Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Artista Maria Bonomi, conselheira da ADAAP, inaugura obra no Colégio Bandeirantes

Em 2023, o Colégio Bandeirantes inaugurou uma obra para o saguão da sua nova torre, localizada na Rua Cubatão, no bairro do Paraíso em São Paulo.

O trabalho “Propulsão”, de impressionantes medidas 7,2 metros por 6,1 metros, é de autoria da renomada artista plástica ítalo-brasileira Maria Bonomi, conselheira da ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça), associação criadora e gestora da SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

O diretor do Colégio Bandeirantes é Hubert Alquéres, que também é conselheiro da ADAAP. Alquéres é curador do Prêmio Jabuti, vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro e membro do Conselho Estadual de Educação desde 1998.

Bonomi (Itália, 1935) trabalha como gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora. O convite para compor a obra no Band partiu de Alquéres.

O mural de alumínio trabalha com baixo e alto relevo e contou com a participação de estudantes do colégio em seu processo de confecção. O mural traz elementos visuais que remetem ao universo da educação, além de quatro barras de aço que representam as pessoas em processo de crescimento e aprimoramento.

O Colégio Bandeirantes preparou um vídeo falando mais do trabalho e mostrando seu processo de confecção:


Sobre Maria Bonomi

Artista plástica ítalo-brasileira, doutora pela ECA/USP. Trabalha como gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora. Ela é membro do conselho administrativo da Fundação Bunge. Já foi conselheira da Fundação Osesp, da Academia Latino-Americana de Arte (ALA), da Associação Profissional dos Artistas Plásticos de São Paulo e do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi.

Sobre Hubert Alquéres

Diretor do Colégio Bandeirantes, curador do Prêmio Jabuti, vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro e membro do Conselho Estadual de Educação desde 1998, onde também foi diretor. Foi Secretário de Estado da Educação de São Paulo e Secretário Executivo da mesma secretaria entre 1995 e 2002. Foi presidente da Imprensa Oficial de São Paulo de 2003 a 2011. Também lecionou na Escola Politécnica da USP.

+ Leia as entrevistas com os conselheiros da ADAAP

+ ADAAP e SP Escola de Teatro lançam livro histórico sobre o teatro de grupo no Estado de São Paulo

Recentes

24/08/2022

Espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru estreia dia 6/09 na sede Roosevelt da SP e rememora massacre trágico de 1992

22/08/2022

Conheça os convidades, convidadas e convidados das 1ª mesas do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap em parceria com o Itaú Cultural

16/08/2022

Confira o cronograma de entrevistas para seleção da Bolsa-Oportunidade 2/2022

16/08/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 2º semestre de 2022 em conversa com o artista Vitor DiCastro

15/08/2022

SP Escola de Teatro e Itaú Cultural promovem a 1ª Edição do Seminário O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo

11/08/2022

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, lê carta destinada para o povo brasileiro no ato pela democracia na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP

10/08/2022

SP Escola de Teatro fecha importante parceria com a Universidade de Gdansk, da Polônia

04/08/2022

Confira como foi o 1° dia do curso de Palhaçaria e Comicidades Negras, de Vanessa Rosa, na SP!

03/08/2022

Saiba como foi o lançamento da exposição Heroínas da Independência, de Bob Sousa, que é destaque na SP Escola de Teatro no mês de agosto

882 de 965 resultado(s)