Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro recebe visita da Mapulu Kamayurá, primeira pajé e cacica mulher dos Kamayurá


A SP Escola de Teatro recebeu Mapulu Kamayurá, a primeira pajé e cacica mulher dos Kamayurá, situada no Parque Nacional do Xingu. Durante a visita, a indígena gravou no estúdio da Escola os cantos tradicionais de seu povo e agradeceu à SPET por ceder o espaço.

Mapulu é considerada pelos seus ancestrais e sua comunidade como a primeira pajé mulher. Desde jovem, ela foi a responsável por ajudar os enfermos nas aldeias indígenas, quando os remédios não funcionavam ou necessitavam de um atendimento imediato, além de ser a parteira de sua aldeia e ter auxiliado o nascimento de diversas crianças.

Seu papel político e social também é notório, sendo uma das articuladoras indígenas em Brasília e buscando melhorias para as aldeias do Xingu e de outras localidades. “A gente pensa assim, não queremos só algo para nós e sim para toda a comunidade”, aponta Mapulu. 


Sua visita a São Paulo aconteceu depois do encontro de Mapulu com a atriz Helena Cerello, que está produzindo um espetáculo teatral e audiovisual, intitulado TERRAPRETA, que tem previsão de estreia em 2024.


Confira as imagens da visita, nas fotografias de Ana de Castro:


Recentes

05/07/2023

Inscrições abertas para o workshop “Técnicas Circenses”, com Miguel Bambulino

05/07/2023

Programa Oportunidades encerra oficinas artísticas em centros da Fundação CASA na capital paulista

03/07/2023

Lançamento do livro “Memórias do Cine Bijou”, de Marcio Aquiles, acontece dia 15/7

30/06/2023

Arquivo Público do Estado SP visita o Acervo Antônio Abujamra na sede Brás

30/06/2023

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2023

29/06/2023

Programa Oportunidades realiza encerramento das oficinas no Centro de Acolhida Especial para Idosos do Brás

29/06/2023

Estudante de dramaturgia da SP Escola de Teatro lança livro pela Editora Urutau

28/06/2023

Confira as fotos da temporada de “Gagarin Way (mind the gap)” na sede Roosevelt

27/06/2023

Confira as fotos da temporada do monólogo “ELA” na sede Roosevelt

702 de 963 resultado(s)