Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro inicia novo semestre letivo investigando o tema das mudanças climáticas e futuros distópicos

No próximo sábado (31), a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, recebe seus novos estudantes na Unidade Brás para a abertura de mais um semestre letivo.

Nesse semestre, as centenas de estudantes dos oito cursos regulares técnicos – Atuação, Cenografia e Figurino, Dramaturgia, Direção, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco – trabalharão a partir de estudos sobre as mudanças climáticas e os futuros distópicos.

Pedagogia

Na pedagogia inovadora da SP Escola de Teatro, os estudantes dos cursos técnicos passam por quatro módulos que não se acumulam e não se estruturam em uma hierarquia: Verde, Azul, Vermelho, Amarelo. O estudante pode começar sua jornada de dois anos em qualquer um dos módulos, variando de acordo com sua turma e semestre.

Neste semestre, as turmas matutina e vespertina cursam os módulos Verde e Azul, respectivamente.

Na Escola, um módulo é definido como um ciclo de estudos e práticas artísticas realizado ao longo de um semestre, estruturado a partir das etapas do Estúdio e da Formação, que se repetem três vezes em cada período letivo. O Estúdio subdivide-se em Processo – aulas teóricas e ateliers práticos – e Experimento, momento em que as linhas de estudo se organizam em 16 núcleos para a criação de projetos cênicos.

O Módulo constitui uma unidade fechada orientada por quatro parâmetros – Eixo, Operador, Material e Artista-pedagoga(o) –, possibilitando a sintonia entre as diversas funções envolvidas no trabalho coletivo.

Poética

Uma Poética semestral abarca Eixo, Operador, Material e Artista-Pedagoga(o).

A poética é uma ideia inaugural lançada ao processo pedagógico e artístico, funcionando como um disparador a partir do qual se desdobram o Eixo, o Material, o Operador e a(o) Artista-pedagoga(o). Não define percursos nem resultados, mas instala um campo comum de investigação que antecede as escolhas formais e conceituais do Módulo. A Poética orienta o trabalho sem fechar sentidos, permitindo que cada núcleo desenvolva suas próprias pesquisas dentro de uma vibração compartilhada.

Nesse primeiro semestre de 2026, a Poética será Mudanças Climáticas e Futuros Distópicos.

EIXO

Vetor conceitual em torno do qual os conteúdos do Módulo são organizados, orientando as investigações formais e dramatúrgicas desenvolvidas ao longo do semestre. As formas canônicas da estrutura teatral – dramática, épica e performativa – fundamentam os Eixos dos Módulos Verde, Amarelo e Azul, respectivamente. O Módulo Vermelho, por sua vez, é definido pela Autonomia, quando os estudantes determinam as teatralidades de seus próprios núcleos de Experimento.

OPERADOR

Referencial teórico que amplia o olhar sobre o Material, evocando novas percepções e aprofundando a leitura crítica dos conteúdos levados à cena. Se o plano ético pressupõe horizontalidade nas relações de trabalho artístico, a dimensão teórica requer verticalidade, permitindo maior aprofundamento conceitual. O Operador pode ser constituído pela obra de um(a) pensador(a), por uma teoria filosófica, por pesquisas acadêmicas ou por textos científicos diversos.

MATERIAL

Conjunto de conteúdos, temáticas, matérias-primas e aparatos que serve de alicerce para as investigações cênicas do Módulo. O Material constitui a base a partir da qual a pesquisa artística se estrutura, oferecendo densidade concreta ao trabalho criativo. Pode ter origem textual, visual ou sonora, incluindo livros, documentos, imagens, objetos, álbuns musicais e canções populares, entre outras possibilidades.

ARTISTA-PEDAGOGA(O)

Referência estética contemporânea, individual ou coletiva, que orienta os estudos e as práticas desenvolvidas no Módulo. Seu trabalho oferece aos estudantes a possibilidade de perceber modos de criação que podem ser derivados do Material e tensionados pelo Eixo. Nos Módulos Verde, Amarelo e Azul, dialoga com os gêneros dramático, épico e performativo, enquanto no Módulo Vermelho a escolha é definida autonomamente por cada núcleo.

Confira os Eixos, Operadores, Materiais e Artistas-Pedagogas desse semestre:

Eixo: Personagem e Conflito

Operador: Vandana Shiva (Guerras por Água)

Material: Como respirar ou qual o respiro quando mergulhamos no colapso? O que a arte faz com o fôlego do mundo? Como emergir um recomeço?

Artista-pedagoga: Wanuri Kahiu

Eixo: Performatividade

Operador: Vandana Shiva (Guerras por Água)

Material: Como respirar ou qual o respiro quando mergulhamos no colapso? O que a arte faz com o fôlego do mundo? Como emergir um recomeço?

Artista-pedagoga: Uýra Sodoma

Recentes

09/09/2022

Processo Seletivo: SP Escola de Teatro abre seleção para 67 vagas para curso técnico em 2023

05/09/2022

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez recebem amigos e admiradores em lançamento de Os Condenados, novo livro da dupla

02/09/2022

Núcleo curatorial da PQ- 2023 convida professores e estudantes de cenografia para encontro online no dia 14/09

31/08/2022

SP Escola de Teatro e Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal, promovem a Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana, evento internacional online e gratuito

29/08/2022

Confira um panorama geral da 1ª Edição do Seminário "O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo", ação da SP Escola de Teatro em parceria com o Itaú Cultural

26/08/2022

Sede Roosevelt da SP recebe show musical gratuito Cânticos pela Independência, com Maíra Baldaia

24/08/2022

Espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru estreia dia 6/09 na sede Roosevelt da SP e rememora massacre trágico de 1992

22/08/2022

Conheça os convidades, convidadas e convidados das 1ª mesas do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap em parceria com o Itaú Cultural

16/08/2022

Confira o cronograma de entrevistas para seleção da Bolsa-Oportunidade 2/2022

972 de 1061 resultado(s)