Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Penguin & Companhia das Letras lança livro na SP Escola de Teatro em 25/3

Acontece em 25/3 às 19h, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o lançamento do livro “Antologia do Teatro Brasileiro, vol.2”, com organização de Alexandre Mate, Pedro Schwarcz e Rodrigo Morais Leite, editado pela Penguin & Companhia das Letras.

Após bate-papo com os três pesquisadores, haverá sessão de autógrafos.

Nesta antologia, estão reunidas obras de diferentes vertentes, mostrando as muitas facetas de um século fundador da literatura. Temos o histórico Antonio José, de Gonçalves de Magalhães; uma obra lírica, Leonor de Mendonça, de Gonçalves Dias; e um mergulho no fantástico com Macário, de Álvares de Azevedo, complementado por Noite na taverna, do mesmo autor. Segue-se Mãe, ponto de inflexão na carreira de José de Alencar, e Cancros sociais, texto de denúncia moral de Maria Angélica Ribeiro.

Juntas, essas peças montam a complexa cartografia de um país em formação e de um teatro plural, vibrante, com diferentes linhas de força estilística e anseios sociais que ressoam até os dias de hoje.

No século XIX, a preocupação com a criação de um imaginário distintamente brasileiro encontrou no teatro uma via para dar corpo a esse projeto. Os dramas que compõem esta antologia representam uma dramaturgia voltada à estetização e à problematização de questões ligadas à realidade social, da posição da mulher na sociedade à escravidão.

Selo Lucias

O professor e pesquisador Alexandre Mate é um parceiro de longa data do Selo Lucias, selo editorial da SP Escola de Teatro que, desde 2020, publica livros gratuitos ao público no campo das artes cênicas e outras artes.

Ele organizou em 2024 o livro “Breves Apontamentos Sobre o Teatro Nas_Das_Pelas Periferias Brasileiras”. Em 2023, foi um dos organizadores da obra “Teatro de Grupo Em Tempos de Ressignificação”.

Recentes

12/07/2023

Selo Lucias lança “Memórias do Cine Bijou” nesse sábado (15); imprensa destaca livro

11/07/2023

Estudantes da SP Escola de Teatro realizam performance itinerante sob orientação de Morgana Olívia Manfrin

10/07/2023

SP Escola de Teatro recebe João Silvério Trevisan para lançamento de livro e bate-papo

10/07/2023

Resultado – Transferência interna 2023/2

07/07/2023

Curso “Dança Para Além Dos Muros” recebe inscrições até 19/7

06/07/2023

SP Escola de Teatro se despede de Zé Celso

06/07/2023

Confira como foi o encerramento das oficinas teatrais realizadas para crianças e mulheres imigrantes

06/07/2023

SP Escola de Teatro oferece cinco vagas para imigrantes e refugiados; confira o edital

05/07/2023

Inscrições abertas para o workshop “Técnicas Circenses”, com Miguel Bambulino

621 de 890 resultado(s)