Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção da SP Escola de Teatro, faz novas e prósperas parcerias com universidades europeias após viagem acadêmica


O coordenador da linha de estudo de direção da SP Escola de Teatro, Rodolfo García Vázquez, representou a instituição em cursos que ministrou na Europa no mês de outubro.

A convite dos programas de artes cênicas de Oslo Academy of Theatre (Noruega), Stockholm University of the Arts (Suécia) e The University of the Arts Helsinki (Finlândia), Vázquez lecionou dentro desses cursos universitários sobre pautas que são pilares de suas pesquisas como diretor e professor.

“Eu vim pra fazer um tour por universidades do norte da Europa. A primeira foi a Suécia no curso de mestrado do departamento de atuação da Universidade de Artes de Estocolmo com o tema Teatro Ciborgue. Foi bem bacana e conheci pessoas com projetos bem interessantes”, comenta o artista em entrevista ao site da SP Escola de Teatro.

Ele afirmou que entrou em contato também com pesquisadores de Inteligência artificial da Universidade Real de Estocolmo, do departamento de computação e robótica, o que foi muito enriquecedor.

“Depois fui pra Oslo, onde dei um curso de Teatro Decolonial para estudantes do mestrado em direção. Surgiram muitas questões interessantes sobre a temática e como discutir sobre isso dentro dos currículos das universidades europeias”, revelou o coordenador.

Depois, na fase final da viagem, ele retornou a Estocolmo, onde apresentou a temática de Teatro Decolonial- tema de seu doutorado- no mestrado do departamento de direção da faculdade.

“Essa experiência foi bastante rica, apresentei o projeto da SP Escola de Teatro e fomos convidados a visitar outros países e universidades, falando do nosso trabalho, da forma como entendemos a pedagogia teatral. Várias pessoas ficaram interessadas em vir para o Brasil estudar na SP, então essa viagem foi muito bacana para expandir ainda mais nossas fronteiras”, finalizou Vázquez, que ao lado de Ivam Cabral, criou a companhia de teatro Os Satyros há 33 anos, localizada na praça Roosevelt.

Recentes

30/01/2023

Prêmio Cláudia Wonder e show musical emocionam o público no encerramento da 11ª edição do SP Transvisão

24/01/2023

SP Escola de Teatro abre seleção para Bolsa-Oportunidade do 1º semestre de 2023 para estudantes da instituição

23/01/2023

SP Escola de Teatro lança nesta segunda-feira (23) o Podcast Transvisão, com Marcia Dailyn e Millena Wanzeller

20/01/2023

Confira como foi o lançamento do livro Athos Abramo – O Crítico Reencontrado, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, com a presença ilustre dos autores

20/01/2023

11ª edição da SP TRANSVISÃO celebra a visibilidade Trans de 23 a 29 de janeiro de 2023 na SP Escola de Teatro

18/01/2023

Gabriel Barone, estudante egresso da SP Escola de Teatro, fala sobre a importância de sua formação ao assumir coordenadoria no Theatro Municipal de São Paulo

17/01/2023

Lançamento do livro Athos Abramo – O Crítico Reencontrado é destaque na imprensa paulistana; confira!

16/01/2023

SP Escola de Teatro e Festival de Curitiba criam oito cursos online sobre artes cênicas disponibilizados na plataforma digital CACO

13/01/2023

Curso de Introdução ao Malabarismo abre o calendário da Extensão Cultural, na sede Brás da SP Escola de Teatro

747 de 890 resultado(s)