Agenda Bonifácio celebra 200 anos da independência com ampla programação; veja os eventos da SP Escola de Teatro
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou na última quarta-feira, 18, a Agenda Bonifácio, plataforma cultural inédita em comemoração aos duzentos anos da independência do país. A iniciativa é um guia completo sobre o tema e foi apresentada pelo governador Rodrigo Garcia e pelo secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão em evento realizado do Museu do Ipiranga, que reabrirá em setembro.
A programação especial da SP Escola de Teatro já está na agenda, com dois eventos artísticos desenvolvidos pela diretoria executiva e o setor de Projetos Especiais e Extensão Cultural. São eles:
Pocket show Cânticos pela Independência (1/09):
Foto por Clara França
A sede Roosevelt recebe o pocket show Cânticos pela Independência com a cantora convidada Maíra Baldaia. A apresentação contará com canções da música popular brasileira que evocam a história do Brasil, fazendo uma reflexão poética no marco do bicentenário da Independência e trazendo à tona a memória histórica feminina e negra. O show também será transmitido ao vivo pelo YouTube da instituição.
Exposição Heroínas da Independência (01/08/2022 a 30/09/2022):
Divulgação
A Exposição Heroínas da Independência apresenta três atrizes retratadas pelo fotógrafo Bob Sousa. Elas surgem caracterizadas como três mulheres que lutaram pela Independência do Brasil: Patrícia Vilela posa como Joana Angélica (imagem), Letícia Soares como Maria Felipa e Anette Naiman como Maria Quitéria, na comemoração do Bicentenário da Independência. A exposição física será na sede Roosevelt, mas com divulgação digital nas redes sociais e site da instituição.
Em breve, divulgaremos mais detalhes dos respectivos projetos.
Agenda Bonifácio
O site interativo vai oferecer ao público uma jornada de conteúdo por meio da linha do tempo, que inicia em 1500 até a atualidade, com curiosidades, notícias sobre a independência, destaques do acervo do Museu do Ipiranga, além de entrevistas com pensadores, historiadores, artistas, descendentes de figuras históricas e personalidades ligadas às programações do calendário. A plataforma inclui também vídeos com informações sobre a época, galeria de fotos e extensa programação cultural.
“Um marco tão importante para a história do país precisa ser celebrado ao longo de um período significativo, suficiente para que muitos eventos sejam comemorados. A plataforma será alimentada até dezembro de 2022 e depois se tornará um registro da celebração do bicentenário”, afirma Sá Leitão.
“Escolhemos o nome de Bonifácio para a Agenda, pois ele foi uma figura importantíssima para o desenvolvimento da Independência do Brasil”, explica o secretário ao relembrar que José Bonifácio é reconhecido por muitos historiadores como o patriarca da independência.
Conheça e navegue pela agenda: https://agendabonifacio.com.br/