Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Seminário ao vivo com Vandana Shiva debate emergência climática e a democracia da água

Acontece em 16/5, às 11h, o bate-papo gratuito e ao vivo com Vandana Shiva, filósofa e física indiana. A transmissão acontece no YouTube da SP Escola Superior de Teatro – Faculdade das Artes do Palco.

A mediação será de Diana Mendes, coordenadora pedagógica da SP Escola Superior de Teatro.

Neste semestre, a Escola adotou a obra da pensadora indiana Vandana Shiva, em especial o livro Guerras por Água, como operador teórico dos Módulos Azul e Verde.

Referência mundial no ecofeminismo, Shiva guiará as pesquisas artísticas relacionadas à poética “Mudanças climáticas e futuros distópicos”.

Doutora em filosofia da ciência, Shiva articula conhecimento tradicional e crítica política para defender a ética do cuidado com a Terra. Em sua obra Guerras por Água, denuncia que a escassez não é natural, mas fruto de excessos de poder e da mercantilização da vida.

Segundo a autora: “A escassez surge quando sistemas historicamente abundantes são substituídos por modelos industriais orientados ao lucro. […] Quando a água se torna mercadoria, cidadãos se tornam clientes e direitos se transformam em contratos”.

Essa base teórica norteará as criações práticas dos estudantes, que buscam responder como a arte pode oferecer fôlego em tempos de colapso.

Acompanhe a transmissão ao vivo através do nosso canal do Youtube.

Recentes

12/12/2023

Abertas as inscrições para o workshop “Corpo Iêê: A dança da capoeira”

12/12/2023

Abertas as inscrições pra o workshop “Corpo em Movimento”

12/12/2023

Veja como foi a 2ª Edição do Sarau Amor em SP

06/12/2023

SP Escola de Teatro e ADAAP recebem Selo de Direitos Humanos e Diversidade

06/12/2023

ADAAP, gestora da SP Escola de Teatro, celebra conquista de mais cinco anos à frente do projeto

05/12/2023

East15 Acting School, da University of Essex, faz audições na SP Escola de Teatro

05/12/2023

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam os Experimentos Finais do 2º semestre de 2023

04/12/2023

Confira como foi o curso “Do circo a capoeira, um fazer brasileiro”

01/12/2023

Veja como foi o show “Enquanto os homens dormem”, de Clara Castro, no SP Música

711 de 1130 resultado(s)