Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta participam de oficina de costura e escrita poética na sede Brás da SP; confira!
Aconteceu na última semana na sede Brás da SP Escola de Teatro a primeira aula da oficina “Escrevendo Memórias Afetivas: Ressignificar e contar histórias”, com o artista visual Wander Rodrigues, destinada exclusivamente para estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta.
Ministrada todas as quintas-feiras até 2 de junho, a iniciativa busca não apenas despertar o lado sensível e poético dos estudantes, mas também propor um espaço de reflexão e reminiscência, incentivando o registro físico das vivências do período vivido no distanciamento social e dos desafios atuais pós-pandemia. Rodrigues afirma que, para as aulas, os participantes utilizam itens que têm em suas próprias casas.
“São tardes de criação! Registro de momentos das nossas vidas. Retalhos e peças de roupas pessoais servirão como pequenos diários para as poéticas e narrativas pessoais”, comentou o artista.
Durante o primeiro encontro, o cenotécnico conheceu os estudantes e apresentou o ateliê da Escola, usado predominantemente por estudantes de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco. Além disso, ensinou já os primeiros passos de sua arte, explicando quais são os materiais, texturas e técnicas adotados para confeccioná-los em roupas e objetos de tecido.
“Tais encontros são feitos do entrelaçamento entre linha, natureza, cor, movimento, brincadeiras, sentimentos e realidade”, contextualiza Rodrigues, que afirma que os participantes da oficina obtêm a experiência da criação e do contato com suas emoções e sentidos.
Dione Leal, analista pedagógica da instituição, acompanhou esse primeiro encontro de perto, proporcionando o acolhimento dos adolescentes e também auxiliando na parte técnica. “Nosso objetivo é oferecer cultura e realizar uma troca de experiências com os estudantes.” afirmou a colaboradora da SP.
Confira algumas imagens da oficina: