgia apresentam seus textos no Cena Única em 6, 8 e 9 de maio

54 de 890 resultado(s)