Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola Superior de Teatro recebe a filósofa e teóloga ecofeminista Ivone Gebara

SP Escola Superior de Teatro – Faculdade das Artes do Palco recebeu no último sábado (11) uma convidada muito especial: Ivone Gebara, filósofa e teóloga ecofeminista, que conversou com os estudantes dos cursos técnicos.

Gebara é uma renomada freira católica brasileira, filósofa e uma das principais teólogas da Teologia da Libertação e da Teologia Feminista na América Latina. Nascida em 1944, em São Paulo, ela se tornou conhecida internacionalmente por seu pensamento crítico, que une questões de gênero, justiça social e ecologia (o chamado ecofeminismo).

O evento contou também com Diana Mendes, coordenadora pedagógica da Escola, Marici Salomão, coordenadora da linha de estudo de Dramaturgia, Tâmara David, coordenadora da linha de estudo de Sonoplastia, e Ivam Cabral, diretor-executivo da Instituição.

Nesse semestre letivo, as pesquisas dos estudantes das oito linhas de estudo da Escola giram em torno da água, mudanças climáticas e futuros distópicos.

A troca foi intensa entre Gebara e os estudantes, que participaram ativamente com falas e questionamentos.

“Ivone Gebara é uma das vozes mais representativas do ecofeminismo na América Latina e no Brasil. No encontro com estudantes da SP Escola de Teatro, a teóloga e filósofa reafirmou seu compromisso de colocar as mulheres, os pobres e o meio ambiente no centro de um pensamento não universalista imposto pelo sistema patriarcal”, comenta Marici Salomão.

Já Ivam Cabral analisou o potente encontro no artigo “Entre o corpo e a água: notas sobre o ecofeminismo”.

Veja como foi o evento, nas imagens de Rodrigo Reis.

Recentes

27/10/2025

Espetáculo “Amortalhado” acontece em 8/11 na SP Escola de Teatro

27/10/2025

Estudantes e formadores falam das experiências e aprendizados do intercâmbio em Jena, na Alemanha

24/10/2025

Espetáculo “Dedo Podre” acontece em 28/10 na SP Escola de Teatro

24/10/2025

Programa Oportunidades promove oficina teatral com estudantes na E.E. Padre Anchieta

22/10/2025

Inscrições abertas para o curso gratuito online “Produção Cultural: O artista como empreendedor de si”

21/10/2025

Veja como foram os três dias da Invasão Vange Leonel na SP Escola de Teatro

20/10/2025

Sergio Zlotnic lança livro na SP Escola de Teatro em 25/10

20/10/2025

Mauricio Salles Vasconcelos lança livro na SP Escola de Teatro em 23/10

17/10/2025

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, recebe importante prêmio promovido pelo jornal Estadão

117 de 1114 resultado(s)