Grupo de jovens da Fundação CASA visita as duas sedes da SP Escola de Teatro
A SP Escola de Teatro recebeu no dia 10 de julho um grupo de jovens que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Juquiá e Topázio, centros socioeducativos da Fundação CASA localizados no Complexo do Brás, na capital paulista.
O foco foi conhecer a instituição, assistir aos experimentos cênicos dos estudantes e participar de uma roda de conversa após as apresentações.
No último semestre, o Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro realizou oficinas artísticas nos CASAs Juquiá e Topázio. Semanalmente ocorreram duas oficinas, teatrais e circenses, ministradas pelos estudantes da instituição de ensino, contemplados com a Bolsa-Oportunidade.
As atividades foram acompanhadas por João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades, e Diane Boda, arte educadora e orientadora responsável pelas atividades.
“A apreciação artística pode fazer parte de todo processo pedagógico em artes e considero parte fundamental tanto para ampliação de repertório como para despertar a apreciação, o exercício de comunicar o que gostamos, o que não gostamos e verbalizar os motivos. A saída de jovens da Fundação CASA para assistir os experimentos da SP Escola de Teatro envolveu outros elementos, como o estreitar de um vínculo construído ao longo de 10 encontros tanto com as e os aprendizes da SP, como com a própria instituição. Os jovens puderam conhecer o espaço de que tanto falamos ao longo das oficinas e dar concretude ao que fizemos. Além disso, entrar e sair todas as semanas das unidades da Fundação CASA moveu o desejo de que eles pudessem também sair daquele espaço, mudar as paisagens e respirar ares diferentes que permitem arejar as ideias”, relata Diane Boda.
Os estudantes-bolsistas envolvidos nas oficinas foram: Zeferina (Atuação), Cesar Divino (Humor), Manuel Victor (Dramaturgia), Filipe Peixoto, vulgo Samurai, (Direção), Eluizio Felix (Humor), Dandara Ferreira dos Santos (Atuação), Diego Looman (Humor), Evelyn Heloisa (Atuação) e Lucas Guilherme dos Santos (Direção).
“No CASA Topázio, acompanhei o grupo de 20 adolescentes que participou das oficinas de arte cultura proporcionadas pela equipe da SP Escola de Teatro. Para a visita, escolhemos oito jovens para conhecerem as duas sedes da Escola. Foi um dia muito interessante para eles, pois nunca tinham assistido a uma peça teatral. Depois da visita, pude ver a emoção e alegria no olhar deles. Esses momentos são de muita importância para esses adolescentes, pois, muitas vezes, é a única ocasião em que eles conseguem ter contato com esse tipo de arte. Para mim também foi muito gratificante acompanhá-los”, conta Maria da Luz Pereira de Carvalho, pedagoga do CASA Topázio que acompanhou a visitação.
?Confira as fotos:
Fotos: Ana de Castro/ADAAP