Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Dra. Isildinha Baptista Nogueira recebe estudantes no Escuta SP

Aconteceu no último sábado (15), na SP Escola de Teatro, mais um encontro Escuta SP, entre estudantes e Dra. Isildinha Baptista Nogueira, presidente do conselho da ADAAP.

O encontro semestral com os estudantes dos oito cursos técnicos faz parte do projeto que visa possibilitar um espaço coletivo e individual, de escuta e fala, tendo em vista a elaboração na esfera da clínica psicanalítica das questões político-pedagógicas enredadas com o teatro, a arte, a cultura, a educação e a sociedade.

A ideia da presidente do conselho da ADAAP e psicanalista do Instituto Sedes Sapientiae, Isildinha Baptista Nogueira, juntando-se aos esforços da equipe pedagógica, é conquistar um ambiente que garanta o melhor acolhimento aos estudantes, docentes e colaboradores.

+ Leia a entrevista com Isildinha Baptista Nogueira

Isildinha Baptista Nogueira (1954) é mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Fez sua formação nos Ateliers de Psychanalise, em Paris, com Radmila Zygourys, uma das fundadoras da instituição.

Ela é pioneira ao incluir a discussão do corpo no contexto da condição de mulher negra e brasileira e também foi uma das primeiras a abordar com o instrumental psicanalítico tanto a dimensão sociocultural quanto a subjetiva da condição de negro no Brasil.

Em 2022, foi indicada ao Prêmio Jabuti na categoria de não-ficção pelo livro “Cor do Inconsciente: Significações do Corpo Negro”. A obra expõe as raízes do racismo entranhado nas camadas sociais, inclusive adentrado em indivíduos que não se consideram racistas, a partir de um estudo do pensar em si mesma num contexto em que a cor de sua pele é alvo de discriminação.

+ Isildinha Baptista Nogueira fala sobre Letramento Racial

Confira como foi o encontro, nas imagens de Rodrigo Reis.

Recentes

03/06/2026

Inscreva-se para o curso gratuito “Modulações tensivas do corpo”

02/06/2026

Inscreva-se para o curso gratuito “Produção Cultural Hoje: Projeto, programação e curadoria”

02/06/2026

Fotos: evento com os estudantes da E.E. Padre Anchieta na SP Escola Superior de Teatro

01/06/2026

Inscrições abertas para o curso gratuito “Voz e fala – Identidade, desempenho e criação da personagem”

28/05/2026

Processo Seletivo 2026/2º semestre da SP Escola Superior de Teatro: edital de local, dias e horários das avaliações do Primeiro Momento

27/05/2026

Fotos: veja como foram os dois dias do Cena Única na SP Escola Superior de Teatro

27/05/2026

Processo Seletivo 2026/2º semestre da SP Escola Superior de Teatro: confira a lista definitiva de inscritos

26/05/2026

Fotos: “O Veneno do Teatro” na SP Escola Superior de Teatro

25/05/2026

Fotos: palestra “Empreendedorismo Cultural” na SP Escola Superior de Teatro

9 de 1145 resultado(s)