Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam em Santa Bárbara D’Oeste nesse sábado (7)

Com o objetivo de circular a produção de espetáculos resultantes dos processos pedagógicos e criativos realizados na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a mostra estudantil da Instituição está percorrendo pelo quarto semestre consecutivo três diferentes cidades do estado de São Paulo.

As visitas às cidades fomentam oportunidades do público paulista de vivenciar performances inéditas e conhecer a consagrada proposta de trabalho e ensino da SP Escola de Teatro.

A missão das viagens da Mostra de Circulação é reforçar o compromisso da SP Escola de Teatro de expandir sua atuação para além da capital paulista, promovendo ações educacionais e artísticas que reverberem no Interior e Litoral do estado, ampliando o poder da arte e do teatro em todo o território do Estado de São Paulo.

A 4ª Mostra de Circulação da SP Escola de Teatro teve início em 31 de janeiro, em Cubatão.

Agora, nesse sábado (7), é a vez de Santa Bárbara D’Oeste.

As apresentações curtas de até trinta minutos acontecem com apoio das secretarias municipais de cultura das cidades e outros parceiros.

Participam das apresentações estudantes dos oito cursos técnicos oferecidos pela SP Escola de Teatro e reconhecidos pelo MEC: Atuação, Cenografia & Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Humor, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

Além de duas apresentações teatrais gratuitas em cada cidade, haverá uma oficina teatral gratuita antes dos espetáculos, ministrada por convidados da Escola.

Impacto

Desde 2024, a Mostra de Circulação impactou o estado de São Paulo com muita arte:

– 8 cidades visitadas: Mongaguá (2x), Pindamonhangaba, Piracicaba, Tatuí, Votorantim, Bertioga, Vinhedo e Santo André

– 18 espetáculos teatrais gratuitos

– 18 oficinas de teatro gratuitas

– 8.245 pessoas impactadas

Programação completa

7 de fevereiro – Santa Bárbara D’Oeste

14h – Workshop de atuação com Luciana Schwinden

16h – Espetáculo “Ministério da Solidão” (Livre)

17h – “Minga(tórios)” (Livre)

Onde: CEU das Artes (Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol II, Santa Bárbara D’oeste-SP)

Sobre as peças

MINISTÉRIO DA SOLIDÃO

A pequena subsede do Ministério da Solidão vivia mais uma sexta-feira totalmente comum até que a notícia da visita do Excelentíssimo Ministro cai como uma bomba e obriga os servidores a tomar uma grande decisão: dar uma festa de boas-vindas para a autoridade. Para isso, é preciso ir ao almoxarifado, mas a ida ao local mais esquecido da repartição pode demorar mais do que eles imaginavam e revelar verdades há muito tempo ignoradas sobre suas vidas.

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Blendon Cassio (Dramaturgismo), Bruno Adnet (Humor), Camila Johann (Humor), Cristiano Roncari (Dramaturgia), Débora Silvério (Direção), João Alves (Direção), Karina Scott (Técnicas de Palco), Lea Arafah Simon Wasem (Sonoplastia), Letícia Neumitz (Técnicas de Palco), ?Letycia Sidonio (Cenografia e Figurino), Manu Nahas (Iluminação), Mariê olops (Sonoplastia), Matheus Leone (Iluminação), Rafaela Maciel (Iluminação), Raphael Mota (Cenografia e Figurino), Taline Bonazzi (Cenografia e Figurino), Thais Lume (Humor), Vini Soares (Humor), Viviane Kimie Okawati (Técnicas de Palco) e wyl de paula marangoni (Humor).

[MINGA]TÓRIOS

A narrativa se desenrola em um pequeno prédio na cidade de São Paulo, onde moram seis personagens-pássaros que não se encontram. Os moradores são informados que devem desocupar o prédio, que será derrubado para criar um grande estacionamento. Pela primeira vez, os moradores se unem, a fim de impedir o despejo. Inspirados pela tradição chilena da minga, o grupo resolve levar o prédio embora para um novo terreno seguro, juntos.

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Ana de Queiroz (Cenografia e Figurino), Barbara Cristina (Humor), Bianca Contin (Iluminação), Clarice Treml (Sonoplastia), Davi Leocadio (Humor), Eduardo Estefano (Direção), Elli Costa (Cenografia e Figurino), Erika Noguchi/Flox (Técnicas de Palco), Franco Cortez (Humor), Gabriel Diniz Couto (Técnicas de Palco), Gabriel Moraes/Poppy Corner (Cenografia e Figurino), Gaê (Iluminação), Guilherme Sansi (Direção), Juliana Abreu (Dramaturgismo), Laura Lamberti (Humor), Lucas Angelo (Humor), Luísa Tarzia (Dramaturgia), Sofia Virgilio (Humor) e Widger (Sonoplastia).

Recentes

26/09/2023

Confira como foi a oficina teatral realizada para mulheres e crianças imigrantes

25/09/2023

Artista Maria Bonomi, conselheira da ADAAP, inaugura obra no Colégio Bandeirantes

21/09/2023

Miguel Arcanjo Prado, coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais, é curador de festivais de Ribeirão Preto e São José dos Campos

20/09/2023

E.L.A. – Escola Livre de Audiovisual abre inscrições para o curso “Sound Designer e Trilha Para Cinema”

20/09/2023

ADAAP e SP Escola de Teatro lançam livro histórico sobre o teatro de grupo no Estado de São Paulo

19/09/2023

Turma de Iluminação da SP Escola de Teatro apresenta resultados da pesquisa em teatro de sombras

19/09/2023

Veja como foi a conversa com Giselda Perê e Evandro Nunes com os estudantes na unidade Roosevelt

19/09/2023

Biblioteca Itinerante promove troca de livros na SP Escola de Teatro

18/09/2023

Novo livro “Trilogia das Pessoas” reúne três dramaturgias da Cia. Os Satyros

729 de 1064 resultado(s)