Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Estudantes da SP fazem leitura dramática sobre Carolina Maria de Jesus no sarau da Biblioteca Adelpha Figueiredo

No próximo sábado, 15, a Biblioteca Adelpha Figueiredo irá realizar o Sarau Jardim Poético em parceria com a SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades. A atividade de contrapartida será na biblioteca localizada no bairro do Pari a partir das 10h, com entrada gratuita.

Os estudantes participantes, Mario Tadeo Urzagaste Galarza (Direção), Suzana Horácio (Atuação) e Marcela Ribeiro Coêlho (Atuação), irão fazer uma leitura dramatizada, em performance, sobre a artista Carolina Maria de Jesus.

O sarau realizado pela Biblioteca é um encontro democrático de vozes em diversas linguagens artísticas e acontece sempre no terceiro sábado do mês. Além da programação cultural já preestabelecida, também tem o microfone aberto para o público apresentar sua própria arte.

A parceria da SP Escola de Teatro com a Biblioteca Adelpha Figueiredo já vem acontecendo desde o ano passado, como um diálogo entre arte e comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. Em dezembro de 2022, foi inaugurada a Instalação Carolina Maria de Jesus, idealizada pelo Programa Oportunidades e pela Biblioteca Adelpha Figueiredo com o objetivo de ampliar o acesso para mais pessoas conhecerem a trajetória e carreira dessa importante artista negra brasileira. A exposição ficará permanente na biblioteca e tem acesso gratuito.

Sobre o Programa Oportunidades

A principal ação do Programa Oportunidades é a concessão da bolsa-auxílio, chamada de Bolsa-Oportunidade. O programa também promove ações, como a elaboração de projetos sociais e/ou culturais, estágio para os estudantes da Escola, colocação profissional para estudantes em formação e egressos e captação de recursos e/ou parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.

Sobre a Biblioteca Adelpha Figueiredo
Ela foi inaugurada em 1967 e seu nome homenageia uma mulher que foi expoente das transformações e renovações das bibliotecas públicas em centros de cultura. No início de suas atividades, o espaço refletia muito do quadro político em vigor, a ditadura militar, por isso os eventos se centravam mais na comemoração de datas cívicas. Foi a partir dos anos 80 que houve uma preocupação maior em propor a democratização da leitura e, em 1990, a Biblioteca teve seu acervo renovado. Atualmente, a coordenação busca incentivar ações que pautem diversidade, inclusão e pluralidade, uma vez que a maior parte do público frequentador do espaço é composto de jovens afegãos, marroquinos e colombianos.

Programação completa do Sarau
Felipe Carvalho (Intervenção Poético-Musical)
Jô Freitas (Poéticas do Bonfim)
Leitura Dramatizada: Carolina Maria de Jesus (SP Escola de Teatro)
Lews Barbosa (Pocket Show)
+ MICROFONE ABERTO

Produção
Leandro Duarte
Arthur Andrade
Karina Moraes
Renan Wangler
Felipe Carvalho

Serviço
Sarau Jardim Poético
Realização: Biblioteca Pública Municipal Adelpha Figueiredo
Parceria: SP Escola de Teatro
Quando: 15/07, das 10h às 14h
Onde: Biblioteca Pública Municipal Adelpha Figueiredo – Praça Ilo Ottani, 146. Pari. São Paulo – SP
Entrada gratuita



Recentes

15/05/2026

Estreia em 22/5 o espetáculo “O Veneno do Teatro” na SP Escola Superior de Teatro

15/05/2026

Seminário ao vivo com Vandana Shiva debate emergência climática e a democracia da água

12/05/2026

Cia. Ópera do Mendigo canta Música Popular Brasileira na SP Escola Superior de Teatro em 16/5

12/05/2026

Veja como foram as apresentações da Mostra de Microcenas na SP Escola Superior de Teatro

12/05/2026

Espetáculo “Desminotauro” estreia na unidade Roosevelt da SP Escola Superior de Teatro

07/05/2026

Segundo dia da Mostra de Microcenas acontece em 9 de maio na SP Escola Superior de Teatro

06/05/2026

Processo Seletivo 2026/2º semestre: edital de resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição após recurso

30/04/2026

Fotos: curso “Teatro latino-americano: práticas, poéticas e processos de criação”

29/04/2026

Fotos: estudantes apresentam seus Experimentos II na SP Escola Superior de Teatro

27 de 1145 resultado(s)