Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Veja como foi o início do curso “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”

Começou no último dia 3 na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco o curso de extensão gratuito “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”, ministrado pela artista Antonia Vilarinho Cardoso.

Nas aulas, os estudantes terão contato com uma abordagem introdutória sobre os aspectos históricos e conceituais das pedagogias das comicidades pretas, além de estudar as culturas pretas e suas epistemologias relacionadas à comicidade preta e afro-indígena.

Antonia Vilarinho Cardoso é mulher preta, doutora e mestra-pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC, com a pesquisa Palhaçaria de Terreiro- Um Caminho de Corporeidades Afro centradas para Processos Criativos des Palhaces.

Mãe-atípica e neuro adversa, palhaça, capoeirista e artista-pesquisadora, diretora residente no Centro Coreográfico do Estado do Rio de Janeiro, orientando a pesquisa cruzando com a dança a Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga com direção de espetáculo. É artista há mais de trinta anos, iniciando em Brasília.

+ Confira os cursos de extensão gratuitos com inscrições abertas

Confira como foi a aula inaugural, nas imagens de Clara Silva.

Recentes

12/12/2022

Estudantes e colaboradores da SP Escola de Teatro marcam presença no lançamento da instalação Carolina Maria de Jesus, na Biblioteca Adelpha Figueiredo

12/12/2022

Confira quem são os vencedores do Prêmio Solano Trindade 2022

05/12/2022

Ivam Cabral e Marcio Aquiles viajam para Bruxelas para receberem prêmio internacional da ADAAP

02/12/2022

Exposição idealizada pela SP Escola de Teatro e Biblioteca Adelpha Figueiredo homenageia Carolina Maria de Jesus em instalação biográfica

30/11/2022

Pauliina Hulkko, pesquisadora artística finlandesa, fala sobre sua experiência pedagógica na SP Escola de Teatro. Confira a entrevista!

30/11/2022

Programa Oportunidades cria parceria com o centro cultural Casa 1 para atender jovens LGBT+

29/11/2022

Crianças e jovens imigrantes e refugiados se divertem na sede Brás da SP Escola de Teatro em nova edição do Tendas da Cidadania

29/11/2022

Marcia Tiburi e Giovana Echeverria apresentam proposições teatrais sobre a residência artística Um Fascista no Divã aos estudantes da SP Escola de Teatro

28/11/2022

Processo Seletivo 1/2023 – Confira os dias e horários das avaliações do segundo momento

864 de 989 resultado(s)