Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2024

A Mostra de Experimentos do primeiro semestre de 2024 dos estudantes dos oito cursos técnicos da SP Escola de Teatro acontece a partir de amanhã (25). Nos dias 25 a 28 de junho e nos dias 1 e 2 de julho, nos períodos da manhã e tarde, os estudantes se apresentam nas unidades Roosevelt e Brás da SPET.

A mostra apresenta ao público os frutos das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre e são, ao todo, 16 montagens produzidas e encenadas presencialmente. São oito núcleos em cada módulo, azul e verde, e cada grupo apresenta seu espetáculo três vezes ao longo da semana. Cada apresentação tem duração de até 25 minutos.

Cada núcleo é composto por estudantes das oito linhas de estudo da Escola: Atuação, Dramaturgia, Direção, Sonoplastia, Iluminação, Cenografia e Figurino, Humor e Técnicas de Palco.

É possível baixar aqui o programa da Mostra dos Estudantes 2024, com detalhes de cada apresentação e locais e horários de cada grupo.

As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

+ Conheça os cursos técnicos da SP Escola de Teatro

Propostas pedagógicas do semestre

Nesse semestre, os estudantes do módulo azul trabalharam o eixo Performatividade; o operador “Circo e teatro: aproximações e conflitos” – Mario Bolognesi e “Palhaços: Multiplicidade, Performance e Hibridismo” – Lili Castro; o material “O conflito entre a tradição e o contemporâneo nas artes circenses” (Assistir a espetáculos de circo e outras linguagens que representem as artes circenses para desenvolver uma dramaturgia performativa); e artistas pedagogas Hotxuá, o palhaço sagrado – filme de Letícia Sabatella e King Kong Fran – Espetáculo, Trupe Lona Preta, Circo no Beco, Leo Bassi.

Já o módulo verde trabalhou o eixo Personagem/Conflito; o operador “O circo era uma escola única e permanente”- Erminia Silva; o material Histórias de Circo (Entrevistas com circenses itinerantes, grupos, coletivos de linguagem circense e artistas circenses de rua, buscar histórias para elaboração de texto dramatúrgico); e a/o artista pedagoga/o Os Fofos Encenam, Circo Teatro Guaracyaba, Circo Teatro Palombar, Circo Teatro Tubinho.

Os assuntos foram constantemente debatidos e fundamentaram as discussões do semestre ao oferecerem um rico material pedagógico que, explorado pelos estudantes, serviu de base para a construção dos experimentos cênicos que serão apresentados nessa semana e na próxima.

Recentes

07/11/2022

Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, apresenta o projeto da instituição no colóquio Artes, Linguagens e Memórias na Amazônia, da UFPA

01/11/2022

Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção da SP Escola de Teatro, faz novas e prósperas parcerias com universidades europeias após viagem acadêmica

28/10/2022

Isildinha Baptista Nogueira, conselheira da Adaap, é uma das finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Ciências

28/10/2022

Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, é destaque nas Páginas Amarelas da revista Veja São Paulo

13/10/2022

Helena Ignez, importante figura feminina da cultura brasileira, é uma das novas Conselheiras da Adaap. Confira sua entrevista!

13/10/2022

Nova integrante do Conselho da Adaap, a psicanalista Isildinha Baptista Nogueira simboliza a contribuição da psicanálise ao teatro. Confira sua entrevista!

06/10/2022

Estudantes do curso técnico da SP oferecem oficinas de Jogos Teatrais para crianças e jovens bolivianos moradores do Brás

05/10/2022

Programa Oportunidades cria parceria com a ABAPE para atender crianças e jovens

29/09/2022

Programa Oportunidades firma parceria com o Serviço de Medidas Socioeducativas e acolhe jovens em período de ressocialização

837 de 943 resultado(s)