Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Confira um panorama geral da 1ª Edição do Seminário "O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo", ação da SP Escola de Teatro em parceria com o Itaú Cultural

Na última semana, a Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), Instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Gestora da SP Escola de Teatro, em conjunto com o Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural, promoveu a 1ª Edição do Seminário "O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo". O evento foi integralmente online e contou com 6 encontros que trouxeram debates com artistas e especialistas sobre o trabalho das diversas companhias teatrais dentro e fora da capital paulista. 

Ao longo da semana, foram propostas múltiplas discussões para discorrer sobre tal assunto, que é fundamental e pouco abordado, nesse contexto, um dos objetivos da ação foi o de promover mais visibilidade aos trabalhos artísticos de grupos do interior e litoral paulista. 

 Para Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas do IC, o seminário foi essencial e pioneiro por identificar a necessidade do reconhecimento da multiplicidade de coletivos teatrais em São Paulo. A gerente explicou que tal mapeamento é relevante para construção de uma memória cultural que possibilitará futuros estudos e pesquisas sobre o tema e, além disso, também permite ao público conhecer melhor como tais núcleos artísticos se estruturam na atualidade. 

O fenômeno do teatro de grupo é um dos temas centrais de pesquisa da SP, que em 2021 celebrou seus 10 anos de existência com o lançamento do livro Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo e na Grande São Paulo: Criações Coletivas, Sentidos e Manifestações em Processos de Lutas e de Travessias.

Obra que traz um importante e pioneiro registro histórico com textos de 194 coletivos da Grande São Paulo, nos quais são apresentados seus repertórios, processos criativos, métodos de trabalho, principais parcerias e visões acerca da função do teatro. Tal projeto foi realizado numa parceria da Escola com a Secretaria Municipal de Cultura, e contou com a colaboração de historiadores, pesquisadores, críticos de teatro e artistas. Sua organização foi encabeçada por grandes nomes da cena teatral brasileira, muitos dos quais estarão presentes nas reuniões do Seminário, como Ivam Cabral, Alexandre Mate, Elen Londero, Joaquim Gama e Marcio Aquiles. 

Veja a seguir um panorama geral do evento!:


Mesa de Abertura


O seminário teve início com as falas dos idealizadores do projeto: Alexandre Mate, Ivam Cabral e Carlos Gomes. Esses comentaram acerca de aspectos gerais do tema que foi tratado ao longo da semana. O diretor executivo da SP, Ivam Cabral, enriqueceu sua fala trazendo para o público uma reflexão sobre o poema Primavera, de Cecília Meireles:

“Eu quero agradecer ao Itaú Cultural, que abraçou esse projeto que nós estamos apenas começando. Esse processo tem sido muito interessante, é uma maneira que encontramos para deixar esse mapa (de coletivos) vivo em nossas vidas. Eu acho que estamos indo para o último tempo de uma partida muito difícil, estamos em um momento em que tudo pode mudar. Nós temos em nossas mãos a possibilidade de mudança, e eu estou chamando esse momento de primavera, e que com a primavera a gente consiga fazer esses trajetos todos. ”

Alexandre Mate, uma das figuras centrais na concepção e desenvolvimento da obra Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo e na Grande São Paulo: Criações Coletivas, Sentidos e Manifestações em Processos de Lutas e de Travessias, também comentou um pouco a respeito da nova edição que será lançada pelo selo Lucias:

“Sou nutrido de muita esperança e talvez isso me traga alguma jovialidade. É surpreendente, do ponto de vista estético, o que o teatro paulista está desenvolvendo. Eu convido todos a conhecer o segundo volume, nele temos a oportunidades de conhecer melhor o trabalho de homens e mulheres, trabalhadoras e trabalhadores de teatro que não se submetem aos modelos impostos por algumas universidades. Nesse sentido, há uma antropofagia no que diz respeito ao que vem de fora e observamos que ninguém é subserviente as formas e modelos de fora daqui. "


Mesa 1


A Mesa 1 foi com Aline Prado, Luciano Draetta, Caio Martinez, Junior Brassalotti e Roberto Rosa. Nela foram investigadas as manifestações cênicas de artistas e coletivos caiçaras que apresentam seus trabalhos em espaços públicos como centros culturais, praças e praias do Estado de São Paulo. 

Nesse contexto, Aline Prado, conceituada atriz da Cia. Pé de ator e pioneira nos estudos sobre o papel da artista deficiente visual na sociedade e na arte, compartilhou um pouco de sua experiência:

“No decorrer dos anos, tenho percebido a importância de olhar não somente para cidades grandes, como a grande São Paulo, mas também de desmembrar tudo isso, enquanto curso, formação e enquanto coletivo, porque aí sim iremos semeando arte e coletivos da cidade. A partir da minha vivência dentro da Cia. Pé de ator posso afirmar que, apesar do contexto, nós continuamos na resistência, fazendo arte pela arte, mesmo sem grandes patrocínios, porque o importante é deixar o teatro vivo. O teatro é ser vivo, é a arte de estar em todos os lugares.”


Mesa 2 


A mesa 2 trouxe para o público reflexões sobre as festas e rituais populares que propõem formatos híbridos de representação e como os modos de produção contemporâneos teatrais se constituem. Quem participou dessa discussão foi Fabiano Muniz, Miriam Vieira, Flávio Melo, Antonio Chapéu, André Ravasco. 


 Nesse contexto, a produtora cultural e diretora, que já foi Secretária da Confederação de Teatro Amador do Estado de São Paulo Miriam Vieira compartilhou um pouco de sua carreira, contando mais da sua relação com o caráter coletivo do teatro de grupo:

“Quero agradecer por esse convite especial, sou uma mulher nascida e criada na baixada santista, trabalho com teatro há 45 anos, e desde sempre tenho partido de um entendimento coletivo dessa arte. Fui criada em uma família com muitos irmãos e muitas festas e brincadeiras coletivas. Fazíamos sempre festas de mutirão, muito grandes, e na minha família tudo se repartia, então eu aprendi a me relacionar dessa forma. Nesse sentido, a minha atuação dentro do TEM (Teatro em Movimento) foi transpassada por essa pré-disposição ao coletivo. "

Além disso, Miriam pontua a importância da abordagem de tal temática dentro de seu contexto litorâneo:

“Esse resgate do teatro caiçara é muito significativo e faz parte do trabalho de diversos coletivos locais, que bebem na fonte caiçara, a qual compreende toda a faixa litorânea.  Nesse contexto, como uma pessoa que viajou o Brasil inteiro, tive oportunidade, de ver as potencias as quais não podem ser apagadas, e observar o quanto é necessário que a nós recontemos essa história para os nossos e para os todos, todas e todes, porque se não nós nunca teremos referências que possam ser documentadas. “

Mesa 3 


A mesa 3 contou a participação de Ricardo Bagge, Talita Neves, Weber Fonseca, Laís Justus Ferez, Barbara Teodosio. Nela foram abordados regiões dentro de São Paulo, que foram berço de inúmeros artistas decisivos no panorama nacional, a exemplo de José Celso Martinez Corrêa (Araraquara) e Hilda Hilst (Jaú), Timothenco Wehbi (Presidente Prudente).

No encontro, foi também discutido como a instalação de diversas universidades nesses territórios fortaleceu interdisciplinaridades e encontros potentes que derivaram em arte. Nesse contexto, Laís Justus, que é professora, pesquisadora, autora e faz parte do coletivo Cigarraiada, ministrou, a partir de uma perspectiva histórica, como foi o início da atuação teatral em Araraquara:

“Araraquara tem uma cena cultural agitada. Foi em 1935, que a cidade recebeu a primeira escola de dança, a Escola de Belas Artes, e apenas nos anos 1950 que surgiu na região o TECA  (Teatro de Comédia de Araraquara). Nesse início, tal grupo foi muito importante e possuiu uma produção muito significante, demonstrando uma arte que bebeu de muitas fontes, principalmente do TBC - Teatro Brasileiro de Comédia. ”


Mesa 4 


Os convidados da mesa 4 foram Tiago Munhoz, Claudio Mendel, Jorge Vermelho, Alexandre Melinsky e Raquel Rollo. Nesse encontro, foram pautados eventos teatrais de todos os portes em regiões do interior de São Paulo, como o Festival Santista de Teatro (FESTA), Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT), o Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba (Festivale) e o Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (Fentepira), os quais acontecem há décadas e movimentam uma intensa troca de saberes e experiências artísticas. 

Nesse contexto, Raquel Rollo, que é atriz, cantora, produtora e cofundadora da Trupe Olho da Rua, grupo de teatro de rua de Santos em atividade há 20 anos, contou sua experiência como profissional da arte dentro desses eventos:

“Aqui no Brasil é muito difícil a mulher trabalhar com arte. Dentro de um estado, os festivais e coletivos são muito variados, mas ao mesmo tempo nós vivemos questões parecidas e sempre podemos estar em troca. Nesse sentido, o intercâmbio, promovido pelos festivais, faz com que possamos estar em vários profissionais que são referências e isso é importante e fortalecedor. No período de pandemia isso foi fundamental e interessante, pois o coletivo faz com que nós nos preocupemos com o outro. "


Mesa 5 


Na mesa 5, Tiche Vianna, Rafael Bougleux, Fernando Ávila, Marcio Aquiles, Daniele Santana, Stefany Cristiny discutiram como as conexões militantes e articulações pedagógicas de artistas independentes e coletivos em rede permitem a circulação de trabalhos e a expansão de oportunidades profissionais por meio de redes afetivas, tecnológicas ou políticas.

Nesse contexto, Daniele Santana, atriz e gestora cultural do Grupo Contadores de Mentiras, explicou como o coletivo, do qual faz parte há mais de 20 anos, atua dentro desse contexto:

“Estamos em Suzano há 27 anos. Se manter em uma cidade onde não chegam tantos recursos, não fazer o êxodo para a capital foi uma escolha política, a qual trouxe outras formas e maneiras de ver a produção teatral e artística do nosso espaço, e também de olhar para nós como criadores, para sabermos quais são as ferramentas que podemos utilizar, estando fora de um eixo de produção. "


Mesa 6 


Na mesa 6, Míriam Fontana, Thiago Leite, Eduardo Okamoto, Paula Bittencourt e Zeca Sampaio encabeçaram o debate. Na conversa, partiu-se do pressuposto de que o Estado também possui, fora da Grande São Paulo, inúmeras cidades de grande porte populacional, como Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba, por exemplo. Para assim, refletir sobre formas de potencializar as iniciativas culturais e o fomento público para o desenvolvimento artístico e econômico desses territórios.

Nessa conjuntura, Zeca Sampaio, ator, diretor, dramaturgo e pesquisador de teatro, pela FEUSP, expôs um breve panorama histórico do fomento artístico no Brasil:  

“No que diz respeito às relações entre a arte teatral e o fomento público, existe uma longa história no Brasil. Na época de 1970, conseguir um apoio era mais complicado, as políticas públicas de fomento começam a aparecer apenas na década de 1990 e, ainda assim, com um forte viés neoliberal. Para mim, as leis de fomento vão surgindo a partir do momento em que os grupos vão se mobilizando, nesse sentido, os lugares que conseguem mais leis de fomento, são aqueles que tem um movimento teatral mais ativo. Por exemplo, o movimento teatral da baixada é forte e lá em Santos foi feita uma lei municipal de fomento.”


Recentes

05/10/2022

Programa Oportunidades cria parceria com a ABAPE para atender crianças e jovens

29/09/2022

Programa Oportunidades firma parceria com o Serviço de Medidas Socioeducativas e acolhe jovens em período de ressocialização

28/09/2022

Luto: Morre Cacilda, mascote da SP Escola de Teatro há 12 anos

28/09/2022

Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro oferece aulas de português gratuitas para imigrantes e refugiados

23/09/2022

ADAAP, gestora da SP Escola de Teatro, recebe prêmio internacional European Award for Best Practices 2022, na Suíça

22/09/2022

Rodolfo García Vázquez representa a SP Escola de Teatro em três universidades europeias

16/09/2022

Prêmio Solano Trindade: Lançamento do livro 2021, Eternizar em Escrita Preta, acontece na sede Roosevelt na próxima terça

14/09/2022

Confira um panorama geral da 1ª edição da Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana, promovida pela Adaap e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo, de Portugal

14/09/2022

Programa Oportunidades divulga lista das atividades de contrapartida da Bolsa-Oportunidade 2/2022

13/09/2022

Programa Oportunidades divulga lista de contemplados do edital de empréstimo de equipamentos de acesso à internet

09/09/2022

Processo Seletivo: SP Escola de Teatro abre seleção para 67 vagas para curso técnico em 2023

05/09/2022

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez recebem amigos e admiradores em lançamento de Os Condenados, novo livro da dupla

02/09/2022

Núcleo curatorial da PQ- 2023 convida professores e estudantes de cenografia para encontro online no dia 14/09

31/08/2022

SP Escola de Teatro e Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal, promovem a Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana, evento internacional online e gratuito

26/08/2022

Sede Roosevelt da SP recebe show musical gratuito Cânticos pela Independência, com Maíra Baldaia

24/08/2022

Espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru estreia dia 6/09 na sede Roosevelt da SP e rememora massacre trágico de 1992

22/08/2022

Conheça os convidades, convidadas e convidados das 1ª mesas do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap em parceria com o Itaú Cultural

16/08/2022

Confira o cronograma de entrevistas para seleção da Bolsa-Oportunidade 2/2022

16/08/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 2º semestre de 2022 em conversa com o artista Vitor DiCastro

15/08/2022

SP Escola de Teatro e Itaú Cultural promovem a 1ª Edição do Seminário O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo

11/08/2022

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, lê carta destinada para o povo brasileiro no ato pela democracia na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP

10/08/2022

SP Escola de Teatro fecha importante parceria com a Universidade de Gdansk, da Polônia

04/08/2022

Confira como foi o 1° dia do curso de Palhaçaria e Comicidades Negras, de Vanessa Rosa, na SP!

03/08/2022

Saiba como foi o lançamento da exposição Heroínas da Independência, de Bob Sousa, que é destaque na SP Escola de Teatro no mês de agosto

03/08/2022

Confira como foi a oficina de Circo oferecida por estudantes da SP Escola de Teatro na Fundação Casa do Brás

03/08/2022

Confira como foi a oficina de Circo oferecida por estudantes da SP Escola de Teatro na Fundação Casa do Brás

27/07/2022

Confira como foi a exibição do filme Medida Provisória no Cine Bijou para os jovens da Fundação Casa

26/07/2022

JC Serroni, coordenador de CE e TP da SP, realiza palestra para público internacional na Unirio

15/07/2022

Estudantes da Escola Estadual Pe. Anchieta realizam exposição artística de grafite na sede Brás da SP

12/07/2022

Conheça alguns dos novos estudantes do curso técnico em teatro da SP

11/07/2022

Cine Bijou, com apoio da SP Escola de Teatro, fecha parceira com Fundação Casa para exibição do filme Medida Provisória para 75 jovens

07/07/2022

Biblioteca SP: Conheça quatro escritores indígenas, cujas obras estão disponíveis no acervo da instituição!

28/06/2022

Colaboradores da Adaap e do Instituto Limpa Brasil realizam mutirão de limpeza da Praça Roosevelt; confira como foi!

21/06/2022

Adaap, gestora da SP Escola de Teatro, ganha Prêmio Especial da APCA pelo livro Teatro de Grupo

21/06/2022

Projeto Escola Verde: Mutirão de Limpeza da Praça Roosevelt, ação da Adaap com o Instituto Limpa Brasil, acontece na próxima terça (28)

20/06/2022

No dia Mundial do Refugiado, SP Escola de Teatro convoca imigrantes e refugiados para vagas exclusivas no curso técnico

17/06/2022

SP Escola de Teatro recebe 2º Seminário da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga

14/06/2022

SP Escola de Teatro promove oficina Um Beckett Colaborativo, com professores poloneses da Universidade de Gda?sk

10/06/2022

Veja como foi o primeiro dia da oficina de grafite com alunos da Escola Estadual Padre Anchieta, orientada por Dennys Leite

10/06/2022

Processo Seletivo 2/2022 – Confira os dias e horários das avaliações do segundo momento

08/06/2022

No mês de orgulho LGBTQIA+, confira uma lista exclusiva de livros sobre a temática disponíveis na biblioteca da SP

06/06/2022

Hubert Alquéres, conselheiro da Adaap, assume direção da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

02/06/2022

Marta Guerra, uma das diretoras do Palácio das Artes, em BH, elogia projeto pedagógico da SP em visita à instituição

02/06/2022

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta finalizam oficina de costura e escrita poética na sede Brás da SP; confira!

30/05/2022

Cabaré Drags do Brás, ação performativa que reuniu estudantes de Humor e Cenografia e Figurino, conquista o público do bairro

30/05/2022

SP Escola de Teatro em parceria com o CDHIC promove atividades de conscientização contra o trabalho infantil no Brás

30/05/2022

SP em parceria com o CDHIC promove atividades de conscientização contra o trabalho infantil no Brás

27/05/2022

Sucesso! Saiba como foi o 1° dia do projeto Travessia Lucia Camargo com estudantes da Escola Estadual Padre Anchieta, no Brás

27/05/2022

SP Escola de Teatro e vereadora Erika Hilton promovem campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores

25/05/2022

Travessia Lucia Camargo: Biblioteca da SP promove ação cultural de leitura na sede Brás da Escola

25/05/2022

Professores poloneses promovem Um Beckett Colaborativo, workshop presencial e gratuito na sede Roosevelt da SP

24/05/2022

Estudantes, colaboradores e convidados participam de debate após exibição do curta Corre Menino, sobre necropolítica

24/05/2022

Estudantes, colaboradores e convidados participam de debate após exibição do curta Corre Menino, sobre necropolítica

19/05/2022

Agenda Bonifácio celebra 200 anos da independência com ampla programação; veja os eventos da SP Escola de Teatro

19/05/2022

Processo Seletivo 2/2022 – Confira os dias e horários das avaliações do primeiro momento

18/05/2022

SP Escola de Teatro brilha na Ernest Busch, respeitada universidade de teatro em Berlim

18/05/2022

Cineclube SP Alma no Olho exibe curta sobre presença e resistência do corpo negro e periférico na próxima segunda, 23

18/05/2022

Diretor teatral Marco Antônio Rodrigues participa de aula no curso de Cenografia e Figurino

16/05/2022

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta participam de oficina de costura e escrita poética na sede Brás da SP; confira!

13/05/2022

Estudantes bolsistas da SP oferecem oficinas de teatro gratuitas na biblioteca municipal Adelpha Figueiredo; saiba mais

13/05/2022

Rodolfo García Vázquez ministra palestra sobre direção decolonial no festival Theatertreffen, em Berlim

11/05/2022

Ensaio em Inglês de Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção, é publicado em livro do Alexandria Nova, intercâmbio que reúne a SP e universidades europeias

11/05/2022

SP Escola de Teatro promove ateliê de escrita física e poética para estudantes do ensino médio do Brás; confira!

11/05/2022

Estudantes de direção da SP participam do Theatreffen, maior festival de teatro em língua alemã do mundo, sediado em Berlim

10/05/2022

Ivam Cabral é empossado em cargo na Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico do Centro Arnaldo Araújo, em Portugal

02/05/2022

Ivam Cabral recebe dezenas de amigos e fãs em lançamento na capital paulista de Entre o Nada e o Infinito, seu 21º livro

28/04/2022

TBT: Relembre as entrevistas especiais de Brenda Oliver e Flávia de Araújo, colaboradoras transsexuais da SP, para o Youtube da Escola em 2012

26/04/2022

SP Escola de Teatro cria campanha em espanhol, inglês e francês para atrair imigrantes e refugiados para aulas de português gratuitas

22/04/2022

SP Escola de Teatro recebe o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o World Creativity Day

21/04/2022

Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP, participa como investigador do grupo de Estudos de Artes Performativas Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal

19/04/2022

Processo seletivo curso técnico: SP Escola de Teatro abre seleção para 100 vagas

14/04/2022

Diretor da SP, Ivam Cabral é convidado a ser consultor da Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico da Escola Superior Artística do Porto, Portugal

13/04/2022

Em parceria com ONG, SP Escola de Teatro recolhe alimentos não perecíveis para doação às pessoas em situação de rua

13/04/2022

Exposição Estante da Deseducação, da Biblioteca da SP, apresenta obras literárias que vão na contramão do pensamento formal

12/04/2022

SP Escola de Teatro oferece aulas de português gratuitas para imigrantes e refugiados

11/04/2022

Crianças imigrantes participam de brincadeiras e ações educativas sobre o Dia Mundial da Saúde na sede Brás da SP Escola de Teatro

07/04/2022

TBT: Relembre o espetáculo As Velhas, com Maria Alice Vergueiro e o grupo Pândega, em cartaz na SP Escola de Teatro em 2014!

06/04/2022

Estudantes da SP põem em prática o que aprenderam com poéticas de rua nos primeiros experimentos cênicos do semestre; confira!

04/04/2022

Conheça as parcerias de acolhimento psicológico que a SP Escola de Teatro oferece para estudantes e colaboradores

04/04/2022

Entrada da sede Roosevelt da SP ganha novo visual pelas mãos do artista visual e grafiteiro Dennys Leite, colaborador da instituição

04/04/2022

Conheça as parcerias de acolhimento psicológico que a SP Escola de Teatro oferece para estudantes e colaboradores

01/04/2022

Projeto social da Adaap oferece aulas de redação para vestibulandos de escolas públicas

31/03/2022

Daniel Pires, estudante de atuação SP, protagoniza peça multiplataforma que provoca o público com textos de Fernando Pessoa e Clarice Lispector

31/03/2022

TBT: Relembre a visita de Nathalia Timberg à SP Escola de Teatro em 2016!

31/03/2022

Hugo Possolo, coordenador de atuação, encena solo no 30º Festival de Curitiba e fala como a SP o transformou como artista

30/03/2022

Panorama das artes; saiba como foram as conversas sobre Humor, Técnicas de palco, cenografia e figurino e sonoplastia na SP Escola de Teatro

29/03/2022

SP Escola de Teatro fecha parceria em 2022 com a Universidade São Judas para acolhimento psicológico gratuito

28/03/2022

Sede Brás da SP diverte crianças da região com ação educativa sobre Mulheres do mundo promovida pelo Programa Kairós

23/03/2022

Panorama das artes: saiba como foram as conversas sobre direção, atuação, iluminação e dramaturgia na SP Escola de Teatro

17/03/2022

Diretor e dramaturgo Gerald Thomas ministra palestra na SP Escola de Teatro para estudantes do curso técnico

14/03/2022

Profa. Dra. Eunice Prudente passa a integrar o Conselho de Administração da Adaap, associação que gere o projeto da SP

07/03/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 1º semestre de 2022 em conversa com a artista Tânia Farias

24/02/2022

ADAAP, gestora da SP Escola de Teatro, comemora sucesso dos livros lançados pelo selo Lucias, uma homenagem à Lucia Camargo

01/02/2022

Livro editado pela ADAAP vence o Prêmio Especial da APCA 2021

01/02/2022

Transludica, 1ª loja colaborativa trans da América Latina, em parceria com a ADAAP, realiza 4ª edição da ação social, Jantar, Afeto e Música

20/01/2022

10ª edição da SP Transvisão, promovido pela ADAAP, mostra força do universo LGBTQIA+ com shows, debates e documentário; confira a programação!

15/12/2021

Maria Adelaide Amaral e Danilo Santos de Miranda, conselheiros da Adaap, são agraciados no 11º Prêmio Governo do Estado de São Paulo

23/11/2021

Adaap recebe Selo Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

23/10/2021

Cinemateca Brasileira 75 anos: Importância histórica é tema de vídeo da SP Escola de Teatro, Adaap e Apaci com narração de Nicole Puzzi

31/08/2021

Adaap forma rede de pesquisa e convoca grupos de interior e litoral para participação em livro

20/07/2021

Vídeo poético da Adaap homenageia Lucia Camargo, pioneira das artes no Brasil

25/01/2021

Adaap celebra o teatro paulistano ao lançar livro no aniversário de São Paulo

25/01/2021

TV Globo entrevista Ivam Cabral e destaca livro da Adaap sobre Teatro de Grupo em SP

22/04/2020

Vindo de Londres, certificado de Prêmio Internacional chega na Adaap

16/04/2020

Adaap recebe o prêmio internacional Top–100 Achievements–2020

11/03/2020

Conselheira da Adaap, dramaturga Maria Adelaide Amaral ganha prêmio Shell e vira imortal da APL

26/11/2019

Adaap recebe Selo da Diversidade da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania