Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

3 cursos gratuitos de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro estão com inscrições abertas; participe!

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, está atualmente com três cursos de Extensão Cultural recebendo inscrições! Todos os cursos são 100% gratuitos.

Veja os cursos com inscrições abertas, com aulas que iniciam em janeiro e prosseguem em fevereiro e março:

A ficção como disparador da performatividade

Pretendemos pesquisar, junto aos participantes, a construção de uma performatividade que se dá pelo atrito/contato com a ficção. Perscrutar a potência da presença, do corpo vivo e em risco da performance, sem abrir mão de uma narratividade, ou mesmo, salientando esta narratividade. A literalidade dos programas performativos (enunciados de ações como storytelling)  nos dá notícia de possibilidades discursivas e de recepção diversas da ação em si. Perguntamos como, na contemporaneidade, no império do auto referenciamento dramático, conseguimos operar a imediatez da cena viva, da câmera ao vivo, construindo um discurso capaz de ter potência da ficção e que dialogue com a literatura escolhida como disparador bruto do processo.

Inscrições até 14/1 aqui.

Curso de Circo: Introdução à Commedia Dell’Arte

O curso propõe uma imersão prática e sensível no universo da Commedia Dell’Arte, tradição teatral popular nascida na Itália do século XVI, considerada uma das matrizes fundamentais do teatro ocidental. Ao longo dos encontros, os participantes irão vivenciar técnicas de improvisação, uso de máscaras, criação física de personagens arquetípicos e jogos cômicos, explorando o gesto, a voz e o corpo como motores expressivos, podendo exercitar toda essa pesquisa por meio da apresentação de um canovaccio final.

Inscrições até 15/1 aqui.

Curso de Circo: Bases Acrobáticas Circenses

A aula de Bases Acrobáticas se justifica pela importância do trabalho corporal como ferramenta essencial para artistas da cena. Ao introduzir princípios básicos da acrobacia, os alunos ampliam sua consciência corporal, fortalecem a confiança mútua e desenvolvem escuta, presença e cooperação. Esses elementos são fundamentais para o teatro, a palhaçaria e o circo, mesmo para quem não pretende seguir especificamente na acrobacia. A proposta respeita a diversidade de corpos e níveis, oferecendo um aprendizado seguro e progressivo. Além disso, estimula o trabalho coletivo e a responsabilidade compartilhada, competências centrais para a criação cênica.

Inscrições até 15/1 aqui.

Recentes

19/02/2025

“Desculpa – Uma Inconveniência em 9 Partes” fica em cartaz até 23/2 na SP Escola de Teatro

18/02/2025

Artistas internacionais se apresentam na SP Escola de Teatro; veja como foram as performances

17/02/2025

Estudante de Iluminação, Nero Murphy promove encontro sobre presença de pessoas trans/gênero dissidente na área

14/02/2025

Veja como foi a peça “Radicalidades Feministas – Porque o Silêncio Também é Fala” na SP Escola de Teatro

13/02/2025

Veja como foi a aula inaugural do semestre com Regina Müller na SP Escola de Teatro

12/02/2025

Inscreva-se para o curso gratuito “A construção do personagem no teatro musical”

11/02/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam em Votorantim

10/02/2025

Pai e filho, Celso e Pedro Viáfora apresentam espetáculo musical “Me Deixa Ser O Seu Parceiro”

10/02/2025

Bolsa-Oportunidade do 1º semestre de 2025: confira a lista de entrevistas agendadas

279 de 1055 resultado(s)