Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Dra. Isildinha Baptista Nogueira recebe estudantes da SP Escola de Teatro neste sábado (15)

Acontece das 10h às 12h na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro mais um encontro dos estudantes da Instituição com a Dra. Isildinha Baptista Nogueira, presidente do conselho da ADAAP.

O encontro semestral com os estudantes dos oito cursos técnicos faz parte do Escuta SP, um projeto que visa possibilitar um espaço coletivo e individual, de escuta e fala, tendo em vista a elaboração na esfera da clínica psicanalítica das questões político-pedagógicas enredadas com o teatro, a arte, a cultura, a educação e a sociedade.

A ideia da presidente do conselho da ADAAP e psicanalista do Instituto Sedes Sapientiae, Isildinha Baptista Nogueira, juntando-se aos esforços da equipe pedagógica, é conquistar um ambiente que garanta o melhor acolhimento aos estudantes, docentes e colaboradores.

A psicanálise, neste sentido, propõe uma escuta em grupo e/ou individual com o/a psicanalista, afim de que o/a/e estudante analisado encontre as suas próprias respostas, ressignificando o sofrimento, as dores e os traumas, questões que permeiam os/as/es jovens estudantes nestes tempos difíceis para muitos, sem contar com as mudanças sociais que vimos passando com as políticas de identidade de gênero, classe, sexualidade e etnia, segundo os quais temos sido afetados e afetamos, afetividades que interferem nas relações de ensino-aprendizagem.

+ Leia a entrevista com Isildinha Baptista Nogueira

Isildinha Baptista Nogueira (1954) é mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Fez sua formação nos Ateliers de Psychanalise, em Paris, com Radmila Zygourys, uma das fundadoras da instituição.

Ela é pioneira ao incluir a discussão do corpo no contexto da condição de mulher negra e brasileira e também foi uma das primeiras a abordar com o instrumental psicanalítico tanto a dimensão sociocultural quanto a subjetiva da condição de negro no Brasil.

Em 2022, foi indicada ao Prêmio Jabuti na categoria de não-ficção pelo livro “Cor do Inconsciente: Significações do Corpo Negro”. A obra expõe as raízes do racismo entranhado nas camadas sociais, inclusive adentrado em indivíduos que não se consideram racistas, a partir de um estudo do pensar em si mesma num contexto em que a cor de sua pele é alvo de discriminação.

+ Isildinha Baptista Nogueira fala sobre Letramento Racial

Recentes

16/05/2024

SP Escola de Teatro lança hoje (16) livro em parceria com Universidade de Gda?sk, da Polônia

16/05/2024

Estudantes de Direção apresentam Mostra de Microcenas neste sábado (18)

15/05/2024

Paloma Alecrim, estudante da SP Escola de Teatro, fala da sua luta com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); saiba como apoiá-la!

14/05/2024

Participe da mesa de discussão “LGBTQIAP+ nas Artes”

14/05/2024

Rodolfo García Vázquez, coordenador de Direção da SP Escola de Teatro, é convidado para workshop e palestra em Berlim

10/05/2024

SP Escola de Teatro lança edição 10 da Revista A[L]BERTO

10/05/2024

Veja como foi o curso de extensão “Diálogos, Psicanálise, Teatro – Língua no Divã, Língua no Palco”

09/05/2024

Veja como foram as apresentações finais do curso de extensão “Consciência Corporal Através do Movimento”

09/05/2024

Inscreva-se para o workshop gratuito e presencial “A Pane: olhar de direção”

261 de 795 resultado(s)