Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

26ª edição do Festival Satyrianas acontece de 19 a 23 de novembro; confira a programação na SP Escola de Teatro

Inspirada na frase do filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, o Festival Satyrianas 2025, celebra o poder transformador da arte e da resistência com o tema “Nós vamos sorrir”, homenagem à resiliência da cultura brasileira, à dignidade dos artistas e, especialmente, ao universo do circo e do palhaço.

O festival, mais uma vez, conta com apoio da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, com parte da sua programação acontecendo na Unidade Roosevelt da Escola (Praça Roosevelt, 210).

Nesta edição, o festival – que integra o Calendário Oficial da Cidade e do Estado de São Paulo – presta tributo ao grupo Parlapatões, parceiro histórico d’Os Satyros no fortalecimento da cena artística do centro de São Paulo, na Praça Roosevelt. A homenagem se estende a Hugo Possolo e Raul Barretto, figuras fundamentais do teatro e do humor no país.

Hugo Possolo e Raul Barretto foram um dos fundadores da ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Arte), que gere a SP Escola de Teatro. Além disso, Possolo é coordenador do curso técnico em Atuação, enquanto Barretto é coordenador do curso de Humor.

A Satyrianas 2025 estará concentrada na região da Praça Roosevelt, nos seguintes espaços: Cine Satyros Bijou, Espaço dos Satyros, Espaço Parlapatões, Lona Satyrianas, Mamadi, SP Escola de Teatro, Studio Satyros e Tenda Satyrianas, além dos eventos que ocorrerão em duas áreas abertas na Praça Roosevelt.

Além do Esquenta e da Abertura, que acontecerão na segunda, terça e quarta feiras, a partir de quinta-feira a Satyrianas contará com 80 horas ininterruptas de programação. Eventos acontecem do dia 17 até meia-noite do dia 23 de novembro.

Programação Artística

Premiado com o Shell, o APCA, o Aplauso Brasil e o Arcanjo de Cultura, Festival Satyrianas recebeu este ano 520 inscrições de 21 estados brasileiros, além dos internacionais. Além dos inscritos, foram realizados mais de 50 eventos dirigidos a artistas especialmente convidados para esta edição. O público estimado é de 25 mil espectadores.

A programação reúne espetáculos de teatro, circo, dança, contação de histórias, digital, infantil, juvenil, performance, shows musicais, além de cinema, literatura, workshops e eventos especiais. Em eventos especiais destaque para o Esquenta, a Abertura, Autopeças, Cia Base, Dramamix, Fotomix, Gambiarra, Satyribilidade, Satyriblack, Satyrigrantes, Satyrinários, Satyritrans, Sprints Críticos e Show de Boate.

Confira a programação que acontece na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro durante as Satyrianas

Recentes

20/12/2022

Programa Oportunidades lança projeto Biblioteca Transterritorial, com entrevistas com refugiados e imigrantes moradores da região do Brás, em São Paulo

19/12/2022

Adaap, gestora da SP Escola de Teatro, é homenageada em premiação em Bruxelas, na Bélgica

15/12/2022

Hugo Possolo, Ivam Cabral e Miguel Arcanjo, da SP Escola de Teatro, são homenageados nas premiações da Cultura 2022 do Gov. do Estado de São Paulo

13/12/2022

Estudantes do curso técnico em teatro da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 2º semestre de 2022

12/12/2022

Estudantes e colaboradores da SP Escola de Teatro marcam presença no lançamento da instalação Carolina Maria de Jesus, na Biblioteca Adelpha Figueiredo

12/12/2022

Confira quem são os vencedores do Prêmio Solano Trindade 2022

05/12/2022

Ivam Cabral e Marcio Aquiles viajam para Bruxelas para receberem prêmio internacional da ADAAP

02/12/2022

Exposição idealizada pela SP Escola de Teatro e Biblioteca Adelpha Figueiredo homenageia Carolina Maria de Jesus em instalação biográfica

30/11/2022

Pauliina Hulkko, pesquisadora artística finlandesa, fala sobre sua experiência pedagógica na SP Escola de Teatro. Confira a entrevista!

900 de 1029 resultado(s)