Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Marcelo Flecha publica artigo sobre iluminocenografia e compila memórias de sua trajetória artística

Encenador, dramaturgo, cenógrafo, iluminador e pesquisador teatral, membro fundador da Pequena Companhia de Teatro (São Luís, MA), Marcelo Enrique Flecha é um importante nome da cena teatral contemporânea no Brasil.

Ele acaba de publicar, convidado pela revista A Luz Em Cena, o artigo “Memorial técnico de artesanias iluminocenográficas: desenvolvendo tecnologia a partir da obsolescência ou Tópicos, apontamentos e derrisões de um iluminador dedicado ao pensamento não acadêmico”.

No trabalho, Flecha aborda diversos conceitos pensados em suas pesquisas ao longo das últimas décadas, como elemento iluminocenográfico, dramaturgia da luz e teatro polidramático (este criado dentro das pesquisas da Pequena Companhia de Teatro).

“Não é um artigo tradicional, com formato acadêmico. Utilizo em contraponto um formato de relato e memória, buscando estabelecer um registro sistemático de meus trabalhos das últimas décadas e como se deu a trajetória do que chamo de iluminocenografia”, conta Marcelo Flecha ao site da SP Escola de Teatro.

No trabalho, Flecha aborda conceitos e criações de peças como “Pai & Filho”, “Entre Laços” e “O acompanhamento”.

O artigo, indicado para leitura aos estudantes da SP Escola de Teatroestá disponível no blog de Guilherme Bonfanti, coordenador da linha de estudo em Iluminação da Escola.

Recentes

31/03/2022

TBT: Relembre a visita de Nathalia Timberg à SP Escola de Teatro em 2016!

31/03/2022

Hugo Possolo, coordenador de atuação, encena solo no 30º Festival de Curitiba e fala como a SP o transformou como artista

30/03/2022

Panorama das artes; saiba como foram as conversas sobre Humor, Técnicas de palco, cenografia e figurino e sonoplastia na SP Escola de Teatro

29/03/2022

SP Escola de Teatro fecha parceria em 2022 com a Universidade São Judas para acolhimento psicológico gratuito

28/03/2022

Sede Brás da SP diverte crianças da região com ação educativa sobre Mulheres do mundo promovida pelo Programa Kairós

23/03/2022

Panorama das artes: saiba como foram as conversas sobre direção, atuação, iluminação e dramaturgia na SP Escola de Teatro

17/03/2022

Diretor e dramaturgo Gerald Thomas ministra palestra na SP Escola de Teatro para estudantes do curso técnico

14/03/2022

Profa. Dra. Eunice Prudente passa a integrar o Conselho de Administração da Adaap, associação que gere o projeto da SP

07/03/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 1º semestre de 2022 em conversa com a artista Tânia Farias

927 de 942 resultado(s)