Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro promove mesa de discussão “Desafios da Acessibilidade na Indústria Criativa”

SP Escola de Teatro, por meio de sua Extensão Cultural e Projetos Especiais, promove a mesa de discussão “Desafios da Acessibilidade na Indústria Criativa” no próximo dia 6/12, às 20h, na unidade Roosevelt.

O encontro tem como objetivo referenciar e celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e será mediado pelo ator, diretor, músico e fisioterapeuta Herberth Vital, além das participações de Elder Fraga, diretor; Fernanda Amaral, coreógrafa, atriz, bailarina e educadora; e Marcos Abranches, coreógrafo e bailarino.

Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos no Sympla da SP Escola de Teatro. Também haverá transmissão ao vivo pelo YouTube da Escola.

O evento faz parte da Virada Inclusiva, um programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) que visa incentivar a participação de pessoas com e sem deficiência, juntas, em ações inclusivas com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários dos mais diversos setores, que realizam inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer, criando uma extensa grade de programação acessível.

Desde 2010, a ação oferece uma programação diversa e reúne sociedade civil, associações ligadas às pessoas com deficiência e poder público, buscando uma sociedade inclusiva para todos. Em 2023, a Virada Inclusiva vai acontecer de 2 a 10 de dezembro com o tema “Vozes Unidas, Direitos Iguais!”

Sobre os participantes

Mediador

Herberth Vital
É ator, diretor, músico e fisioterapeuta. Protagonista do longa “Deságua” trilha da Mombojó, elenco principal dos longas “Tudo que Aprendemos Juntos” (Sérgio Machado), “Reza a Lenda” (Homero Olivetto), “Lili e as Libélulas” (René Guerra) e “The Swamp Dead Man”. Com papel de destaque nas séries “Carcereiros” (Globoplay), “Irmãos Freitas” (HBOMax), “Santo Maldito” (Starplus), “Zé do Caixão” e “As Five” (Globoplay, estreia em 2023); dentre os curtas, é protagonista de “O Amanhã” e “O Mensageiro“, premiado mais de uma vez em ambos como melhor ator e está no elenco de “Erva de Gato” (Novíssimo Edgar), que estreia dia 6 de outubro, no Festival do Rio.
@herberthvital

Convidados

Elder Fraga
Dirigiu três longas, “SP CRÔNICAS DE UMA CIDADE REAL” 2018 (ficção – filme vencedor de 42 prêmios), “O ARTISTA E A FORÇA DO PENSAMENTO” 2021 (documentário – filme vencedor de 18 prêmios), “LINHA DE FRENTE BRASIL” 2021 (documentário – filme vencedor de 3 prêmios), já dirigiu 11 curtas-metragens, teve duas passagens pelo festival de CANNES (França) com os curtas “OS BONS PARCEIROS” 2014 e “NÓIA UM DIA NO LIMITE” 2015, e acumula em sua carreira com a Fraga Films, 152 prêmios e 326 indicações em várias categorias, além de 12 prêmios no teatro, 2 prêmios como personalidade da arte em 2018, 14 prêmios de melhor diretor e 35 prêmios de melhor filme.
@elderfragaoficial / @fraga_films

Fernanda Amaral
Coreógrafa, atriz, bailarina e educadora com mais de 30 anos de experiência profissional. Nascida no Brasil residiu na Grã-Bretanha por 20 anos, onde fundou Patuá Dance Companhia de Dança-Teatro e a Patuá DanceAbility, ambas no País de Gales, e em 2010 criou a Dança sem Fronteiras no Brasil Possui vários títulos internacionais em dança e teatro, incluindo vários certificados em DanceAbility. Recebeu vários prêmios incluindo Bonnie Bird pelo Centro Laban em Londres, Arts Council no País de Gales e Lisa Ulman, Prince Klaus, ProAc, Paulo Gustavo entre outros.
@fernanda_dancasemfronteiras / @dancasemfronteiras

Marcos Abranches
Iniciou sua trajetória como artista independente em 2007, trabalhando com coletivo artístico que agrega artistas de diversas linguagens. Traz em seu cerne as experiências de ter atuado na Cia. FAR 15, nos espetáculos “Senhor dos Anjos”, “Jardim de Tântalo” e “Metamorfose”, de Franz Kafka, sob direção e com coreografias de Sandro Borelli. O coletivo de artistas criados por Marcos, inicialmente, se chamava Vidança Cia, que a partir de 2017, passou a se chamar Marcos Abranches & Cia. Suas principais obras de seu repertório são “Formas de Ver”, “Via de Regra”, “Corpo sobre Tela”, “Canto dos Malditos” e “O Grito”. Em 2022 montou a performance “O Palhaço” que assina a direção, coreografia e interpretação, em 2023 estreou dois projetos pelo Fomento de dança que são: “O Krocodilo” e “O Idiota”, ambos em cima da obra do russo Fiódor Dostoiévski e com a concepção e direção coreográfica de Sandro Borelli.
@abranchesmarcos

+ Veja como foi o Cena Única, evento de leitura de textos autorais dos estudantes de Dramaturgia

Recentes

30/11/2022

Pauliina Hulkko, pesquisadora artística finlandesa, fala sobre sua experiência pedagógica na SP Escola de Teatro. Confira a entrevista!

30/11/2022

Programa Oportunidades cria parceria com o centro cultural Casa 1 para atender jovens LGBT+

29/11/2022

Crianças e jovens imigrantes e refugiados se divertem na sede Brás da SP Escola de Teatro em nova edição do Tendas da Cidadania

29/11/2022

Marcia Tiburi e Giovana Echeverria apresentam proposições teatrais sobre a residência artística Um Fascista no Divã aos estudantes da SP Escola de Teatro

28/11/2022

Processo Seletivo 1/2023 – Confira os dias e horários das avaliações do segundo momento

28/11/2022

Confira um panorama geral do 1º Colóquio da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga 2023

22/11/2022

Socióloga finlandesa, Sanna Ryynänen, fala sobre a sua relação com a SP Escola de Teatro e a influência do Brasil em sua pesquisa

21/11/2022

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania renova o Selo Igualdade Racial concedido à Adaap, gestora da SP Escola de Teatro

21/11/2022

Atores Flavio Tolezani e Rafael Losso apresentam as proposições teatrais sobre a residência artística Gagarin Way aos estudantes da SP Escola de Teatro

495 de 616 resultado(s)