Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Egressos da SP Escola de Teatro estreiam documentário sobre Leci Brandão

Celebrando os 80 anos de vida e 50 anos de carreira da artista e deputada estadual Leci Brandão, o documentário “LECI” acabou de ser lançado em junho, no In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, com sessões na Cinemateca Brasileira, Cine Sesc, Cine Olido e outras salas.

A produção envolve dois egressos do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco: Anderson Lima, diretor e produtor do filme, e Danilo Dal Lago, responsável pela produção executiva e aprovação do projeto na Lei Paulo Gustavo.

Anderson trabalhou por mais de uma década na gravação de depoimentos que compõem a obra, e teve a colaboração de Danilo na etapa final, para aprovação de um projeto que viabilizou a finalização e lançamento do filme. A realização é assinada pelo Instituto Encontro Cultural, entidade de Diadema.

Leci Brandão é uma das precursoras da música com consciência social no Brasil. Sambista, militante e segunda deputada negra na história da Assembleia Legislativa de São Paulo, Leci transformou sua vida numa luta por mais diversidade e justiça social, sempre trazendo à tona a perspectiva do povo, seu ambiente, necessidades e desejos. No filme, diversas personalidades refletem sobre sua importância nesses 80 anos de vida e 50 de carreira, enfatizando seu protagonismo na cena musical e em assuntos que hoje estão na crista da onda, mas que sempre estiveram em suas canções e posicionamentos.

A produção acompanha sua jornada desde a infância no Rio de Janeiro até sua atuação política como deputada estadual em São Paulo, destacando marcos importantes, como sua entrada na ala de compositores da Mangueira. A obra também ressalta sua voz marcante, que se tornou símbolo de denúncia e esperança para o povo negro e periférico, traduzindo em versos as lutas e os sonhos da comunidade.

Com 70 minutos de duração, o documentário estreou em junho na Mostra Brasil da 17ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, realizado em São Paulo de 11 a 22 de junho.

Recentes

20/01/2022

10ª edição da SP Transvisão, promovido pela ADAAP, mostra força do universo LGBTQIA+ com shows, debates e documentário; confira a programação!

15/12/2021

Maria Adelaide Amaral e Danilo Santos de Miranda, conselheiros da Adaap, são agraciados no 11º Prêmio Governo do Estado de São Paulo

23/11/2021

Adaap recebe Selo Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

23/10/2021

Cinemateca Brasileira 75 anos: Importância histórica é tema de vídeo da SP Escola de Teatro, Adaap e Apaci com narração de Nicole Puzzi

31/08/2021

Adaap forma rede de pesquisa e convoca grupos de interior e litoral para participação em livro

20/07/2021

Vídeo poético da Adaap homenageia Lucia Camargo, pioneira das artes no Brasil

25/01/2021

Adaap celebra o teatro paulistano ao lançar livro no aniversário de São Paulo

25/01/2021

TV Globo entrevista Ivam Cabral e destaca livro da Adaap sobre Teatro de Grupo em SP

22/04/2020

Vindo de Londres, certificado de Prêmio Internacional chega na Adaap

1008 de 1011 resultado(s)