Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Artista Maria Bonomi, conselheira da ADAAP, inaugura obra no Colégio Bandeirantes

Em 2023, o Colégio Bandeirantes inaugurou uma obra para o saguão da sua nova torre, localizada na Rua Cubatão, no bairro do Paraíso em São Paulo.

O trabalho “Propulsão”, de impressionantes medidas 7,2 metros por 6,1 metros, é de autoria da renomada artista plástica ítalo-brasileira Maria Bonomi, conselheira da ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça), associação criadora e gestora da SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

O diretor do Colégio Bandeirantes é Hubert Alquéres, que também é conselheiro da ADAAP. Alquéres é curador do Prêmio Jabuti, vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro e membro do Conselho Estadual de Educação desde 1998.

Bonomi (Itália, 1935) trabalha como gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora. O convite para compor a obra no Band partiu de Alquéres.

O mural de alumínio trabalha com baixo e alto relevo e contou com a participação de estudantes do colégio em seu processo de confecção. O mural traz elementos visuais que remetem ao universo da educação, além de quatro barras de aço que representam as pessoas em processo de crescimento e aprimoramento.

O Colégio Bandeirantes preparou um vídeo falando mais do trabalho e mostrando seu processo de confecção:


Sobre Maria Bonomi

Artista plástica ítalo-brasileira, doutora pela ECA/USP. Trabalha como gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora. Ela é membro do conselho administrativo da Fundação Bunge. Já foi conselheira da Fundação Osesp, da Academia Latino-Americana de Arte (ALA), da Associação Profissional dos Artistas Plásticos de São Paulo e do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi.

Sobre Hubert Alquéres

Diretor do Colégio Bandeirantes, curador do Prêmio Jabuti, vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro e membro do Conselho Estadual de Educação desde 1998, onde também foi diretor. Foi Secretário de Estado da Educação de São Paulo e Secretário Executivo da mesma secretaria entre 1995 e 2002. Foi presidente da Imprensa Oficial de São Paulo de 2003 a 2011. Também lecionou na Escola Politécnica da USP.

+ Leia as entrevistas com os conselheiros da ADAAP

+ ADAAP e SP Escola de Teatro lançam livro histórico sobre o teatro de grupo no Estado de São Paulo

Recentes

27/06/2025

Inscrições abertas para o curso presencial e gratuito “Laboratório de Teatro Documentário”

26/06/2025

Inscrições abertas para o curso presencial e gratuito “Spoken word em cena”

25/06/2025

Veja como foram as apresentações dos estudantes na Mostra de Experimentos

24/06/2025

Espetáculo gratuito “Laudelina” estreia em 18 de julho na SP Escola de Teatro

23/06/2025

Egressos da SP Escola de Teatro estreiam documentário sobre Leci Brandão

18/06/2025

Estudantes se apresentam no encerramento do curso “Processos Criativos: A Prática como Método de Investigação”

17/06/2025

Conferência gratuita “O ator-criador interdisciplinar” acontece em 25/7 na SP Escola de Teatro

16/06/2025

SP Escola de Teatro recebe a visita da deputada federal Sâmia Bomfim

16/06/2025

Veja como foram as conversas do “Dramaturgismos na Sala de Ensaio” na SP Escola de Teatro

9 de 890 resultado(s)