Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam nas cidades de Cubatão, Santa Bárbara D’Oeste e Praia Grande

Com o objetivo de circular a produção de espetáculos resultantes dos processos pedagógicos e criativos realizados na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a mostra estudantil da Instituição se prepara para percorrer pelo quarto semestre consecutivo três diferentes cidades do estado de São Paulo, dando a oportunidade do público paulista de vivenciar performances inéditas e conhecer a consagrada proposta de trabalho e ensino da SP Escola de Teatro.

A missão das viagens da Mostra de Circulação é reforçar o compromisso da SP Escola de Teatro de expandir sua atuação para além da capital paulista, promovendo ações educacionais e artísticas que reverberem no Interior e Litoral do estado, ampliando o poder da arte e do teatro em todo o território do Estado de São Paulo.

A 4ª Mostra de Circulação da SP Escola de Teatro inicia em 31 de janeiro em Cubatão. Depois, em 7 de fevereiro, chega a Santa Bárbara D’Oeste. Por fim, aterrissa em Praia Grande, em 21 de fevereiro. As apresentações curtas de até trinta minutos acontecem com apoio das secretarias municipais de cultura das cidades e outros parceiros.

Participam das apresentações estudantes dos oito cursos técnicos oferecidos pela SP Escola de Teatro e reconhecidos pelo MEC: Atuação, Cenografia & Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Humor, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

Além de duas apresentações teatrais gratuitas em cada cidade, haverá uma oficina teatral gratuita antes dos espetáculos, ministrada por convidados da SPET.

Impacto

Desde 2024, a Mostra de Circulação impactou o estado de São Paulo com muita arte:

– 8 cidades visitadas: Mongaguá (2x), Pindamonhangaba, Piracicaba, Tatuí, Votorantim, Bertioga, Vinhedo e Santo André

– 18 espetáculos teatrais gratuitos

– 18 oficinas de teatro gratuitas

– 8.245 pessoas impactadas

Programação completa

31 de janeiro – Cubatão

14h – Workshop de atuação com Christian Landi

16h – Espetáculo “Céu Quadrado” (14 anos)

17h – Espetáculo “Ô de Casa!!!” (Livre)

Onde: Teatro do Kaos (Praça Joaquim Montenegro, nº 34 – Largo do Sapo – Cubatão-SP)

7 de fevereiro – Santa Bárbara D’Oeste

Workshop de atuação com Luciana Schwinden – horário a definir à tarde

Apresentações das peças “Ministério da Solidão” e “Minga(tórios)” – horário a definir à tarde

Onde: CEU das Artes (Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol II, Santa Bárbara D’Oeste-SP)

21 de fevereiro – Praia Grande

Workshop de atuação – horário a definir à tarde

Apresentações das peças “[Entre] [Linhas]” e “Aonde foi Federico?”  – horário a definir à tarde

Onde: Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, Praia Grande-SP)

Sobre os espetáculos

31/1 – Cubatão

CÉU QUADRADO

Após serem expulsos de Piraporinha do Oeste pela parte conservadora da cidade após uma performance polêmica, uma trupe de artistas parte para São Paulo, terra das oportunidades, seguindo o mesmo caminho que Palhaço Fuinha, antigo ídolo e conterrâneo, atravessou rumo ao sucesso. No entanto, acabam tendo como única opção de moradia um cortiço sem janelas e infestado de baratas. Além das dificuldades financeiras, emocionais e éticas, eles também se veem obrigados a lidar com a dona Melitah, vizinha barulhenta que os inferniza. Tudo piora quando uma explosão no cortiço mata Melitah e a Trupe torna-se suspeita pelo incidente. Classificação indicativa: 14 anos.

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Aislan Salomão (Dramaturgismo), Bruna Souzza (Dramaturgia), Bruno Ras (Sonoplastia), Gabriella Lopes (Humor), Giovanni Matarazzo (Iluminação), Helô Lôbo (Cenografia e Figurino), Hugo Leão (Humor), Jessica Souza (Cenografia e Figurino), Jorge Augusto (Direção), Laura Dias (Iluminação), Lucas Sagawa (Humor), Maria Irmany Ribeiro, (Dramaturgismo), Rogério Horvat (Humor), Talita Halliday (Humor) e Talita Miranda (Sonoplastia).

Ô DE CASA!!!

Há um lugar em que as mesmas mãos que plantaram chegadas podem recolher as partidas e transformá-las em permanências no amanhã. Neste recanto esquecido da cidade, todas as formas de adentrá-los são singulares. Um barco, um fusca, um busão ou simplesmente dois pés-de-chinelo. A saída deste lugar? Esta ninguém nunca viu, não durante o dia. Assim se faz aos passos ligeiros, a travessia de muitos “travesseiros” diante de sua própria fé. Ao chegarem lá, há muitos espelhos que refletem as suas próprias diferenças. Alguém pergunta: como partilhar o tão pouco que possuímos? Neste horizonte, das muitas linhas trançadas que apontam para solitudes e solidões, as mãos atrás de costurar as permanências, escrevem: neste lugar, sempre haverá mãos entre as mãos. Classificação indicativa: Livre.

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Alliyellow (Direção), Anderson Soares Bernardes (Direção), Azre Maria Tarântula (Técnicas de Palco), Clarissa Roberta (Dramaturgismo), Damaris Belchior (Iluminação), Débora Astolfo de Lima (Atuação), Eduardo Martins Arboleia (Cenografia e Figurino), Esther Queiroz (Atuação), Guilherme Souza (Sonoplastia), Iolanda Souza (Atuação), Julia Sétlim (Atuação), Lívia Nunes (Iluminação), Nena Bondança (Atuação), Rodrigo Medinilla (Atuação), Rosaura Maria Piva Gauterio (Cenografia e Figurino), Tali Nakamura (Atuação), Vanusa Lima (Cenografia e Figurino) e Ygor Severo (Dramaturgia).

7/2 – Santa Bárbara D’Oeste

MINISTÉRIO DA SOLIDÃO

A pequena subsede do Ministério da Solidão vivia mais uma sexta-feira totalmente comum até que a notícia da visita do Excelentíssimo Ministro cai como uma bomba e obriga os servidores a tomar uma grande decisão: dar uma festa de boas-vindas para a autoridade. Para isso, é preciso ir ao almoxarifado, mas a ida ao local mais esquecido da repartição pode demorar mais do que eles imaginavam e revelar verdades há muito tempo ignoradas sobre suas vidas.

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Blendon Cassio (Dramaturgismo), Bruno Adnet (Humor), Camila Johann (Humor), Cristiano Roncari (Dramaturgia), Débora Silvério (Direção), João Alves (Direção), Karina Scott (Técnicas de Palco), Lea Arafah Simon Wasem (Sonoplastia), Letícia Neumitz (Técnicas de Palco), ?Letycia Sidonio (Cenografia e Figurino), Manu Nahas (Iluminação), Mariê olops (Sonoplastia), Matheus Leone (Iluminação), Rafaela Maciel (Iluminação), Raphael Mota (Cenografia e Figurino), Taline Bonazzi (Cenografia e Figurino), Thais Lume (Humor), Vini Soares (Humor), Viviane Kimie Okawati (Técnicas de Palco) e wyl de paula marangoni (Humor).

[MINGA]TÓRIOS

A narrativa se desenrola em um pequeno prédio na cidade de São Paulo, onde moram seis personagens-pássaros que não se encontram. Os moradores são informados que devem desocupar o prédio, que será derrubado para criar um grande estacionamento. Pela primeira vez, os moradores se unem, a fim de impedir o despejo. Inspirados pela tradição chilena da minga, o grupo resolve levar o prédio embora para um novo terreno seguro, juntos.

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Ana de Queiroz (Cenografia e Figurino), Barbara Cristina (Humor), Bianca Contin (Iluminação), Clarice Treml (Sonoplastia), Davi Leocadio (Humor), Eduardo Estefano (Direção), Elli Costa (Cenografia e Figurino), Erika Noguchi/Flox (Técnicas de Palco), Franco Cortez (Humor), Gabriel Diniz Couto (Técnicas de Palco), Gabriel Moraes/Poppy Corner (Cenografia e Figurino), Gaê (Iluminação), Guilherme Sansi (Direção), Juliana Abreu (Dramaturgismo), Laura Lamberti (Humor), Lucas Angelo (Humor), Luísa Tarzia (Dramaturgia), Sofia Virgilio (Humor) e Widger (Sonoplastia).

21/2 – Praia Grande

[ENTRE] [LINHAS]

Na Estação da Luz, trabalhadores, migrantes, estudantes, aposentados, artistas de rua, ambulantes, turistas e funcionários seguem seus trajetos atravessados pela pressa e pelo automatismo da metrópole. Mas tudo muda quando um trem para abruptamente. A suspensão que desmancha a superfície, faz com que os personagens, agora imobilizados, encarem pela primeira vez o que sempre tentaram esconder. “[Entre] [Linhas]” é um experimento cênico documental sobre a solidão do afeto da cidade de São Paulo onde todos passam, se esbarram mas quase nunca se olham. O que se vê quando todos, enfim, param?

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Akira Tomonari (Direção), Alisson Danutte (Humor), Ana Beatriz Trucharte (Cenografia e Figurino), Ana Machado (Dramaturgia), Andressa Andreatto (Direção), Elvis Henrique (Sonoplastia), Felipe Roscoe (Atuação), Filipe Batista (Iluminação), Gabi Bezerra (Atuação), Gisele Turkie (Atuação), João Portela (Técnicas de Palco), Kaue Batista (Atuação), Lia Kilsztajn (Atuação), Licciss (Sonoplastia), Milena Rosa (Sonoplastia), Nando Felix (Atuação), Piauí (Técnicas de Palco), Pietro Cominotti (Dramaturgia), Tales Augusto (Técnicas de Palco), Thamires da Silva (Atuação), Thiago Yuta (Iluminação), Victor Leal (Atuação) e Vinícius Róveri (Cenografia e Figurino).

AONDE FOI FEDERICO?

Federico, o boneco preferido de Mel, feito por seu pai, é raptado. Há testemunhas, Veloz e Felpudo, respectivamente, um bichopreguiça de pelúcia que já pertenceu a algumas pessoas da família, e um fantoche de meia. Decidem ir atrás do vilão e recuperar o boneco. Entram em um mundo fantástico, onde encontram lugares diferentes e outros personagens como o Bobstick, um menino perdido em jogos eletrônicos; a Sra. Jasmim, que gosta de contar histórias e cantar, e o misterioso Rabujo. Nessa aventura, Mel descobre o poder da amizade para superar a solidão e, também, que ficar sozinha abre possibilidades para descobertas.

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Allan Lobato Nabeiro (Direção), André Perini Viana (Iluminação), Andrea Amorim (Cenografia e Figurino), Ariel Reis (Sonoplastia), Daniel Prata (Iluminação), Emílio Vidal de Negreiros Paiva (Sonoplastia), Estevan Garcia (Humor), Gabriela Montilha (Cenografia e Figurino), Gabrielle di Santi (Atuação), Jessica Marta Dornelles (Direção), Júlia Anastácia (Iluminação), Laryssa Dreher (Atuação), Lucas Abdalla Antonio de Almeida (Humor), MANOGON (Dramaturgia e Dramaturgismo), Mariana Lopes Nascimento (Atuação), P4DL0CK (Técnicas de Palco), Rubens Reis (Técnicas de Palco), Sara Zizuino (Cenografia e Figurino), Tarsila Nagamachi (Dramaturgia), Thaís Gazzola (Atuação) e Vanessa Santos (Direção).

Recentes

31/10/2025

Veja como foi o lançamento do livro “Língua no Divã @ Língua no Palco”

30/10/2025

Veja como foi o espetáculo “A Sobrevivência da Espécie” na SP Escola de Teatro

29/10/2025

Mauricio Salles Vasconcelos lança livro na SP Escola de Teatro; veja como foi

29/10/2025

Segundo dia da Mostra de Microcenas acontece em 1/11 na SP Escola de Teatro

28/10/2025

Veja como foram os Experimentos II dos estudantes na SP Escola de Teatro

28/10/2025

Veja como foi a peça “TrabalhaDORES” na SP Escola de Teatro

27/10/2025

Espetáculo “Amortalhado” acontece em 8/11 na SP Escola de Teatro

27/10/2025

Estudantes e formadores falam das experiências e aprendizados do intercâmbio em Jena, na Alemanha

24/10/2025

Espetáculo “Dedo Podre” acontece em 28/10 na SP Escola de Teatro

54 de 1057 resultado(s)