Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Conselheira da ADAAP, artista visual Maria Bonomi ganha retrospectiva histórica no Paço Imperial

A ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça), organização social de cultura responsável pela gestão da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco desde sua fundação em 2009, está em festa!

A artista visual premiada internacionalmente Maria Bonomi, que faz parte do seu Conselho Administrativo, acaba de ganhar uma retrospectiva história no Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial, no Rio de Janeiro.

Aos 90 anos, Bonomi celebra mais de sete décadas de carreira com 250 obras, incluindo trabalhos inéditos.

A abertura da retrospectiva “A arte de amar, a arte de resistir”, que tem curadoria de Paulo Herkenhoff e Maria Helena Peres, acontece no sábado, 6/9, às 15h. A exposição fica em cartaz até 16/11.

A mostra reúne xilogravuras, esculturas, cenários, figurinos e trabalhos em arte pública, passando por temas como brasilidades, povos originários, homoafetividades, política, injustiças sociais, guerras e resistências. 

“É uma conquista e também um agradecimento ao país que me recebeu”, disse a artista ítalo-brasileira ao jornal O Globo.

Maria Bonomi é uma artista visual ítalo-brasileira e doutora pela ECA/USP. Ela trabalha como gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora. Já foi conselheira da Fundação Osesp, da Academia Latino-Americana de Arte (ALA), da Associação Profissional dos Artistas Plásticos de São Paulo e do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi.

Recentes

01/12/2025

Entrevista com Blendon Cassio, um dos vencedores do Prêmio Solano Trindade 2025

01/12/2025

Entrevista com Clarissa Roberta, uma das vencedoras do Prêmio Solano Trindade 2025

01/12/2025

Entrevista com Ray Ariana, uma das vencedoras do Prêmio Solano Trindade 2025

28/11/2025

SP Escola de Teatro divulga lista de aprovados do processo seletivo 2026/1º semestre

28/11/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 2º semestre de 2025

27/11/2025

Fotos: veja como foi a exposição “Tela Preta: o que queremos?”

26/11/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro embarcam para intercâmbio gratuito em Portugal

26/11/2025

Notícias Fotos: estudantes de Cenografia e Figurino promovem exposição “A Linha da Materialidade”

25/11/2025

SP Escola de Teatro lança a revista A[L]BERTO 12 e o livro Eternizar em Escrita Preta – Vol. 6 em 3/12

9 de 1039 resultado(s)