Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Biblioteca da SP Escola de Teatro recebe doação de quase 2 mil livros de Cacá Rosset

A Biblioteca da SP Escola de Teatro, localizada na unidade Brás, conta com um acervo de mais de 15 mil livros, compondo uma das mais importantes coleções do estado em temas como teatro, artes performáticas, literatura e humanidades.

Sua formação começou em 2010, com ampla aquisições de livros e também com importantes doações, como as de Ivam Cabral, Emílio Di Biasi, Alberto Guzik e Christiane Riera. Outra doação seminal foi a coleção completa de Antonio Abujamra (1932-2015), gerando em 2019 o Acervo Antonio Abujamra – também localizado na unidade Brás e com visitas abertas via agendamento – , com mais de 5.400 livros.

Agora, a Biblioteca recebe mais uma importante contribuição de uma das figuras mais importantes do teatro brasileiro: Cacá Rosset.

O diretor e ator, um dos fundadores do Teatro do Ornitorrinco, doou em 2023 quase 2 mil livros de sua coleção particular. Agora, no segundo semestre de 2024, a SP Escola de Teatro conclui a listagem, limpeza e catalogação de todas as obras, que serão incorporadas ao acervo e disponibilizadas para leitura e empréstimo ao público.

São exatos 1.868 itens, entre livros (1.609), revistas, discos de vinil e fitas VHS. Entre as obras, estão livros de grandes nomes do teatro, como Bertolt Brecht, William Shakespeare, Molière, Eric Bentley, Alfred Jarry, Anton Tchekhov, Boris Vian, Georges Feydeau, Christopher Durang. Há muita dramaturgia e também livros teóricos sobre texto, direção, maquiagem e figurino, entre outros temas.

Ainda será possível encontrar livros de August Strindberg, Henrik Ibsen, Cynthia Heimel, Tennessee Williams, Dario Fo, Yasmina Reza, Thomas Bernhard, Samuel Beckett, Peter Weiss e Leilah Assunção.

Brecht é o autor de maior destaque na coleção, com 134 livros.

“O acervo de Cacá Rosset desempenhará um papel fundamental na formação de artistas excepcionais e no enriquecimento da comunidade teatral, servindo como uma fonte valiosa de conhecimento e inspiração para todos os seus usuários. Além do valor monetário, é imprescindível destacar o valor intelectual do acervo”, pontua Mônica Madureiro, bibliotecária da SP Escola de Teatro.

+ Você pode pegar emprestado livros na Biblioteca da SP Escola de Teatro

Sobre Cacá Rosset

Fundador do Teatro do Ornitorrinco, junto a Maria Alice Vergueiro e Luiz Roberto Galizia, se formou em Direção Teatral na ECA-USP. Como ator, fez os filmes Desmundo, Tapete Vermelho e Onde Andará Dulce Veiga?. Como diretor de teatro, montou peças de Brecht, Strindberg, Shakespeare, Molière, Jarry e Humberto Robles.

Com sua trupe, se apresentou em mais de 40 cidades do exterior, em festivais como o New York Shakespeare Festival, o Festival Internacional de Cádiz (Espanha), o Festival de Manizales (Colômbia) e o Festival Latino da Cidade do México.

Na TV, atuou na novela Sangue do Meu Sangue, no SBT, e apresentou os programas Domingo Paulista (Record) e Cadeira de Barbeiro (Manchete), além de ter atuado como comentarista esportivo.

Recentes

20/01/2023

Confira como foi o lançamento do livro Athos Abramo – O Crítico Reencontrado, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, com a presença ilustre dos autores

20/01/2023

11ª edição da SP TRANSVISÃO celebra a visibilidade Trans de 23 a 29 de janeiro de 2023 na SP Escola de Teatro

18/01/2023

Gabriel Barone, estudante egresso da SP Escola de Teatro, fala sobre a importância de sua formação ao assumir coordenadoria no Theatro Municipal de São Paulo

17/01/2023

Lançamento do livro Athos Abramo – O Crítico Reencontrado é destaque na imprensa paulistana; confira!

16/01/2023

SP Escola de Teatro e Festival de Curitiba criam oito cursos online sobre artes cênicas disponibilizados na plataforma digital CACO

13/01/2023

Curso de Introdução ao Malabarismo abre o calendário da Extensão Cultural, na sede Brás da SP Escola de Teatro

10/01/2023

Ivam Cabral, diretor executivo, e Maria Bonomi, presidente do conselho de administração da ADAAP, conquistam a Medalha M.M.D.C Caetano de Campos, maior honraria do Governo do Estado na área da Educação

09/01/2023

SP Escola de Teatro convida todas e todos para o lançamento do livro Athos Abramo – O Crítico Reencontrado, na quinta, 19 de janeiro

06/01/2023

Produção da SP Escola de Teatro reconstrói calçada do prédio histórico da sede Brás!

819 de 960 resultado(s)