Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

TBT: Relembre as entrevistas especiais de Brenda Oliver e Flávia de Araújo, colaboradoras transsexuais da SP, para o Youtube da Escola em 2012


O TBT desta quinta-feira, 28, relembra as entrevistas cedidas por Brenda Oliver e Flávia de Araújo, colaboradoras transsexuais da SP Escola de Teatro, para o canal de Youtube da instituição em 2012. 10 anos depois, ambas continuam na equipe da instituição e se aperfeiçoaram profissionalmente, como é o caso de Flávia, que com o apoio da instituição,  estudou muito e atualmente é bacharel em letras português/ inglês pela Uniesp, técnica em biblioteconomia pelo SENAC, e foi promovida à assistente de Biblioteca.


Entre 2000 e 2012, a praça Roosevelt, onde fica localizada uma das sedes da SP Escola de Teatro, passou por um intenso processo de revitalização cultural. Nesse contexto, a Instituição foi um dos expoentes desse movimento que mudou a lógica urbana desse espaço. A região que era cheia de prédios abandonados, focos de criminalidade e prostituição foi altamente valorizada, isso ocorreu principalmente por conta da ação dos grupos teatrais,  com o Satyros e Parlapatões, que trouxeram segurança para o bairro. Nesse processo de ressignificação, o teatro recuperou a memória da praça, um espaço que, por volta da década de 1950 e 1960, era de grande efervescência cultural. Próximo ao famoso Teatro de Arena, foi o berço do Cinema Novo e da Bossa Nova paulistana.


No entanto, por conta da especulação imobiliária que acompanhou esse movimento artístico potente, muitas transsexuais e travestis que viviam na praça perderam seu espaço. O diretor executivo da escola, Ivam Cabral, em depoimento para o vídeo, conta que foi pensando nisso que a SP, por intermédio do programa Oportunidades, determinou a ação de oferecer vagas CLT na instituição para essa população:


“As portas da SP Escola de Teatro são sempre abertas para travestis e transsexuais, uma atitude cidadã, é assim que nós vemos o mundo, pois é nesse mundo que acreditamos.”


Há 10 anos , a escola celebrava a contratação de algumas das primeiras trans que passaram a integrar o quadro de colaboradores da escola, Brenda Oliver e Flávia de Araújo. Em função disso, a equipe de comunicação da escola preparou um vídeo especial, no qual elas contam um pouco mais sobre essa experiência, revelam a importância da iniciativa e agradecem pela oportunidade:


“Foi minha primeira oportunidade de trabalho com carteira assinada e benefícios. Esse foi meu primeiro emprego. Independentemente da minha área de conhecimento, eu procurava outras profissões aí fora, como telemarketing e tantos outros, e nunca tive portas abertas.” Comenta Flávia.


Em meio a uma realidade de frequente preconceito e violência avassaladora, a SP é uma das instituições pioneiras na questão da empregabilidade trans, pois desde sua fundação criou vagas exclusivas para recepcionistas trans e, atualmente, ao menos 10% de seu quadro de colaboradores é formado por pessoas que não se identificam com a cisgeneridade, em setores como pedagogia, biblioteca e diretoria executiva. Brenda comenta a dificuldade que muitas transsexuais e travestis encontram no mercado de trabalho,:


“A maioria atua na área da beleza, muitas porque gostam, mas algumas porque não tiveram escolha, foram obrigadas a ingressarem na área. Eu não tenho nem palavras pra agradecer o carinho que essas pessoas têm por mim, o primeiro dia que eu vim pra cá, fui apresentada em todos os setores da escola, inclusive nas salas de aulas, e fomos muito bem recebidas, principalmente pelos profissionais da instituição.”


Recentes

23/12/2024

Retrospectiva 2024: um ano repleto de incríveis apresentações teatrais

20/12/2024

Espetáculo “Radicalidades Feministas: Porque o Silêncio Também É Fala” estreia em 18/1 na SP Escola de Teatro

19/12/2024

“Desculpa – Uma Inconveniência em 9 Partes” estreia em 18 de janeiro na SP Escola de Teatro

18/12/2024

Inscreva-se no curso de extensão gratuito “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”

17/12/2024

Inscreva-se no curso “Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria”, com Fabio Maleronka

16/12/2024

Jovens em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação CASA assistem a peças na SP Escola de Teatro

13/12/2024

SP Escola de Teatro divulga lista de suplentes convocados para matrícula no processo seletivo 2025/1º semestre

10/12/2024

“Mar Aberto” estreia na cúpula do Theatro Municipal e na SP Escola de Teatro

10/12/2024

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania renova o Selo Igualdade Racial concedido à Adaap, gestora da SP Escola de Teatro

18 de 756 resultado(s)