Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro recebe visita da Mapulu Kamayurá, primeira pajé e cacica mulher dos Kamayurá


A SP Escola de Teatro recebeu Mapulu Kamayurá, a primeira pajé e cacica mulher dos Kamayurá, situada no Parque Nacional do Xingu. Durante a visita, a indígena gravou no estúdio da Escola os cantos tradicionais de seu povo e agradeceu à SPET por ceder o espaço.

Mapulu é considerada pelos seus ancestrais e sua comunidade como a primeira pajé mulher. Desde jovem, ela foi a responsável por ajudar os enfermos nas aldeias indígenas, quando os remédios não funcionavam ou necessitavam de um atendimento imediato, além de ser a parteira de sua aldeia e ter auxiliado o nascimento de diversas crianças.

Seu papel político e social também é notório, sendo uma das articuladoras indígenas em Brasília e buscando melhorias para as aldeias do Xingu e de outras localidades. “A gente pensa assim, não queremos só algo para nós e sim para toda a comunidade”, aponta Mapulu. 


Sua visita a São Paulo aconteceu depois do encontro de Mapulu com a atriz Helena Cerello, que está produzindo um espetáculo teatral e audiovisual, intitulado TERRAPRETA, que tem previsão de estreia em 2024.


Confira as imagens da visita, nas fotografias de Ana de Castro:


Recentes

13/02/2026

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam gratuitamente em Praia Grande em 21/2

13/02/2026

Artistas suecos Carima Neusser e Per Hüttner se apresentam gratuitamente na SP Escola de Teatro em 20/2

12/02/2026

Fotos: estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam em Santa Bárbara D’Oeste

11/02/2026

Espetáculo “Pietá, um fractal de memórias” estreia na SP Escola de Teatro em 28/2

10/02/2026

Fotos: Curso de circo “Bases Acrobáticas Circenses”

10/02/2026

SP Escola de Teatro vira faculdade de artes cênicas em 2026 e mantém curso 100% gratuito

10/02/2026

Bolsa-Oportunidade do 1º semestre de 2026 para seus estudantes: confira a lista de agendamentos

09/02/2026

Fotos: curso “A ficção como disparador da performatividade”

06/02/2026

Fotos: estudantes iniciam o semestre letivo na SP Escola de Teatro

9 de 1077 resultado(s)