Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Confira um panorama geral da 1ª edição da Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana, promovida pela Adaap e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo, de Portugal

Na última semana, a Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), Instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Gestora da SP Escola de Teatro, a MT Escola de Teatro e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal, promoveram a 1ª edição da Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana.

O evento foi integralmente online, transmitido pelo YouTube da SP, e contou com 8 encontros que reuniu pesquisadores, artistas e professores de universidades da América Latina e da Península Ibérica, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidad de la República – Uruguai (Udelar) e a Escola Superior Artística do Porto (ESAP), articulando debates, discussões, troca de experiências e investigações acerca das múltiplas manifestações cênicas da atualidade.

Segundo Marcio Aquiles, coordenador de projetos internacionais e parcerias da SP Escola de Teatro, essa é uma ação desenvolvida APS (Artes Performativas e Sociedade) – Rede Ibero-Americana de investigação e criação, iniciativa criada pela Adaap e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo, com o objetivo de fomentar o intercâmbio educacional e cultural entre os dois continentes.

Veja a seguir um panorama geral do evento:


Mesa de abertura

O evento teve início com a fala do diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral, recepcionando o público e dando as boas vindas à diretora do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), Maria Helena Maia:

"Vivemos em um momento que a união é mais necessária do que nunca, hora de substituir o rancor e o ódio pelo amor. A pedagogia do século 21 deve ser promotora de acessos e oportunidades. Na SP Escola de Teatro acreditamos que aprendemos uns com os outros. Todas, todos e todes temos coisas a ensinar e aprender, por isso promoveremos a pedagogia da experiência, em que aprendemos fazendo através de nossos projetos práticos."

Em seguida, Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP, apresenta uma minibiografia dos convidados da primeira mesa e o tema a ser discutido com o seguinte questionamento:

"Como tem sido a trajetória artística e pedagógica considerando as práticas teatrais decoloniais em seus processos de criação ou reflexões sobre teatro?"


Mesa 1: Práticas Decoloniais no Ensino do Teatro Latino-Americano

Os convidados da 1ª mesa foram Rodolfo García Vázquez, Lucia Naser Rocha, Antonio Peredo, Agnaldo Rodrigues, com mediação de Joaquim Gama. Nela foram discutidas as práticas decoloniais no ensino do teatro latino-americano.

A investigadora e artista docente Lucía Naser abriu a discussão levantando três pontos de pensamento: um deles foi de como a vivência como artista entre países de América Latina a fez observar o quanto a questão do colonialismo estava internado nela a partir de suas próprias praticas contemporâneas, mesmo sendo uma pessoa latino-americana. "Minha pratica artística e docente estava alinhada com este poder e saber colonial, mesmo sendo uma artista da América do Sul. Minha militância feminista também sempre me convidou a repensar minhas práticas, tanto na docência quanto na vida artística."

O coordenador de Direção da SP Escola de Teatro, Rodolfo García Vázquez começou sua fala compartilhando um pouco sobre sua trajetória no teatro fazendo uma reflexão sobre as práticas decoloniais:

"Acho que a questão de quem nós somos, nós, latino-americanos, é uma questão bastante importante e que muitas vezes enquanto estamos estudando teatro e principalmente na minha geração, quando eu estudava teatro essa questão nunca era abordada. Me lembro que quando eu estudei, estudava Aristóteles, Brecht, Stanislavski, Tchekhov, e não havia nenhuma referência latino-americana, não havia presença de mulheres e nenhuma outra forma de saber."


Mesa 2: Artes Cênicas, Pesquisa e Ensino Abya Yala (América Latina)

A mesa 2 trouxe reflexões sobre as artes cênicas, pesquisa e ensino Abya Yala (América Latina). Participaram do encontro Martin Rosso, Maria Fernanda Sarmiento Bonilla, Rodrigo Benza Guerra, Clara Angélica Contretas Camacho, com mediação de Héctor Briones.

Iniciando a mesa de debate, a artista docente e investigadora Maria Fernanda Sarmiento Bonilla, da Colômbia, compartilhou os processos de pesquisa que tem trabalhado com seus estudantes de teatro da Universidade Pedagogica Nacional, Colômbia, em cima de três principais eixos: espaço público, estudos decoloniais e estudos da artes performativas e teatrais:

“A partir destes eixos saímos com os estudantes nos espaços públicos, que se transformam em espaços pedagógicos, trazendo uma multiplicidade cultural pelo deslocamento e pela desigualdade atroz.”


Mesa 3: O Ensino da Dramaturgia

Na mesa 3 participaram Jorge Louraço Figueira, Jorge Palinhos, Paula Autran, com mediação de Luisa Pinto. Nela, os convidados discutiram sobre o Ensino da Dramaturgia.

A professora doutora e investigadora do Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Luisa Pinto, abre a mesa apresentando os dramaturgos convidados. O primeiro convidado, o crítico e dramaturgo português Jorge Louraço começa sua fala citando suas principais referências e mestres de dramaturgia, incluindo os brasileiros Antônio Mercado, Marco Antônio Rodrigues e Sérgio de Carvalho.

Em seguida, o escritor e investigador do CEAA, Jorge Palinhos também menciona suas principais referências e comenta que se interessa muito com questões ligadas ao uso do espaço ao nível das artes formativas e também no cruzamento das novas tecnologias, os mundos virtuais e a performance ao vivo.


Mesa 4: Prática e formação na Iluminação Cênica no Brasil e na Argentina

Na mesa 4, Guilherme Bonfanti, Eli Sirlin, Gonzalo Córdova, Iara Regina, Lucia Acuña debateram sobre a Prática e formação na Iluminação Cênica no Brasil e na Argentina.

Lucía Acuña, iluminadora uruguaia e mediadora do debate, começa sua fala apresentando os convidados e exemplificando as principais iniciativas e práticas adotadas na formação de artistas iluminadores no Uruguai. Em seguida, lança a primeira pergunta aos convidados: “Como são estruturados os cursos de iluminação nos quais os artistas convidados atuam, quais os componentes, conteúdos, objetivos e como se relacionam com o mercado de iluminação nos países que atuam e se tiveram algum impacto no meio que atuam.”


Mesa 5: Artes Performativas e Comunidade com Outros Atores Sociais

Na mesa 5, Luisa Pinto, Vicente Concilio, Ashley Lucas e Jorge Palinhos falaram sobre Artes Performativas e Comunidade com Outros Atores Sociais.

Vicente Concilio, professor da licenciatura e pós-graduação em Teatro na Udesc, abre a discussão falando sobre seu trabalho na Universidade do Estado de Santa Catarina, a ideia de comunidade e de como entende as praticas artísticas nas prisões.

Ashley Lucas, professora de teatro e diretora do Prison Creative Arts Project da Universidade de Michigan, exemplifica o trabalho que tem feito dentro de prisões do estado de Michigan: “Junto com os estudantes da Universidade, familiares, a comunidade e egressos do sistema prisional ministramos oficinas de teatro, pintura, música, artes plásticas para pessoas dentro das prisões no intuito de adicionar algo para a justiça social.”


Mesa 6: A Critica Teatral Como Ferramenta Pedagógica

Na mesa 6, Halima Tahan Ferreyra, Miguel Arcanjo, Heloísa Sousa e Marcio Aquiles discutiram sobre o tema A Critica Teatral Como Ferramenta Pedagógica.

Marcio Aquiles, escritor, crítico literário e teatral e coordenador do setor de Projetos Internacionais da SP, abre a mesa apresentando os convidados e comentando sobre o tema do debate, convidando os artistas a falarem sobre as principais características estéticas e politicas dos teatros na Argentina e nas regiões sudeste e nordeste do Brasil.

Halima Tahan, crítica cultural, escritora e investigadora, começa falando da felicidade de fazer parte do evento e faz a seguinte reflexão: “É neste lugar de se entender melhor que é real objetivo dessa troca, de criação de pontes. A arte e o teatro estão sempre em permanente movimento, nem sempre ao mesmo tempo e direção, e esse é trabalho do critico, perceber essas mudanças, ainda mais no momento politico que estamos vivendo.”


Mesa 7: Teatro de Grupo, Políticas de Subjetivação e Pedagogias Teatrais na América Latina

Na mesa 7, Alexandre Mate, Djalma Thürler, Gina Monge Aguilar e Elen Londero falaram sobre Teatro de Grupo, Políticas de Subjetivação e Pedagogias Teatrais na América Latina.

A pedagoga e pesquisadora costarriquenha Gina Monge inicia o debate comentando sobre a sua pesquisa de doutorado, que fala sobre a transformação de atores e atrizes no teatro latino-americano a partir de três grupos de teatro: o brasileiro Ói Nóis Aqui Traveis, o grupo peruano Yuyachkani e grupo Abya Ayala, da Costa Rica.

O autor e pesquisador teatral Alexandre Mate é o segundo a falar e começa agradecendo sua participação e citando um poema de João Cabral de Melo Neto: “Um galo sozinho não tece uma manhã”. Em seguida, comenta sobre suas vivências com teatro de grupo e teatro latino-americano: “Comecei a me interessar pelo teatro latino-americano em 2000, quando fiz parte do Teatro Experimental de Arena Eugênio Knust, durante o evento Maravilhas, no qual lemos pelo menos um texto teatral de cada pais da América Latina, da América Central, e de alguns países no Caribe.”


Mesa 8: As artes cênicas e a expansão de fronteiras estéticas

Na mesa 8, Julieta Grinspan, Juan Peralta, Robson Corrêa e Malú Bázan discutiram sobre As artes cênicas e a expansão de fronteiras estéticas.

A atriz e diretora Julieta Grinspan é a primeira convidada a falar, agradece o encontro e comenta o quão valioso tem sido toda a semana de trocas com diversos artistas e como todos os encontros têm sido valiosos.

O uruguaio Juan Peralta fala em seguida dando início ao debate: “Nós temos a tendência de imaginar fronteira como aquele lugar da separação, e eu atravessei muitas fronteiras em minha vida. Então quando você chega tem a alfândega, a imigração, o controle, a policia federal. É um lugar de controle, no qual a identidade de alguma coisa ou pessoa precisa ser comprovada. Essa forma de compreender a fronteira é muito própria do colonialismo. Até certo limite você possui uma identidade, e partir deste mesmo limite, uma outra identidade.”




Recentes

05/10/2022

Programa Oportunidades cria parceria com a ABAPE para atender crianças e jovens

29/09/2022

Programa Oportunidades firma parceria com o Serviço de Medidas Socioeducativas e acolhe jovens em período de ressocialização

28/09/2022

Luto: Morre Cacilda, mascote da SP Escola de Teatro há 12 anos

28/09/2022

Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro oferece aulas de português gratuitas para imigrantes e refugiados

23/09/2022

ADAAP, gestora da SP Escola de Teatro, recebe prêmio internacional European Award for Best Practices 2022, na Suíça

22/09/2022

Rodolfo García Vázquez representa a SP Escola de Teatro em três universidades europeias

16/09/2022

Prêmio Solano Trindade: Lançamento do livro 2021, Eternizar em Escrita Preta, acontece na sede Roosevelt na próxima terça

14/09/2022

Programa Oportunidades divulga lista das atividades de contrapartida da Bolsa-Oportunidade 2/2022

13/09/2022

Programa Oportunidades divulga lista de contemplados do edital de empréstimo de equipamentos de acesso à internet

09/09/2022

Processo Seletivo: SP Escola de Teatro abre seleção para 67 vagas para curso técnico em 2023

05/09/2022

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez recebem amigos e admiradores em lançamento de Os Condenados, novo livro da dupla

02/09/2022

Núcleo curatorial da PQ- 2023 convida professores e estudantes de cenografia para encontro online no dia 14/09

31/08/2022

SP Escola de Teatro e Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal, promovem a Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana, evento internacional online e gratuito

29/08/2022

Confira um panorama geral da 1ª Edição do Seminário "O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo", ação da SP Escola de Teatro em parceria com o Itaú Cultural

26/08/2022

Sede Roosevelt da SP recebe show musical gratuito Cânticos pela Independência, com Maíra Baldaia

24/08/2022

Espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru estreia dia 6/09 na sede Roosevelt da SP e rememora massacre trágico de 1992

22/08/2022

Conheça os convidades, convidadas e convidados das 1ª mesas do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap em parceria com o Itaú Cultural

16/08/2022

Confira o cronograma de entrevistas para seleção da Bolsa-Oportunidade 2/2022

16/08/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 2º semestre de 2022 em conversa com o artista Vitor DiCastro

15/08/2022

SP Escola de Teatro e Itaú Cultural promovem a 1ª Edição do Seminário O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo

11/08/2022

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, lê carta destinada para o povo brasileiro no ato pela democracia na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP

10/08/2022

SP Escola de Teatro fecha importante parceria com a Universidade de Gdansk, da Polônia

04/08/2022

Confira como foi o 1° dia do curso de Palhaçaria e Comicidades Negras, de Vanessa Rosa, na SP!

03/08/2022

Saiba como foi o lançamento da exposição Heroínas da Independência, de Bob Sousa, que é destaque na SP Escola de Teatro no mês de agosto

03/08/2022

Confira como foi a oficina de Circo oferecida por estudantes da SP Escola de Teatro na Fundação Casa do Brás

03/08/2022

Confira como foi a oficina de Circo oferecida por estudantes da SP Escola de Teatro na Fundação Casa do Brás

27/07/2022

Confira como foi a exibição do filme Medida Provisória no Cine Bijou para os jovens da Fundação Casa

26/07/2022

JC Serroni, coordenador de CE e TP da SP, realiza palestra para público internacional na Unirio

15/07/2022

Estudantes da Escola Estadual Pe. Anchieta realizam exposição artística de grafite na sede Brás da SP

12/07/2022

Conheça alguns dos novos estudantes do curso técnico em teatro da SP

11/07/2022

Cine Bijou, com apoio da SP Escola de Teatro, fecha parceira com Fundação Casa para exibição do filme Medida Provisória para 75 jovens

07/07/2022

Biblioteca SP: Conheça quatro escritores indígenas, cujas obras estão disponíveis no acervo da instituição!

28/06/2022

Colaboradores da Adaap e do Instituto Limpa Brasil realizam mutirão de limpeza da Praça Roosevelt; confira como foi!

21/06/2022

Adaap, gestora da SP Escola de Teatro, ganha Prêmio Especial da APCA pelo livro Teatro de Grupo

21/06/2022

Projeto Escola Verde: Mutirão de Limpeza da Praça Roosevelt, ação da Adaap com o Instituto Limpa Brasil, acontece na próxima terça (28)

20/06/2022

No dia Mundial do Refugiado, SP Escola de Teatro convoca imigrantes e refugiados para vagas exclusivas no curso técnico

17/06/2022

SP Escola de Teatro recebe 2º Seminário da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga

14/06/2022

SP Escola de Teatro promove oficina Um Beckett Colaborativo, com professores poloneses da Universidade de Gda?sk

10/06/2022

Veja como foi o primeiro dia da oficina de grafite com alunos da Escola Estadual Padre Anchieta, orientada por Dennys Leite

10/06/2022

Processo Seletivo 2/2022 – Confira os dias e horários das avaliações do segundo momento

08/06/2022

No mês de orgulho LGBTQIA+, confira uma lista exclusiva de livros sobre a temática disponíveis na biblioteca da SP

06/06/2022

Hubert Alquéres, conselheiro da Adaap, assume direção da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

02/06/2022

Marta Guerra, uma das diretoras do Palácio das Artes, em BH, elogia projeto pedagógico da SP em visita à instituição

02/06/2022

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta finalizam oficina de costura e escrita poética na sede Brás da SP; confira!

30/05/2022

Cabaré Drags do Brás, ação performativa que reuniu estudantes de Humor e Cenografia e Figurino, conquista o público do bairro

30/05/2022

SP Escola de Teatro em parceria com o CDHIC promove atividades de conscientização contra o trabalho infantil no Brás

30/05/2022

SP em parceria com o CDHIC promove atividades de conscientização contra o trabalho infantil no Brás

27/05/2022

Sucesso! Saiba como foi o 1° dia do projeto Travessia Lucia Camargo com estudantes da Escola Estadual Padre Anchieta, no Brás

27/05/2022

SP Escola de Teatro e vereadora Erika Hilton promovem campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores

25/05/2022

Travessia Lucia Camargo: Biblioteca da SP promove ação cultural de leitura na sede Brás da Escola

25/05/2022

Professores poloneses promovem Um Beckett Colaborativo, workshop presencial e gratuito na sede Roosevelt da SP

24/05/2022

Estudantes, colaboradores e convidados participam de debate após exibição do curta Corre Menino, sobre necropolítica

24/05/2022

Estudantes, colaboradores e convidados participam de debate após exibição do curta Corre Menino, sobre necropolítica

19/05/2022

Agenda Bonifácio celebra 200 anos da independência com ampla programação; veja os eventos da SP Escola de Teatro

19/05/2022

Processo Seletivo 2/2022 – Confira os dias e horários das avaliações do primeiro momento

18/05/2022

SP Escola de Teatro brilha na Ernest Busch, respeitada universidade de teatro em Berlim

18/05/2022

Cineclube SP Alma no Olho exibe curta sobre presença e resistência do corpo negro e periférico na próxima segunda, 23

18/05/2022

Diretor teatral Marco Antônio Rodrigues participa de aula no curso de Cenografia e Figurino

16/05/2022

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta participam de oficina de costura e escrita poética na sede Brás da SP; confira!

13/05/2022

Estudantes bolsistas da SP oferecem oficinas de teatro gratuitas na biblioteca municipal Adelpha Figueiredo; saiba mais

13/05/2022

Rodolfo García Vázquez ministra palestra sobre direção decolonial no festival Theatertreffen, em Berlim

11/05/2022

Ensaio em Inglês de Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção, é publicado em livro do Alexandria Nova, intercâmbio que reúne a SP e universidades europeias

11/05/2022

SP Escola de Teatro promove ateliê de escrita física e poética para estudantes do ensino médio do Brás; confira!

11/05/2022

Estudantes de direção da SP participam do Theatreffen, maior festival de teatro em língua alemã do mundo, sediado em Berlim

10/05/2022

Ivam Cabral é empossado em cargo na Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico do Centro Arnaldo Araújo, em Portugal

02/05/2022

Ivam Cabral recebe dezenas de amigos e fãs em lançamento na capital paulista de Entre o Nada e o Infinito, seu 21º livro

28/04/2022

TBT: Relembre as entrevistas especiais de Brenda Oliver e Flávia de Araújo, colaboradoras transsexuais da SP, para o Youtube da Escola em 2012

26/04/2022

SP Escola de Teatro cria campanha em espanhol, inglês e francês para atrair imigrantes e refugiados para aulas de português gratuitas

22/04/2022

SP Escola de Teatro recebe o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o World Creativity Day

21/04/2022

Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP, participa como investigador do grupo de Estudos de Artes Performativas Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal

19/04/2022

Processo seletivo curso técnico: SP Escola de Teatro abre seleção para 100 vagas

14/04/2022

Diretor da SP, Ivam Cabral é convidado a ser consultor da Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico da Escola Superior Artística do Porto, Portugal

13/04/2022

Em parceria com ONG, SP Escola de Teatro recolhe alimentos não perecíveis para doação às pessoas em situação de rua

13/04/2022

Exposição Estante da Deseducação, da Biblioteca da SP, apresenta obras literárias que vão na contramão do pensamento formal

12/04/2022

SP Escola de Teatro oferece aulas de português gratuitas para imigrantes e refugiados

11/04/2022

Crianças imigrantes participam de brincadeiras e ações educativas sobre o Dia Mundial da Saúde na sede Brás da SP Escola de Teatro

07/04/2022

TBT: Relembre o espetáculo As Velhas, com Maria Alice Vergueiro e o grupo Pândega, em cartaz na SP Escola de Teatro em 2014!

06/04/2022

Estudantes da SP põem em prática o que aprenderam com poéticas de rua nos primeiros experimentos cênicos do semestre; confira!

04/04/2022

Conheça as parcerias de acolhimento psicológico que a SP Escola de Teatro oferece para estudantes e colaboradores

04/04/2022

Entrada da sede Roosevelt da SP ganha novo visual pelas mãos do artista visual e grafiteiro Dennys Leite, colaborador da instituição

04/04/2022

Conheça as parcerias de acolhimento psicológico que a SP Escola de Teatro oferece para estudantes e colaboradores

01/04/2022

Projeto social da Adaap oferece aulas de redação para vestibulandos de escolas públicas

31/03/2022

Daniel Pires, estudante de atuação SP, protagoniza peça multiplataforma que provoca o público com textos de Fernando Pessoa e Clarice Lispector

31/03/2022

TBT: Relembre a visita de Nathalia Timberg à SP Escola de Teatro em 2016!

31/03/2022

Hugo Possolo, coordenador de atuação, encena solo no 30º Festival de Curitiba e fala como a SP o transformou como artista

30/03/2022

Panorama das artes; saiba como foram as conversas sobre Humor, Técnicas de palco, cenografia e figurino e sonoplastia na SP Escola de Teatro

29/03/2022

SP Escola de Teatro fecha parceria em 2022 com a Universidade São Judas para acolhimento psicológico gratuito

28/03/2022

Sede Brás da SP diverte crianças da região com ação educativa sobre Mulheres do mundo promovida pelo Programa Kairós

23/03/2022

Panorama das artes: saiba como foram as conversas sobre direção, atuação, iluminação e dramaturgia na SP Escola de Teatro

17/03/2022

Diretor e dramaturgo Gerald Thomas ministra palestra na SP Escola de Teatro para estudantes do curso técnico

14/03/2022

Profa. Dra. Eunice Prudente passa a integrar o Conselho de Administração da Adaap, associação que gere o projeto da SP

07/03/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 1º semestre de 2022 em conversa com a artista Tânia Farias

24/02/2022

ADAAP, gestora da SP Escola de Teatro, comemora sucesso dos livros lançados pelo selo Lucias, uma homenagem à Lucia Camargo

01/02/2022

Livro editado pela ADAAP vence o Prêmio Especial da APCA 2021

01/02/2022

Transludica, 1ª loja colaborativa trans da América Latina, em parceria com a ADAAP, realiza 4ª edição da ação social, Jantar, Afeto e Música

20/01/2022

10ª edição da SP Transvisão, promovido pela ADAAP, mostra força do universo LGBTQIA+ com shows, debates e documentário; confira a programação!

15/12/2021

Maria Adelaide Amaral e Danilo Santos de Miranda, conselheiros da Adaap, são agraciados no 11º Prêmio Governo do Estado de São Paulo

23/11/2021

Adaap recebe Selo Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

23/10/2021

Cinemateca Brasileira 75 anos: Importância histórica é tema de vídeo da SP Escola de Teatro, Adaap e Apaci com narração de Nicole Puzzi

31/08/2021

Adaap forma rede de pesquisa e convoca grupos de interior e litoral para participação em livro

20/07/2021

Vídeo poético da Adaap homenageia Lucia Camargo, pioneira das artes no Brasil

25/01/2021

Adaap celebra o teatro paulistano ao lançar livro no aniversário de São Paulo

25/01/2021

TV Globo entrevista Ivam Cabral e destaca livro da Adaap sobre Teatro de Grupo em SP

22/04/2020

Vindo de Londres, certificado de Prêmio Internacional chega na Adaap

16/04/2020

Adaap recebe o prêmio internacional Top–100 Achievements–2020

11/03/2020

Conselheira da Adaap, dramaturga Maria Adelaide Amaral ganha prêmio Shell e vira imortal da APL

26/11/2019

Adaap recebe Selo da Diversidade da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania