Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Confira a programação do 2º dia do SP Transvisão 2024 – Semana da Visibilidade Trans

SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), promove de 30 de janeiro a 2 de fevereiro a 12ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans.

O evento, totalmente gratuito, traz palestras, debates, exposição, shows, performances e podcast e é uma das mais importantes iniciativas do tipo no Brasil, feito em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O tema desse ano é “Transcendendo barreiras: políticas e direitos para uma vida plena”.

Confira a programação do segundo dia, 31/1: 

16h – Mesa de debate: “Juventude e adultez: transição social e a construção de uma vida trans”
Com: Andrea Hercowitz, Guilherme Augusto, Ymoirá Micall e Vitor Dell’Orti.

20h: Show com All Ice

21h30: Show com Jupi77er

Sobre o SP Transvisão

O 12º SP Transvisão acontece na semana em que se comemora o Dia da Visibilidade Trans (29/01). Esta edição é produzida por Márcia Daylin, Gustavo Ferreira, Elen Londero e Fernanda D’Umbra, além de contar com o esforço de diversos outros setores da SP Escola de Teatro e com o trabalho de Rachel Rocha, advogada e conselheira da ADAAP, vice presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP, que idealizou o projeto em 2013 ao lado de outros profissionais.

Desde 2013, a iniciativa pioneira da SP Escola de Teatro promove uma série de ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a cultura e o universo LGBTQIA+. Ao longo destes doze anos de evento, foram realizadas mesas de discussão, performances e ações que contaram com a participação de importantes nomes da luta LGBTQIA+, como Laerte, Phedra de Córdoba, Márcia Rocha, Kimberly Luciana, Ingrid Soares, Brenda Oliver e Renata Peron, entre outras estrelas que fizeram história ao celebrar lutas e conquistas dos corpos trans.

Apoio

O SP Transvisão 2024 – 12ª edição é realizado em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo; Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Cidadania; Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Associação Brasileira de Intersexo (ABRAI); Associação Brasileira Profissional para a Saúde Integral de Pessoas Travestis, Transexuais e Intersexo (ABRASITTI); Associação Cultural Educacional Social Dynamite; Associação da Parada LGBT de São Paulo; Casa Florescer; CAE João Nery; Centro de Referência da Diversidade – Brunna Valin (CRD); Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo; Conselho Estadual LGBT; Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Diversa Arte e Cultura; Mães Pela Diversidade; Núcleo de Pesquisa em Saúde e Direitos Humanos LGBT+ (NUDHES); Núcleo de Transmasculinidades da Rede Família Stronger e Rede Família Stronger.

Pioneirismo na diversidade

Desde a sua fundação, a SPET tem desenvolvido importantes projetos artísticos e pedagógicos relativos ao teatro, audiovisual e às artes correlatas. Além disso, ao longo de toda a sua trajetória buscou desenvolver políticas inclusivas e de acessibilidade para os setores mais vulneráveis da sociedade. Ela é uma das pioneiras na empregabilidade trans, e ao menos 10% do quadro de colaboradores da SP é formado por pessoas que não se identificam com a cisgeneridade.

Em 2020, 2022 e 2023, a SP Escola de Teatro recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo – SMDHC-SP, que reconhece boas práticas de diversidade e inclusão em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Em 2019, a Instituição recebeu o Selo Paulista de Diversidade, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, que destaca boas práticas organizacionais relacionadas à inclusão na política de gestão de pessoas das organizações, a preocupação e inclusão das temáticas das pessoas com deficiência, e às questões étnicas, raciais, de gênero, idade, orientação sexual e identidade de gênero, assim como para difundir a cultura de respeito, valorização e promoção da igualdade nos ambientes de trabalho.

+ SP Escola de Teatro e ADAAP recebem Selo de Direitos Humanos e Diversidade

+ SP Escola de Teatro entrevista Rachel Rocha, conselheira da ADAAP

Recentes

11/11/2024

SP Escola de Teatro promove oficinas na Escola Estadual Caetano de Campos

11/11/2024

Entrevista com César Divino, um dos vencedores do Prêmio Solano Trindade 2024

11/11/2024

Eunice Prudente, conselheira da Adaap, ganha entrevista na Folha de S.Paulo

11/11/2024

Peça “Pelas Águas – Um Musical do Velho Chico”, dos estudantes da SP Escola de Teatro, vence Festival de Teatro Profissionalizante Barueri 2024

08/11/2024

Organizações sociais de cultura geram mais de 30 mil postos de trabalho; modelo completa 20 anos em SP

07/11/2024

“Memorial do Futuro Recente” faz nova temporada no Teatro Cacilda Becker de 21 a 24 de novembro

06/11/2024

Estudantes de Dramaturgia apresentam seus textos no Cena Única de 7 a 9 de novembro

05/11/2024

Mostra de Microcenas dos estudantes de Direção acontece neste sábado (9)

04/11/2024

SP Escola de Teatro lança livro “Eternizar Em Escrita Preta 5” em 21 de novembro

45 de 740 resultado(s)