Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2024

A Mostra de Experimentos do primeiro semestre de 2024 dos estudantes dos oito cursos técnicos da SP Escola de Teatro acontece a partir de amanhã (25). Nos dias 25 a 28 de junho e nos dias 1 e 2 de julho, nos períodos da manhã e tarde, os estudantes se apresentam nas unidades Roosevelt e Brás da SPET.

A mostra apresenta ao público os frutos das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre e são, ao todo, 16 montagens produzidas e encenadas presencialmente. São oito núcleos em cada módulo, azul e verde, e cada grupo apresenta seu espetáculo três vezes ao longo da semana. Cada apresentação tem duração de até 25 minutos.

Cada núcleo é composto por estudantes das oito linhas de estudo da Escola: Atuação, Dramaturgia, Direção, Sonoplastia, Iluminação, Cenografia e Figurino, Humor e Técnicas de Palco.

É possível baixar aqui o programa da Mostra dos Estudantes 2024, com detalhes de cada apresentação e locais e horários de cada grupo.

As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

+ Conheça os cursos técnicos da SP Escola de Teatro

Propostas pedagógicas do semestre

Nesse semestre, os estudantes do módulo azul trabalharam o eixo Performatividade; o operador “Circo e teatro: aproximações e conflitos” – Mario Bolognesi e “Palhaços: Multiplicidade, Performance e Hibridismo” – Lili Castro; o material “O conflito entre a tradição e o contemporâneo nas artes circenses” (Assistir a espetáculos de circo e outras linguagens que representem as artes circenses para desenvolver uma dramaturgia performativa); e artistas pedagogas Hotxuá, o palhaço sagrado – filme de Letícia Sabatella e King Kong Fran – Espetáculo, Trupe Lona Preta, Circo no Beco, Leo Bassi.

Já o módulo verde trabalhou o eixo Personagem/Conflito; o operador “O circo era uma escola única e permanente”- Erminia Silva; o material Histórias de Circo (Entrevistas com circenses itinerantes, grupos, coletivos de linguagem circense e artistas circenses de rua, buscar histórias para elaboração de texto dramatúrgico); e a/o artista pedagoga/o Os Fofos Encenam, Circo Teatro Guaracyaba, Circo Teatro Palombar, Circo Teatro Tubinho.

Os assuntos foram constantemente debatidos e fundamentaram as discussões do semestre ao oferecerem um rico material pedagógico que, explorado pelos estudantes, serviu de base para a construção dos experimentos cênicos que serão apresentados nessa semana e na próxima.

Recentes

02/02/2026

Fotos: curso “Narrativas em Movimento: Laboratório de Criação e Escuta em Roteiro Audiovisual”

02/02/2026

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam em Santa Bárbara D’Oeste nesse sábado (7)

30/01/2026

Diana Mendes é a nova coordenadora pedagógica da SP Escola de Teatro; leia nossa entrevista

30/01/2026

SP Escola de Teatro abre seleção para Bolsa-Oportunidade do 1º semestre de 2026 para seus estudantes

29/01/2026

SP Escola de Teatro inicia novo semestre letivo investigando o tema das mudanças climáticas e futuros distópicos

28/01/2026

Egressos da SP Escola de Teatro são selecionados para o Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro

27/01/2026

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam nas cidades de Cubatão, Santa Bárbara D’Oeste e Praia Grande

16/01/2026

SP Escola de Teatro promove programação especial com foco na visibilidade trans

12/01/2026

3 cursos gratuitos de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro estão com inscrições abertas; participe!

9 de 1063 resultado(s)