Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Marcelo Flecha publica artigo sobre iluminocenografia e compila memórias de sua trajetória artística

Encenador, dramaturgo, cenógrafo, iluminador e pesquisador teatral, membro fundador da Pequena Companhia de Teatro (São Luís, MA), Marcelo Enrique Flecha é um importante nome da cena teatral contemporânea no Brasil.

Ele acaba de publicar, convidado pela revista A Luz Em Cena, o artigo “Memorial técnico de artesanias iluminocenográficas: desenvolvendo tecnologia a partir da obsolescência ou Tópicos, apontamentos e derrisões de um iluminador dedicado ao pensamento não acadêmico”.

No trabalho, Flecha aborda diversos conceitos pensados em suas pesquisas ao longo das últimas décadas, como elemento iluminocenográfico, dramaturgia da luz e teatro polidramático (este criado dentro das pesquisas da Pequena Companhia de Teatro).

“Não é um artigo tradicional, com formato acadêmico. Utilizo em contraponto um formato de relato e memória, buscando estabelecer um registro sistemático de meus trabalhos das últimas décadas e como se deu a trajetória do que chamo de iluminocenografia”, conta Marcelo Flecha ao site da SP Escola de Teatro.

No trabalho, Flecha aborda conceitos e criações de peças como “Pai & Filho”, “Entre Laços” e “O acompanhamento”.

O artigo, indicado para leitura aos estudantes da SP Escola de Teatroestá disponível no blog de Guilherme Bonfanti, coordenador da linha de estudo em Iluminação da Escola.

Recentes

18/03/2026

SP Escola de Teatro recebe a peça canadense “Cock” de 2 a 4 de abril

17/03/2026

Programa Oportunidades divulga lista de classificação final para Bolsa-Oportunidade 2026/1º semestre

16/03/2026

Fotos: espetáculo “Pietá, um fractal de memórias” na SP Escola de Teatro

13/03/2026

Inscrições abertas para a oficina gratuita “Dramaturgias do teatro e do audiovisual”

12/03/2026

Fotos: Oficina formativa de produção cultural

12/03/2026

Programa Oportunidades divulga lista de classificação provisória para Bolsa-Oportunidade 2026/1º semestre

11/03/2026

Inscrições abertas para o workshop internacional e gratuito “Taller de Cabaret”

10/03/2026

SP Escola de Teatro entrevista o artista sueco Per Hüttner

09/03/2026

Fotos: Selo Phedra lança “Cadernos de Luz”, de Guilherme Bonfanti

9 de 1099 resultado(s)