Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

3 cursos gratuitos de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro estão com inscrições abertas; participe!

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, está atualmente com três cursos de Extensão Cultural recebendo inscrições! Todos os cursos são 100% gratuitos.

Veja os cursos com inscrições abertas, com aulas que iniciam em janeiro e prosseguem em fevereiro e março:

A ficção como disparador da performatividade

Pretendemos pesquisar, junto aos participantes, a construção de uma performatividade que se dá pelo atrito/contato com a ficção. Perscrutar a potência da presença, do corpo vivo e em risco da performance, sem abrir mão de uma narratividade, ou mesmo, salientando esta narratividade. A literalidade dos programas performativos (enunciados de ações como storytelling)  nos dá notícia de possibilidades discursivas e de recepção diversas da ação em si. Perguntamos como, na contemporaneidade, no império do auto referenciamento dramático, conseguimos operar a imediatez da cena viva, da câmera ao vivo, construindo um discurso capaz de ter potência da ficção e que dialogue com a literatura escolhida como disparador bruto do processo.

Inscrições até 14/1 aqui.

Curso de Circo: Introdução à Commedia Dell’Arte

O curso propõe uma imersão prática e sensível no universo da Commedia Dell’Arte, tradição teatral popular nascida na Itália do século XVI, considerada uma das matrizes fundamentais do teatro ocidental. Ao longo dos encontros, os participantes irão vivenciar técnicas de improvisação, uso de máscaras, criação física de personagens arquetípicos e jogos cômicos, explorando o gesto, a voz e o corpo como motores expressivos, podendo exercitar toda essa pesquisa por meio da apresentação de um canovaccio final.

Inscrições até 15/1 aqui.

Curso de Circo: Bases Acrobáticas Circenses

A aula de Bases Acrobáticas se justifica pela importância do trabalho corporal como ferramenta essencial para artistas da cena. Ao introduzir princípios básicos da acrobacia, os alunos ampliam sua consciência corporal, fortalecem a confiança mútua e desenvolvem escuta, presença e cooperação. Esses elementos são fundamentais para o teatro, a palhaçaria e o circo, mesmo para quem não pretende seguir especificamente na acrobacia. A proposta respeita a diversidade de corpos e níveis, oferecendo um aprendizado seguro e progressivo. Além disso, estimula o trabalho coletivo e a responsabilidade compartilhada, competências centrais para a criação cênica.

Inscrições até 15/1 aqui.

Recentes

23/07/2025

SP Escola de Teatro é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

22/07/2025

Veja como foi a semana da VSQ Cia de Teatro na SP Escola de Teatro

21/07/2025

Quem somos Gestão Prêmios da Adaap SP Escola de Teatro recebe mais dois grupos do Rio Grande do Sul para intercâmbios e residências artísticas

21/07/2025

SP Escola de Teatro divulga lista de suplentes convocados para matrícula no processo seletivo 2025/2º semestre

18/07/2025

VSQ Cia de Teatro se apresenta gratuitamente nesse sábado (19) na SP Escola de Teatro

17/07/2025

Duas peças estreiam amanhã (18) na SP Escola de Teatro; confira!

17/07/2025

Ouça o décimo episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Gabs Ambròzia

17/07/2025

SP Escola de Teatro é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

16/07/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam nas cidades de Bertioga, Santo André e Vinhedo durante o mês de julho

153 de 1055 resultado(s)