SP Escola de Teatro e ADAAP recebem Selo de Direitos Humanos e Diversidade
Na noite de ontem (5), no Teatro Paulo Autran, a SP Escola de Teatro e a ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça) receberam o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo – SMDHC-SP.
A instituição recebeu o prêmio na categoria LGBTI. Na cerimônia, a Escola foi lindamente representada pelas colaboradoras Marcia Daylin e Ingrid Oliveira.
O programa Selo de Direitos Humanos e Diversidade surgiu da constatação de que a inserção no mercado de trabalho é fundamental para a promoção da igualdade em direitos, ao permitir que as pessoas vivam com dignidade e respeito e construam sua noção de cidadania. A partir disto, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania buscou se colocar neste debate através do reconhecimento de boas práticas de diversidade e inclusão em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
Em 2020 e 2022, a Escola já havia recebido o Selo da Diversidade, Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.
Desde a sua fundação, a SPET tem desenvolvido importantes projetos artísticos e pedagógicos relativos ao teatro, audiovisual e às artes correlatas. Além disso, ao longo de toda a sua trajetória buscou desenvolver políticas inclusivas e de acessibilidade para os setores mais vulneráveis da sociedade. Ela é uma das pioneiras na empregabilidade trans, e ao menos 10% do quadro de colaboradores da SP é formado por pessoas que não se identificam com a cisgenaridade.
Recentemente, pela 3ª vez, a Escola também foi contemplada com o Selo Igualdade Racial.