Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, recebe importante prêmio promovido pelo jornal Estadão

Promovido pelo jornal O Estado de S.Paulo e pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), o Prêmio Professor Emérito e Guerreiro da Educação Ruy Mesquita reconhece desde 1997 personalidades que contribuem para o aprimoramento da educação nacional.

No Dia do Professor (15), a ganhadora de 2025 do Prêmio Professor Emérito foi a professora Eunice Prudente, conselheira da ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça), a associação gestora da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Primeira professora negra de Direito da Universidade de São Paulo, Eunice Prudente falou em seu discurso ao receber o prêmio sobre a necessidade de se combater desigualdades e preconceitos tanto na educação quanto no mercado de trabalho. “Para nós, negros, a discriminação nos tira tudo. São questões complexas, que envolvem gênero, etnia e questões socioeconômicas.”

Já o professor Antônio Jacinto Caleiro Palma recebeu o Prêmio Guerreiro da Educação.

Integrante do Conselho de Administração da ADAAP desde 2022, Eunice Prudente é advogada e doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – instituição em que leciona, atualmente.

Foi autora em 1980 da primeira tese que propõe a criminalização da discriminação racial, publicada em livro. Em 2021, tornou-se Secretária Municipal de Justiça na Prefeitura de São Paulo.

É autora dos livros “Preconceito Racial e Igualdade Jurídica no Brasil” e “Gênero, Etnia e Sexualidade”.

Além disso, Eunice fez parte da Frente das Mulheres Feministas, onde conheceu importantes nomes do civismo e da política, como Ruth Cardoso, Eva Blay, Marta Suplicy e Ruth Escobar. A doutora conviveu e foi influenciada por grandes pensadoras do feminismo negro que foram suas contemporâneas, como Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez.

Desde março, comanda a Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município.

+ Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, toma posse como primeira mulher preta a ocupar uma cadeira na Academia Paulista de Letras Jurídicas

+ Eunice Prudente, conselheira da Adaap, ganha entrevista na Folha de S.Paulo

Recentes

19/02/2026

Guilherme Bonfanti lança Cadernos de Luz na SP Escola de Teatro em 2 de março

13/02/2026

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam gratuitamente em Praia Grande em 21/2

13/02/2026

Artistas suecos Carima Neusser e Per Hüttner se apresentam gratuitamente na SP Escola de Teatro em 20/2

12/02/2026

Fotos: estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam em Santa Bárbara D’Oeste

11/02/2026

Espetáculo “Pietá, um fractal de memórias” estreia na SP Escola de Teatro em 28/2

10/02/2026

Fotos: Curso de circo “Bases Acrobáticas Circenses”

10/02/2026

SP Escola de Teatro vira faculdade de artes cênicas em 2026 e mantém curso 100% gratuito

10/02/2026

Bolsa-Oportunidade do 1º semestre de 2026 para seus estudantes: confira a lista de agendamentos

09/02/2026

Fotos: curso “A ficção como disparador da performatividade”

9 de 1078 resultado(s)