Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Confira como foi o curso “Do circo a capoeira, um fazer brasileiro”

Aconteceu entre outubro e novembro, na unidade Brás da SP Escola de Teatro, o curso de Extensão Cultural “Do circo a capoeira, um fazer brasileiro”.

O curso foi ministrado por Rafael Oliveira, diretor e bailarino do Núcleo Iêê

O objetivo do curso foi conectar os conhecimentos circenses à manifestação capoeira, trabalhando corpo, ritmo e história, conhecendo mais profundamente um Brasil que muitas vezes é escondido e apagado pela história.

Explica Rafael Oliveira:

“As artes circenses são de grande complexidade. Técnicas e saberes que durante gerações foram transmitidas entre as famílias vindas do continente europeu para as Américas; com isso, no passado, os brasileiros tinham dificuldades em acessar as artes circenses. Mas o processo de democratização do ensino circense aliado à descolonização das formas técnicas e estéticas, a brasilidade começou a abrir espaço nos picadeiros. Uma das linguagens que hoje ocupa esse espaço é a capoeira, que reforça a pluralidade acrobática e dos saberes ancestrais, conseguindo conectar as duas artes em um mesmo projeto”.

Confira as fotos de Ana de Castro.

Recentes

23/06/2026

Fotos: Cia. Ópera do Mendigo canta Os Peregrinos de Meca na SP Escola Superior de Teatro

18/06/2026

Espetáculo “Geometrias (In)congruentes” acontece em 4/7 na SP Escola Superior de Teatro; garanta seu ingresso

17/06/2026

Programa Oportunidades promove atividades na E.E. Caetano de Campos

16/06/2026

Cia. Ópera do Mendigo canta Os Peregrinos de Meca na SP Escola Superior de Teatro

16/06/2026

Inscrições abertas para o curso gratuito “Teatro e Comunidade – Arqueologia sentimental de um território”

15/06/2026

Estudantes da SP Escola Superior de Teatro promovem a Mostra de Experimentos Finais do 1º semestre de 2026

12/06/2026

Processo Seletivo 2026/2º semestre da SP Escola Superior de Teatro: prova de redação online

12/06/2026

SP Escola Superior de Teatro abre inscrições para o Prêmio Solano Trindade 2026 de novas dramaturgias negras

11/06/2026

Victor Salomão, egresso da SP Escola Superior de Teatro, estrela duas novas séries da Netflix

9 de 1157 resultado(s)