Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

José Miguel Wisnik inicia o semestre letivo com os novos estudantes da SP Escola de Teatro

Como aula inaugural para os novos estudantes dos módulos Amarelo e Vermelho no segundo semestre de 2024, a SP Escola de Teatro recebeu no último dia 6 um convidado muito especial: José Miguel Wisnik.

Wisnik é um dos músicos, compositores e ensaístas de maior destaque da cena cultural brasileira. Gravou discos como “São Paulo Rio” e “Pérolas aos Poucos”, trabalhando ao longo da carreira com nomes como Elza Soares, Tom Zé, Arthur Nestrovski e Alaíde Costa.

Já como escritor e ensaísta, publicou livros de destaque como “O Som e o Sentido” (Companhia das Letras, 1989) e “Maquinação do Mundo: Drummond e a Mineração” (Companhia das Letras, 2018).

Um de seus livros fala da maior paixão brasileira, o futebol. É “Veneno Remédio: O Futebol e o Brasil” (Companhia das Letras, 2008). Justamente, ele está entre as leituras que comporão as propostas pedagógicas aos estudantes desse semestre, que trabalharão com o tema do futebol para guiarem seus estudos e nortearem a criação de seus experimentos finais.

Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro, recebeu Wisnik e falou aos ouvintes: “Lemos muito Wisnik na Escola, ele sempre esteve presente aqui conosco, mais do que ele imagina! E nesse semestre, em especial, vamos nos debruçar em muitas de suas obras e as tantas questões que ela levanta”, disse.

“Futebol é teatro. Dispositivo de dar a ver, que se mostra, pensando na etimologia do grego. Futebol é um tremendo teatro em si mesmo, então transformar futebol em teatro é muito difícil. Nelson Rodrigues disse que uma simples pelada tem uma complexidade shakespeariana”, explicou Wisnik.

+ Veja como foi a recepção aos novos estudantes 

Assista à aula de José Miguel Wisnik.

Recentes

26/02/2026

Primeiro dia da Mostra de Microcenas acontece em 28/2 na SP Escola de Teatro

25/02/2026

Fotos: estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam em Praia Grande

24/02/2026

Fotos: artistas suecos apresentam suas performances na SP Escola de Teatro

23/02/2026

Fotos: estudantes de dois cursos de Extensão Cultural promovem apresentação final na SP Escola de Teatro

19/02/2026

Guilherme Bonfanti lança Cadernos de Luz na SP Escola de Teatro em 2 de março

13/02/2026

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam gratuitamente em Praia Grande em 21/2

13/02/2026

Artistas suecos Carima Neusser e Per Hüttner se apresentam gratuitamente na SP Escola de Teatro em 20/2

12/02/2026

Fotos: estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam em Santa Bárbara D’Oeste

11/02/2026

Espetáculo “Pietá, um fractal de memórias” estreia na SP Escola de Teatro em 28/2

27 de 1100 resultado(s)