Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Workshop de dança gratuito “Práticas de Gumboot” acontece neste sábado (7) na SP Escola de Teatro

Acontece neste sábado (7) das 10h às 13h na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro o workshop presencial e gratuito “Práticas de Gumboot”, aberto aos estudantes da Escola e ao público em geral.

O workshop é oferecido pelos estudantes da SP Escola de Teatro Indy Naíse, Miguel Menezzes, Pretominho, Paola Romero, Hebert Gonçalves e Umamba Shaba.

Contam os estudantes: “A aula será uma vivência rítmica e coletiva que transforma o corpo em instrumento de comunicação e memória. Com aquecimento corporal e vocal, exploremos batidas nas botas, palmas e gestos marcados por força, escuta e presença. Uma experiência potente que une movimento, ritmo e ancestralidade.”

Sobre a dança Gumboot

O Gumboot Dance é uma prática tradicional da África do Sul que nasce dentro das minas de ouro, em um dos contextos mais violentos do regime do Apartheid. Homens negros, submetidos a condições precárias de trabalho, eram obrigados a usar botas de borracha para suportar os túneis constantemente alagados. Nessa realidade silenciosa, onde a comunicação verbal era proibida, eles criaram um código corporal: batidas nas botas, palmas, assobios e ritmos precisos se tornaram um idioma compartilhado. Um idioma feito de som, suor e solidariedade.

Essa dança, que surgiu como forma de comunicação e sobrevivência, transformou-se com o tempo em arte viva — uma performance potente, de grande impacto visual e sonoro, que se sustenta no coletivo, no ritmo e no simbolismo. Hoje, o gumboot é muito mais do que uma dança: é um gesto de memória, um chamado à escuta do corpo, um espaço performativo que carrega história e presença.

Recentes

10/08/2023

Ivam Cabral relembra Aderbal Freire-Filho

09/08/2023

Confira como foi o show de Cris Cunha no SP Música

08/08/2023

Crítica de “Dans la Mesure de l’Impossible”, de Tiago Rodrigues, no Festival de Avignon

08/08/2023

Residência artística “Isto Não É Uma Democracia” estreia em 25/8 na SP Escola de Teatro

07/08/2023

SP Escola de Teatro entrevista Danilo Santos de Miranda, conselheiro da ADAAP

04/08/2023

SP Escola de Teatro recebe novos estudantes nesse sábado (5)

04/08/2023

SP Escola de Teatro abre seleção para Bolsa-Oportunidade do 2º semestre de 2023

03/08/2023

ADAAP inaugura a E.L.A. – Escola Livre de Audiovisual de 2023 com oito cursos gratuitos; inscreva-se!

03/08/2023

Coordenador de Extensão Cultural, Miguel Arcanjo é convidado do FIT Rio Preto 2023

585 de 890 resultado(s)